PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85103 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 34 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR OS NOVOS CONTORNOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NO CENÁRIO A PARTIR DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, ONDE DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE TIVERAM QUE SE ADAPTAR, ENTRE ELAS: A EDUCAÇÃO. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, DE CADA ÁREA DO CONHECIMENTO, DESENVOLVE NO ALUNO A CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS PENSAMENTOS DE MANEIRA LÓGICA E AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE O CERCA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BUSCA OPORTUNIZAR ESSE APRENDIZADO, BEM COMO, PROMOVER A AJUDA AO BOLSISTA A EXERCER A CIDADANIA E DESENVOLVER A REFLEXÃO CRÍTICA QUE, SÃO FATORES NECESSÁRIOS À METODOLOGIA DINÂMICA NAS ESCOLAS PRÁTICA E CONTEXTUALIZADA O QUE CONTRIBUI PARA UM CARÁTER CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O FUTURO PROFISSIONAL. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS BOLSISTAS NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SUBPROJETOS: EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS INGLÊS E PEDAGOGIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES PAUTAR-SE-Á A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA BÁSICA É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, PROPORCIONAR AO INDIVÍDUO CONDIÇÕES DE CONHECER, VIVENCIAR, INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. FICA EVIDENCIADO QUE AO UTILIZAR-SE DE LEITURAS DIFERENCIADAS DE MUNDO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUI-SE PARA TORNAR ESSE ESPAÇO DE VIVÊNCIAS PRAZEROSAS. ESSE CONTATO DA UNIVERSIDADE COM O COTIDIANO ESCOLAR BUSCA DIAGNOSTICAR OS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, NAS RELAÇÕES INTER PESSOAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE DE FATO ALMEJA-SE ENQUANTO EDUCADORES – FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. A AVALIAÇÃO QUE SE FAZ DO CONJUNTO DE AÇÕES REALIZADAS É BASTANTE POSITIVA POR PERMITIR A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NA REALIDADE ESCOLAR E PELA RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COLETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. TEM-SE OBSERVADO NAS ESCOLAS QUE AINDA É COMUM A PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO E NA REPETIÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS. ESSA PRÁTICA DOCENTE EXIGE DO ALUNO UMA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO SE FOSSE VERDADES ABSOLUTAS E COM O TEMPO FOI-SE OBSERVANDO QUE ESSA PRÁTICA ATENDE APENAS A UMA CAMADA DA SOCIEDADE PRIVILEGIADA E SENDO ASSIM, NÃO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE QUE A INICIAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA ESCOLA TORNA-SE RELEVANTE COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA NOS SABERES DA DOCÊNCIA, OS QUAIS, EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS DO COTIDIANO, SUSTENTAM E POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO E PESQUISADOR, AO ARTICULAR CONTEXTOS MAIS AMPLOS, POR EXEMPLO, O ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PARCEIRAS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TERÃO QUE REVISITAR SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES E AS METODOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL, QUANTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. E ASSIM, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURGE COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE, FAVORECE A PARCERIA COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, AO INSERIR OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO UM PAPEL MAIS ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. FORAM ANALISADOS DECRETOS, PORTARIAS E RESOLUÇÕES PARA COMPREENDER O PANORAMA, SENDO ASSIM, O ENSINO PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES, COMO A ESTRUTURA HÍBRIDA, RODÍZIOS EM SALA DE AULA, ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E AULAS ON-LINE. SABENDO DISSO, OS AGENTES SOCIAIS QUE SOFREM COM ESSAS MUDANÇAS INCORPORAM ALÉM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS REGULARES, COMO TAMBÉM OS DISCENTES QUE ESTÃO CURSANDO A GRADUAÇÃO, UMA VEZ QUE SE TÊM OBRIGATORIAMENTE O ESTÁGIO, AO LADO DISSO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. EM RESUMO, O QUE SE PRETENDE É IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E ANALISAR AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, BEM COMO, ANALISAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. NESSE SENTIDO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUI NÃO SÓ PARA O GRADUANDO COMO TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA OS GRADUANDOS TEM-SE A OPORTUNIDADE DE ELABORAR E APLICAR DIFERENTES PROJETOS PEDAGÓGICOS, O QUE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO DE FORMA A ARTICULAR TEORIA COM A PRÁTICA, FAVORECENDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES DOS FAZERES DOCENTES, CONTEMPLANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. JÁ PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, ESTES, TERÃO CONTATO COMO NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA. ENQUANTO PARA OS ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO TAMBÉM FAVORECE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OBSERVA-SE QUE SÃO INÚMEROS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ACADÊMICOS E PROFESSORES PARA QUE SE CONSIGA DESENVOLVER UM TRABALHO QUE PROPORCIONE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO. LONGE DAS SALAS, O MOMENTO DE REINVENÇÃO MOSTROU-SE CURIOSO A PESQUISA, DE MANEIRA QUE SE BUSCOU INVESTIGAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO PANDÊMICO, A REALIDADE DOS PROFESSORES ATUANTES E RECEPÇÃO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LICENCIATURA, SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID3415122021150533.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALYTHA CARDOZO ANGELO" "autor_nome_curto" => "TALYTHA CARDOZO" "autor_email" => "talythacardozo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85103 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 17 "inscrito_id" => 34 "titulo" => "PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA E A RESSIGNIFICAÇÃO DOS SABERES NA FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPO DE PANDEMIA" "resumo" => "O PRESENTE TRABALHO OBJETIVA DISCUTIR OS NOVOS CONTORNOS DA FORMAÇÃO DOCENTE EM DECORRÊNCIA DAS MODIFICAÇÕES NO CENÁRIO A PARTIR DAS MEDIDAS DE DISTANCIAMENTO SOCIAL, DEVIDO À PANDEMIA DO COVID-19, ONDE DIVERSAS ÁREAS DA SOCIEDADE TIVERAM QUE SE ADAPTAR, ENTRE ELAS: A EDUCAÇÃO. A ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA, DE CADA ÁREA DO CONHECIMENTO, DESENVOLVE NO ALUNO A CAPACIDADE DE ORGANIZAR OS PENSAMENTOS DE MANEIRA LÓGICA E AUXILIA NA CONSTRUÇÃO DE UMA CONSCIÊNCIA MAIS CRÍTICA EM RELAÇÃO AO MUNDO QUE O CERCA. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA BUSCA OPORTUNIZAR ESSE APRENDIZADO, BEM COMO, PROMOVER A AJUDA AO BOLSISTA A EXERCER A CIDADANIA E DESENVOLVER A REFLEXÃO CRÍTICA QUE, SÃO FATORES NECESSÁRIOS À METODOLOGIA DINÂMICA NAS ESCOLAS PRÁTICA E CONTEXTUALIZADA O QUE CONTRIBUI PARA UM CARÁTER CONSTRUTOR DE CONHECIMENTO E DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS PARA O FUTURO PROFISSIONAL. O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA DESENVOLVIDO PELOS ALUNOS BOLSISTAS NAS DIFERENTES ÁREAS DOS SUBPROJETOS: EDUCAÇÃO FÍSICA, HISTÓRIA, LETRAS INGLÊS E PEDAGOGIA DOS CURSOS DE LICENCIATURAS DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES PAUTAR-SE-Á A PARTIR DO PRESSUPOSTO QUE UM DOS OBJETIVOS DA ESCOLA BÁSICA É A FORMAÇÃO PARA A CIDADANIA. NESSE SENTIDO, PROPORCIONAR AO INDIVÍDUO CONDIÇÕES DE CONHECER, VIVENCIAR, INTERPRETAR E RESSIGNIFICAR OS CONHECIMENTOS ADQUIRIDOS. FICA EVIDENCIADO QUE AO UTILIZAR-SE DE LEITURAS DIFERENCIADAS DE MUNDO DE FORMA CRIATIVA E REFLEXIVA NO AMBIENTE ESCOLAR, CONTRIBUI-SE PARA TORNAR ESSE ESPAÇO DE VIVÊNCIAS PRAZEROSAS. ESSE CONTATO DA UNIVERSIDADE COM O COTIDIANO ESCOLAR BUSCA DIAGNOSTICAR OS POSSÍVEIS EQUÍVOCOS NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM QUANTO AO DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM CIENTÍFICA, NAS RELAÇÕES INTER PESSOAIS E PRINCIPALMENTE NO QUE DE FATO ALMEJA-SE ENQUANTO EDUCADORES – FORMAR CIDADÃOS COMPROMETIDOS COM OS ANSEIOS DA SOCIEDADE. A AVALIAÇÃO QUE SE FAZ DO CONJUNTO DE AÇÕES REALIZADAS É BASTANTE POSITIVA POR PERMITIR A INSERÇÃO DOS BOLSISTAS NA REALIDADE ESCOLAR E PELA RELEVÂNCIA DOS TRABALHOS PRODUZIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO E CRESCIMENTO COLETIVO DA COMUNIDADE ESCOLAR. TEM-SE OBSERVADO NAS ESCOLAS QUE AINDA É COMUM A PRÁTICA EDUCATIVA CENTRADA NA TRANSMISSÃO DE CONTEÚDOS COM ÊNFASE NA MEMORIZAÇÃO E NA REPETIÇÃO DE FATOS HISTÓRICOS. ESSA PRÁTICA DOCENTE EXIGE DO ALUNO UMA APRENDIZAGEM DE CONTEÚDOS COMO SE FOSSE VERDADES ABSOLUTAS E COM O TEMPO FOI-SE OBSERVANDO QUE ESSA PRÁTICA ATENDE APENAS A UMA CAMADA DA SOCIEDADE PRIVILEGIADA E SENDO ASSIM, NÃO CONTRIBUI PARA A FORMAÇÃO DO HOMEM EM SUA PLENITUDE. ACREDITA-SE QUE A INICIAÇÃO DOS LICENCIANDOS NA ESCOLA TORNA-SE RELEVANTE COMO FUNDAMENTO DA PRÁTICA NOS SABERES DA DOCÊNCIA, OS QUAIS, EM DIÁLOGO COM OS DESAFIOS DO COTIDIANO, SUSTENTAM E POSSIBILITAM O DESENVOLVIMENTO DA IDENTIDADE DE UM PROFISSIONAL REFLEXIVO E PESQUISADOR, AO ARTICULAR CONTEXTOS MAIS AMPLOS, POR EXEMPLO, O ENSINO COMO PRÁTICA SOCIAL. DESSA FORMA, AS ESCOLAS PARCEIRAS AO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA TERÃO QUE REVISITAR SUAS ESTRUTURAS CURRICULARES E AS METODOLOGIAS APLICADAS ATUALMENTE, TANTO PARA A FORMAÇÃO INICIAL, QUANTO PARA A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORS, PRINCIPALMENTE NO CONTEXTO ATUAL DE PANDEMIA. E ASSIM, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA SURGE COMO IMPORTANTE INSTRUMENTO PARA UMA MELHOR FORMAÇÃO DE PROFESSORES, UMA VEZ QUE, FAVORECE A PARCERIA COM ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO, AO INSERIR OS ESTUDANTES DE GRADUAÇÃO DOS CURSOS LICENCIATURA NO ÂMBITO ESCOLAR, PROPORCIONANDO UM PAPEL MAIS ATIVO NO PROCESSO DE ENSINO- APRENDIZAGEM. FORAM ANALISADOS DECRETOS, PORTARIAS E RESOLUÇÕES PARA COMPREENDER O PANORAMA, SENDO ASSIM, O ENSINO PASSOU POR TRANSFORMAÇÕES, COMO A ESTRUTURA HÍBRIDA, RODÍZIOS EM SALA DE AULA, ATIVIDADES ASSÍNCRONAS E AULAS ON-LINE. SABENDO DISSO, OS AGENTES SOCIAIS QUE SOFREM COM ESSAS MUDANÇAS INCORPORAM ALÉM DOS ALUNOS DAS ESCOLAS REGULARES, COMO TAMBÉM OS DISCENTES QUE ESTÃO CURSANDO A GRADUAÇÃO, UMA VEZ QUE SE TÊM OBRIGATORIAMENTE O ESTÁGIO, AO LADO DISSO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA. EM RESUMO, O QUE SE PRETENDE É IDENTIFICAR, CARACTERIZAR E ANALISAR AS DIFERENTES ESTRATÉGIAS METODOLÓGICAS UTILIZADAS PELOS DOCENTES DAS ESCOLAS DA REDE MUNICIPAL E ESTADUAL DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE CACHOEIRO DE ITAPEMIRIM, BEM COMO, ANALISAR O DESEMPENHO DOS DISCENTES DOS CURSOS DE LICENCIATURA DO CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO - ES NA ELABORAÇÃO E APLICAÇÃO ATIVIDADES PEDAGÓGICAS VOLTADA PARA A MELHORIA DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM EM TEMPO DE PANDEMIA. NESSE SENTIDO, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA CONTRIBUI NÃO SÓ PARA O GRADUANDO COMO TAMBÉM PARA OS PROFESSORES E ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA. PARA OS GRADUANDOS TEM-SE A OPORTUNIDADE DE ELABORAR E APLICAR DIFERENTES PROJETOS PEDAGÓGICOS, O QUE POSSIBILITA O DESENVOLVIMENTO DE UM TRABALHO DIDÁTICO- PEDAGÓGICO DE FORMA A ARTICULAR TEORIA COM A PRÁTICA, FAVORECENDO NO PROCESSO DE FORMAÇÃO, BEM COMO, O DESENVOLVIMENTO DE ESTUDOS E DISCUSSÕES DOS FAZERES DOCENTES, CONTEMPLANDO A TRÍADE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO. JÁ PARA OS PROFESSORES DAS ESCOLAS PARCEIRAS, ESTES, TERÃO CONTATO COMO NOVAS METODOLOGIAS DE TRABALHO EM SALA DE AULA. ENQUANTO PARA OS ALUNOS, A UTILIZAÇÃO DE NOVAS ESTRATÉGIAS DE ENSINO TAMBÉM FAVORECE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM. OBSERVA-SE QUE SÃO INÚMEROS OS DESAFIOS ENFRENTADOS PELOS ACADÊMICOS E PROFESSORES PARA QUE SE CONSIGA DESENVOLVER UM TRABALHO QUE PROPORCIONE MUDANÇAS SIGNIFICATIVAS NA EDUCAÇÃO. LONGE DAS SALAS, O MOMENTO DE REINVENÇÃO MOSTROU-SE CURIOSO A PESQUISA, DE MANEIRA QUE SE BUSCOU INVESTIGAR A FORMAÇÃO DOCENTE NO CENÁRIO PANDÊMICO, A REALIDADE DOS PROFESSORES ATUANTES E RECEPÇÃO DOS ALUNOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, LICENCIATURA, SABERES, FORMAÇÃO DOCENTE, PANDEMIA" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID3415122021150533.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "TALYTHA CARDOZO ANGELO" "autor_nome_curto" => "TALYTHA CARDOZO" "autor_email" => "talythacardozo@gmail.com" "autor_ies" => "CENTRO UNIVERSITÁRIO SÃO CAMILO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }