O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85139 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => """ O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n MORAIS, T. S. \r\n \t RODRIGUES, A. C. O. \r\n ALLAIN, L. R. \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n \r\n GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n \r\n LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n \r\n MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n \r\n MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n \r\n PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n \r\n PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n \r\n SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID138418032022134200.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MORAIS" "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85139 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 509 "inscrito_id" => 1384 "titulo" => "O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS" "resumo" => """ O PIBID E AS PARCERIAS COLABORATIVAS NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: UM OLHAR DE LICENCIANDOS EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS\r\n MORAIS, T. S. \r\n \t RODRIGUES, A. C. O. \r\n ALLAIN, L. R. \r\n \r\n RESUMO \r\n \r\n O PRESENTE TRABALHO REFERE-SE A UM RECORTE DE UMA PESQUISA DE MESTRADO EM ANDAMENTO CUJO OBJETIVO PRINCIPAL É IDENTIFICAR OS LIMITES E CONTRIBUIÇÕES DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE DE SUPERVISORES E LICENCIANDOS BOLSISTAS DESSE PROGRAMA ENTRE 2018 E 2020 EM UMA UNIVERSIDADE PÚBLICA DE MINAS GERAIS. CONSIDERANDO QUE O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE TEM SIDO ALVO DE CONSTANTES DISCUSSÕES EM TORNO DA PROFISSÃO DOS PROFESSORES, BUSCAMOS IDENTIFICAR ATRAVÉS DA VISÃO DOS LICENCIANDOS, SE O PIBID TEM, DE FATO, INFLUENCIADO NESTE DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL. PONDERANDO QUE O PIBID É UM PROGRAMA QUE CRIA UM ELO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, BUSCAMOS ANALISAR SE AS PARCERIAS COLABORATIVAS E A INTEGRAÇÃO ENTRE ESSAS INSTITUIÇÕES ACONTECERAM NESSA VIVÊNCIA E EXPERIÊNCIA DOS PIBIDIANOS ENVOLVIDOS. TENTAMOS TAMBÉM IDENTIFICAR SE ATRAVÉS DESSA PARTICIPAÇÃO TEM ACONTECIDO UM FORTALECIMENTO NA PROFISSÃO DOCENTE. ESTA NOS TRAZ DESAFIOS E AS POLÍTICAS PÚBLICAS PODEM FORTALECER O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL OCASIONANDO A MELHORIA DA APRENDIZAGEM. NESSA TEMÁTICA, DIALOGAMOS COM CARLOS MARCELO ( 2009), JARDILINO & SAMPAIO (2019), JARDILINO E DINIZ (2019). E PARA A DISCUSSÃO SOBRE A INTEGRAÇÃO ENTRE A UNIVERSIDADE E A ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS APOIAMOS EM PIMENTA (2005), ALMEIDA E PIMENTA (2014), GATTI ET AL(2011), DENTRE OUTROS, QUE NOS FAZEM REFLETIR SOBRE A IMPORTÂNCIA DESSA PRÁTICA PARA A CONSTRUÇÃO DA PROFISSÃO DOCENTE, EM ESPECIAL SE A CRIAÇÃO DESSAS PARCERIAS TEM CONTRIBUÍDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. AS IDEIAS DE ALARCÃO E ROLDÃO (2014), SARAIVA & PONTE (2003), PEDRAS E SEABRA (2016) NOS REMETEM À UMA REFLEXÃO SOBRE AS PARCERIAS COLABORATIVAS QUE PODEM ACONTECER DE DIVERSAS FORMAS E CONTRIBUINDO PARA A CONSTRUÇÃO DO SABER PROFISSIONAL DOCENTE. APOIAMO-NOS NA TEORIA ATOR-REDE (TAR), DE LATOUR (2012), PARA TRAZER CONCEITOS IMPORTANTES COMO TRANSLAÇÕES DE INTERESSES, QUE FORAM DESVIOS DE INTERESSES RELACIONADOS À DOCÊNCIA VERIFICADOS NAS ANÁLISES. ATRAVÉS DE UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, O MÉTODO DA PESQUISA COMPREENDEU UM ESTUDO DE CASO, SENDO A NATUREZA DAS FONTES UMA PESQUISA DE CAMPO DE CARÁTER EXPLORATÓRIO. A COLETA DE DADOS ACONTECEU EM 2019, E PARA ESTE RECORTE FORAM ANALISADOS DOIS GRUPOS FOCAIS, COM VINTE PIBIDIANOS DO SUBPROJETO EM CIÊNCIAS. O MÉTODO DE ANÁLISE DOS DADOS FOI A ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA (ATD), REALIZADA EM TRÊS MOMENTOS SUBSEQUENTES: A UNITARIZAÇÃO, A CATEGORIZAÇÃO E A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS. NA UNITARIZAÇÃO FOI FEITA UMA LEITURA DOS DADOS COLETADOS PARA CONHECÊ-LOS DE FORMA MAIS AMPLA. A CATEGORIZAÇÃO CORRESPONDEU À ORGANIZAÇÃO DOS DADOS EM UNIDADES. FIZEMOS A ELABORAÇÃO DE METATEXTOS ENVOLVENDO A ELUCIDAÇÃO DAS ANÁLISES DAS CATEGORIAS E SUBCATEGORIAS ENCONTRADAS NA PESQUISA PARA A DESCRIÇÃO DOS DADOS. CONSTRUÍMOS UMA EXPOSIÇÃO DA EXPLICAÇÃO, APRESENTANDO A TEORIA SOBRE OS FENÔMENOS INVESTIGADOS DO DIÁLOGO COM AUTORES REFERENCIADOS E OUTROS. OS RESULTADOS APRESENTADOS RELACIONAM-SE ÀS CATEGORIAS PRÉ-ESTABELECIDAS CORRESPONDENTES AOS MÓDULOS DO GRUPO FOCAL E ÀS CATEGORIAS EMERGENTES E SUBCATEGORIAS EMERGENTES DA TRANSCRIÇÃO. AS CATEGORIAS PRÉ- ESTABELECIDAS CORRESPONDEM À IMAGEM DA CARREIRA, ONDE FOI ANALISADA A EXPECTATIVA PROFISSIONAL RELACIONADA E A NÃO RELACIONADA COM A DOCÊNCIA. NA CATEGORIA CORRESPONDENTE AO INGRESSO E VIVÊNCIA NO PIBID FOI FEITA UMA ANÁLISE DOS ASPECTOS QUE OS MOTIVARAM A INGRESSAR NO PIBID E AS EXPERIÊNCIAS ADQUIRIDAS COM O PROGRAMA. NA CATEGORIA SOBRE A FORMAÇÃO PARA A DOCÊNCIA, VERIFICAMOS OS ASPECTOS RELACIONADOS COM O CURRÍCULO DA LICENCIATURA E NO QUADRO PROFISSIONAL, ENFATIZANDO SABERES DOCENTES DOS PROFESSORES FORMADORES. AO ANALISAR OS IMPACTOS DO PIBID NA EXPECTATIVA PROFISSIONAL VERIFICAMOS QUE HOUVE ESTÍMULOS E DESESTÍMULOS À DOCÊNCIA E QUANTO AOS IMPACTOS DO PIBID NA LICENCIATURA, ESTES FORAM VISUALIZADOS DE FORMA POSITIVA PARA A DOCÊNCIA E PARA A VIDA ESCOLAR ACADÊMICA. COM RELAÇÃO À IMAGEM QUE OS LICENCIANDOS TINHAM SOBRE A CARREIRA DOCENTE AO INICIAREM O CURSO E DURANTE O PIBID, PERCEBEMOS QUE O PROGRAMA ESTIMULOU ALGUNS E DESESTIMULOU OUTROS À DOCÊNCIA, OCASIONANDO TRANSLAÇÕES FAVORÁVEIS E DESFAVORÁVEIS À DOCÊNCIA. EM RELAÇÃO AOS IMPACTOS DO PIBID, VERIFICAMOS TAMBÉM QUE ESTA VIVÊNCIA CRIOU NOS LICENCIANDOS MAIOR SEGURANÇA PARA DESENVOLVEREM SEUS TRABALHOS ACADÊMICOS, O PLANEJAMENTO DE AULAS. ELES TAMBÉM SE SENTIRAM MAIS SEGUROS COMO ESTUDANTES, FORTALECENDO DESSA FORMA, A EXPECTATIVA PROFISSIONAL DOCENTE E A VIDA ESTUDANTIL/ACADÊMICA,IMPACTANDO POSITIVAMENTE NO CURSO DE LICENCIATURA. NO ENTANTO, DEVIDO AOS DESLOCAMENTOS E TRANSLAÇÕES OCORRIDOS DURANTE O CONTATO E VIVÊNCIA COM O PIBID, TAMBÉM SURGIRAM DESMOTIVAÇÕES RELACIONADAS À DOCÊNCIA. AS PARCERIAS PODEM SER GRANDES ALIADAS NO PROCESSO DO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE E TRABALHO EDUCACIONAL, DE FORMA INTEGRADA E COLABORATIVA. NESSE SENTIDO, COM FOCO NA INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE E ESCOLA DA EDUCAÇÃO BÁSICA PROCURAMOS ANALISAR SE ATRAVÉS DO PIBID OCORREU PARCERIA COLABORATIVA ENTRE OS SUJEITOS ENVOLVIDOS. ATRAVÉS DAS FALAS DOS PIBIDIANOS PERCEBEMOS CERTA INSATISFAÇÃO COM RELAÇÃO À FORMA COMO OCORREU A CONDUÇÃO DAS ORIENTAÇÕES NAS ATIVIDADES, POR PARTE DE UMA DAS PROFESSORAS SUPERVISORAS. ESTE FATO NOS LEVOU A CONCLUIR QUE AS PARCERIAS COLABORATIVAS DEIXARAM A DESEJAR, CORROBORANDO A NECESSIDADE DA COMPREENSÃO SOBRE OS PAPÉIS DOS DIFERENTES SUJEITOS NOS PROCESSOS FORMATIVOS E NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES. APESAR DOS LIMITES E FRAGILIDADES ENCONTRADOS NA INTEGRAÇÃO ENTRE AS INSTITUIÇÕES ENVOLVIDAS E NO AMBIENTE ESCOLAR, O PIBID TEM FORTALECIDO A FORMAÇÃO DOCENTE, DESPERTANDO NOS LICENCIANDOS UMA VISÃO MAIS APROFUNDADA DE REALIDADES QUE NECESSITAM DE MUDANÇAS PARA A EFETIVA MELHORIA DA QUALIDADE EDUCACIONAL.\r\n \r\n PALAVRAS-CHAVE: PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA.\r\n \r\n \r\n \r\n \r\n REFERÊNCIAS\r\n \r\n ALARCÃO, I; ROLDÃO, M, C. UM PASSO IMPORTANTE NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS PROFESSORES: O ANO DE INDUÇÃO. FORMAÇÃO DOCENTE, V. 6, N. 10, P. 109-124, 2014.\r\n ALMEIDA M. I; PIMENTA,S. G. PEDAGOGIA UNIVERSITÁRIA – VALORIZANDO O ENSINO E A DOCÊNCIA NA UNIVERSIDADE. REVISTA PORTUGUESA DE EDUCAÇÃO, 2014, 27(2), PP. 7-31.\r\n \r\n GATTI, B, A; BARRETTO, E, S, S; ANDRÉ, M, AFONSO, E. D.. POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. IN: POLÍTICAS DOCENTES NO BRASIL: UM ESTADO DA ARTE. 2011. P. 295-295.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; DINIZ, M. UNIVERSIDADE E ESCOLA BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE PESQUISA COLABORATIVA NA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES/AS, ACTA SCI. EDUC., V. 41, E 41958, 2019.\r\n \r\n JARDILINO, J. R. L.; SAMPAIO, A. M. M. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: REFLEXÕES SOBRE POLÍTICA PÚBLICA DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, EDUCAÇÃO & FORMAÇÃO, FORTALEZA, V. 4, N. 10, P. 180-194, JAN./ABR. 2019.\r\n \r\n LATOUR, BRUNO. REAGREGANDO O SOCIAL: UMA INTRODUÇÃO À TEORIA DO ATOR-REDE. TRAD. GILSON CÉSAR CARDOSO DE SOUSA. SALVADOR/BAURU: EDUFBA/EDUSC, 2012, 399P.\r\n \r\n MARCELO, C, G. DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE: PASSADO E FUTURO. REVISTA DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO, 8, 7-22, 2009.\r\n \r\n MORAES, R; GALIAZZI, M. C. ANÁLISE TEXTUAL DISCURSIVA: PROCESSO RECONSTRUTIVO DE MÚLTIPLAS FACES. CIÊNCIA & EDUCAÇÃO, V. 12, N. 1, P. 117-128, 2006.\r\n \r\n PEDRAS, S; SEABRA,F. SUPERVISÃO E COLABORAÇÃO: CONTRIBUTOS PARA UMA RELAÇÃO. TRANSMUTARE, CURITIBA, V. 1, N. 2, P. 293-312, JUL./DEZ. 2016.\r\n \r\n PIMENTA, S, G. PESQUISA-AÇÃO CRÍTICO-COLABORATIVA: CONSTRUINDO SEU SIGNIFICADO A PARTIR DEXPERIÊNCIAS COM A FORMAÇÃO DOCENTE. EDUCAÇÃO E PESQUISA, V. 31, N. 3, P. 521-539, 2005.\r\n \r\n SARAIVA, M, J ; PONTE, J, P. O TRABALHO COLABORATIVO E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA, QUADRANTE, VOL. 12,N. 2, 2003. """ "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "PIBID, DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE, PARCERIA COLABORATIVA, INTEGRAÇÃO UNIVERSIDADE ESCOLA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID138418032022134200.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TELMA DO SOCORRO MORAIS" "autor_nome_curto" => "MORAIS" "autor_email" => "telma.morais@ufvjm.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DOS VALES DO JEQUITINHONHA E MUCURI" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }