PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85155 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 834 "inscrito_id" => 2157 "titulo" => "PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS" "resumo" => "MEDIANTE A ATIPICIDADE ABRUPTA A QUAL A POPULAÇÃO GLOBAL FOI SUBMETIDA NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM RAZÃO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, SURGIRAM NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS. DEVIDO À NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO EM TODO O BRASIL. NESSE SENTIDO, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA LACUNA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS – RESPALDADOS PELA MEDIDA PROVISÓRIA N° 934, DE 1 DE ABRIL DE 2020, E ORIENTADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ADOTARAM NORMAS EXCEPCIONAIS NO USO DE ATIVIDADES REMOTAS, COMO FORMA DE ASSEGURAR A SAÚDE PÚBLICA E CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DO ANO LETIVO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, EM OBSERVÂNCIA À DIDÁTICA DIRECIONADA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM SEUS ALCANCES E LIMITES, O ESCOPO DESSE TRABALHO É ESMIUÇAR AS AÇÕES DO EDUCADOR, COM ENFOQUE EM APREENDER AS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS, A PARTIR DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, COMPORTAMENTOS, INTERAÇÕES, LINGUAGEM ADOTADA, OS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS USADOS E A DINÂMICA DAS AULAS REMOTAS, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES DE INTERLOCUÇÃO QUE REVELEM O COTIDIANO DE UMA AULA NO FORMATO REMOTO, DESTARTE A ABORDAGEM PSICOLÓGICA UTILIZADA PELOS DOCENTES E OS IMPACTOS DISTO, A PARTIR DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE NATUREZA QUALITATIVA, DADO QUE O ARCABOUÇO DESSE ESTUDO SE CONSTITUI COM BASE NAS OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPATIVAS DE AULAS SÍNCRONAS POR VIA DO GOOGLE MEET, EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM ALUNOS ENTRE 8 E 9 ANOS E EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM ALUNOS ENTRE 16 E 19 ANOS, AMBAS DE ESCOLAS DISTINTAS DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE E NAS DISCUSSÕES DE FREIRE (1987), BOCK (2003), COLL (2001), ROGERS (1972), CARPIGIANI (2002), LUCKESI (1999), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE CORROBORAM LEVANTAMENTOS PERTINENTES PARA A TEMÁTICA EM TELA E QUE AJUDAM A PERCEBER SOBRE OS MODOS DE ENSINAR E APRENDER, COMPREENDER OS MÉTODOS EMPREGADOS NAS AULAS REMOTAS PELOS PROFESSORES, MEDIANTE OLHAR CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE IMPOSTA. A PREMISSA A QUAL SE CHEGA EXPÕE AS VARIADAS FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AS TROCAS DE SABERES DE MANEIRA SATISFATÓRIA, APESAR DOS INÚMEROS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER NO CIBERESPAÇO, DENTRE ELES A EXCLUSÃO DIGITAL QUE ATINGE DIRETAMENTE O PLANEJAMENTO ESCOLAR. IDENTIFICAMOS, COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, A PRESENÇA DA ABORDAGEM HUMANISTA E DA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA NAS AULAS REMOTAS OBSERVADAS, EM DECORRÊNCIA DE UM ENSINO ATENTO AS VIVÊNCIAS DE CADA ALUNO, DA FLUIDEZ/DINAMICIDADE DA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS, DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E DOCENTES E DOS MOMENTOS EM QUE O EDUCADOR EXPÔS OS EDUCANDOS AO PROCESSO DE DESEQUILIBRAÇÃO COMO FORMA DE ENCORAJAMENTO AO PENSAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO EXPOSTO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA OU ASSÍNCRONA. A COMBINAÇÃO DESSAS ABORDAGENS UTILIZADAS APROXIMA TEORIA E PRÁTICA, POR SE ADEQUAR ÀS REALIDADES VIVIDAS E REVELAR O ALUNO ENQUANTO SER PENSANTE, FAVORECENDO UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICAZ E INCLUSIVA, NA QUAL O EDUCADOR PODE AVALIAR A SUA DIDÁTICA E PROCURAR EVOLUIR COMO PROFISSIONAL E SER HUMANO, NESSA BUSCA CONSTANTE EM ESTABELECER BOAS RELAÇÕES COM SEUS ALUNOS, RESPEITANDO O ESPAÇO VIVIDO, SUAS PARTICULARIDADES E INDIVIDUALIDADES. É FULCRAL CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE OUTRA PESSOA COM RESPONSABILIDADE, DISCERNIMENTO, CAUTELA E CONSCIÊNCIA EMPÁTICA, DE FORMA FLUÍDA, COM DINAMICIDADE, CONSIDERANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS E INOVADORAS EM UMA MESMA AULA, CONFORME OS RESULTADOS ENCONTRADOS, O EMPENHO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. DE TAL MODO, INDEPENDE DO ESPAÇO EDUCACIONAL VIVIDO DEVE-SE EXISTIR O RECONHECIMENTO E A EXPLORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ENQUANTO CONDUTORES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR. ADEMAIS, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE A PANDEMIA CAUSOU INÚMEROS IMPACTOS NEGATIVOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, INCLUSIVE INTENSIFICOU A FALTA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER, ASSOCIADA À MUDANÇA DE ROTINA NOS ESTUDOS. ENTRETANTO, PODE-SE PERCEBER QUE O EDUCADOR SE REINVENTOU AO ANALISAR SUA DIDÁTICA, PROCURANDO, MAJORITARIAMENTE, ABARCAR OS ASSUNTOS EM AULA VIRTUAL DE FORMA EMPÁTICA E INCLUSIVA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS (LOUSA DIGITAL, SLIDES INTERATIVOS, FORMULÁRIOS ON-LINE, VÍDEOS, DENTRE OUTROS), AMENIZANDO O PREJUÍZO ADVINDO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, ASSIM COMO, A RUPTURA DO ENSINO PRESENCIAL EM RAZÃO DA PANDEMIA QUE DEMARCOU, SOBREMANEIRA, A NECESSIDADE DA SOCIALIZAÇÃO, DO DIÁLOGO, DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO COMPROMISSADA COM A AFETIVIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID215705022022141355.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE YONARA DO NASCIMENTO BARBOZA" "autor_nome_curto" => "LIZ" "autor_email" => "lizianeyonara@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85155 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 834 "inscrito_id" => 2157 "titulo" => "PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS" "resumo" => "MEDIANTE A ATIPICIDADE ABRUPTA A QUAL A POPULAÇÃO GLOBAL FOI SUBMETIDA NOS ANOS DE 2020 E 2021, EM RAZÃO DA PANDEMIA CAUSADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, SURGIRAM NOVOS DESAFIOS EDUCACIONAIS. DEVIDO À NECESSIDADE DO ISOLAMENTO SOCIAL, AS AULAS PRESENCIAIS FORAM SUSPENSAS POR TEMPO INDETERMINADO EM TODO O BRASIL. NESSE SENTIDO, COMO FORMA DE DAR CONTINUIDADE AO PROCESSO DE ENSINO E PARA QUE NÃO HOUVESSE UMA LACUNA NO APRENDIZADO DOS ALUNOS – RESPALDADOS PELA MEDIDA PROVISÓRIA N° 934, DE 1 DE ABRIL DE 2020, E ORIENTADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO – OS ESTABELECIMENTOS DE ENSINO DE EDUCAÇÃO BÁSICA E AS INSTITUIÇÕES DE EDUCAÇÃO SUPERIOR ADOTARAM NORMAS EXCEPCIONAIS NO USO DE ATIVIDADES REMOTAS, COMO FORMA DE ASSEGURAR A SAÚDE PÚBLICA E CUMPRIR A CARGA HORÁRIA DO ANO LETIVO. PARTINDO DESSE PRESSUPOSTO, EM OBSERVÂNCIA À DIDÁTICA DIRECIONADA NO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL (ERE) COM SEUS ALCANCES E LIMITES, O ESCOPO DESSE TRABALHO É ESMIUÇAR AS AÇÕES DO EDUCADOR, COM ENFOQUE EM APREENDER AS PERSPECTIVAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM TEMPOS PANDÊMICOS, A PARTIR DOS MÉTODOS DE ENSINO EMPREGADOS, COMPORTAMENTOS, INTERAÇÕES, LINGUAGEM ADOTADA, OS PADRÕES DE COMUNICAÇÃO, RECURSOS DIDÁTICOS USADOS E A DINÂMICA DAS AULAS REMOTAS, DENTRE OUTRAS SITUAÇÕES DE INTERLOCUÇÃO QUE REVELEM O COTIDIANO DE UMA AULA NO FORMATO REMOTO, DESTARTE A ABORDAGEM PSICOLÓGICA UTILIZADA PELOS DOCENTES E OS IMPACTOS DISTO, A PARTIR DA SUSPENÇÃO DAS AULAS PRESENCIAIS, NO DESENVOLVIMENTO HUMANO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA EXPLORATÓRIA DE NATUREZA QUALITATIVA, DADO QUE O ARCABOUÇO DESSE ESTUDO SE CONSTITUI COM BASE NAS OBSERVAÇÕES NÃO PARTICIPATIVAS DE AULAS SÍNCRONAS POR VIA DO GOOGLE MEET, EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL I, COM ALUNOS ENTRE 8 E 9 ANOS E EM UMA TURMA DO TERCEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO, COM ALUNOS ENTRE 16 E 19 ANOS, AMBAS DE ESCOLAS DISTINTAS DE MOSSORÓ, RIO GRANDE DO NORTE E NAS DISCUSSÕES DE FREIRE (1987), BOCK (2003), COLL (2001), ROGERS (1972), CARPIGIANI (2002), LUCKESI (1999), DENTRE OUTROS ESTUDIOSOS QUE CORROBORAM LEVANTAMENTOS PERTINENTES PARA A TEMÁTICA EM TELA E QUE AJUDAM A PERCEBER SOBRE OS MODOS DE ENSINAR E APRENDER, COMPREENDER OS MÉTODOS EMPREGADOS NAS AULAS REMOTAS PELOS PROFESSORES, MEDIANTE OLHAR CRÍTICO REFLEXIVO SOBRE A REALIDADE IMPOSTA. A PREMISSA A QUAL SE CHEGA EXPÕE AS VARIADAS FORMAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM, CONTEMPLANDO AS TROCAS DE SABERES DE MANEIRA SATISFATÓRIA, APESAR DOS INÚMEROS DESAFIOS DE ENSINAR E APRENDER NO CIBERESPAÇO, DENTRE ELES A EXCLUSÃO DIGITAL QUE ATINGE DIRETAMENTE O PLANEJAMENTO ESCOLAR. IDENTIFICAMOS, COM BASE NA ANÁLISE DOS DADOS, A PRESENÇA DA ABORDAGEM HUMANISTA E DA CONCEPÇÃO CONSTRUTIVISTA NAS AULAS REMOTAS OBSERVADAS, EM DECORRÊNCIA DE UM ENSINO ATENTO AS VIVÊNCIAS DE CADA ALUNO, DA FLUIDEZ/DINAMICIDADE DA EXPOSIÇÃO DOS CONTEÚDOS MINISTRADOS, DA INTERAÇÃO ENTRE DISCENTES E DOCENTES E DOS MOMENTOS EM QUE O EDUCADOR EXPÔS OS EDUCANDOS AO PROCESSO DE DESEQUILIBRAÇÃO COMO FORMA DE ENCORAJAMENTO AO PENSAMENTO CRÍTICO E ANALÍTICO ACERCA DO CONTEÚDO EXPOSTO NAS PLATAFORMAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO SÍNCRONA OU ASSÍNCRONA. A COMBINAÇÃO DESSAS ABORDAGENS UTILIZADAS APROXIMA TEORIA E PRÁTICA, POR SE ADEQUAR ÀS REALIDADES VIVIDAS E REVELAR O ALUNO ENQUANTO SER PENSANTE, FAVORECENDO UMA EDUCAÇÃO MAIS EFICAZ E INCLUSIVA, NA QUAL O EDUCADOR PODE AVALIAR A SUA DIDÁTICA E PROCURAR EVOLUIR COMO PROFISSIONAL E SER HUMANO, NESSA BUSCA CONSTANTE EM ESTABELECER BOAS RELAÇÕES COM SEUS ALUNOS, RESPEITANDO O ESPAÇO VIVIDO, SUAS PARTICULARIDADES E INDIVIDUALIDADES. É FULCRAL CONDUZIR O PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE OUTRA PESSOA COM RESPONSABILIDADE, DISCERNIMENTO, CAUTELA E CONSCIÊNCIA EMPÁTICA, DE FORMA FLUÍDA, COM DINAMICIDADE, CONSIDERANDO PRÁTICAS PEDAGÓGICAS CRIATIVAS E INOVADORAS EM UMA MESMA AULA, CONFORME OS RESULTADOS ENCONTRADOS, O EMPENHO E A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS NAS ATIVIDADES PROPOSTAS. DE TAL MODO, INDEPENDE DO ESPAÇO EDUCACIONAL VIVIDO DEVE-SE EXISTIR O RECONHECIMENTO E A EXPLORAÇÃO DOS CONHECIMENTOS PRÉVIOS DOS ALUNOS, ENQUANTO CONDUTORES DO PLANEJAMENTO ESCOLAR. ADEMAIS, NÃO HÁ DÚVIDAS DE QUE A PANDEMIA CAUSOU INÚMEROS IMPACTOS NEGATIVOS PARA A EDUCAÇÃO BRASILEIRA, INCLUSIVE INTENSIFICOU A FALTA DE MOTIVAÇÃO PARA APRENDER, ASSOCIADA À MUDANÇA DE ROTINA NOS ESTUDOS. ENTRETANTO, PODE-SE PERCEBER QUE O EDUCADOR SE REINVENTOU AO ANALISAR SUA DIDÁTICA, PROCURANDO, MAJORITARIAMENTE, ABARCAR OS ASSUNTOS EM AULA VIRTUAL DE FORMA EMPÁTICA E INCLUSIVA POR MEIO DE RECURSOS TECNOLÓGICOS DISPONÍVEIS (LOUSA DIGITAL, SLIDES INTERATIVOS, FORMULÁRIOS ON-LINE, VÍDEOS, DENTRE OUTROS), AMENIZANDO O PREJUÍZO ADVINDO DO DISTANCIAMENTO SOCIAL, ASSIM COMO, A RUPTURA DO ENSINO PRESENCIAL EM RAZÃO DA PANDEMIA QUE DEMARCOU, SOBREMANEIRA, A NECESSIDADE DA SOCIALIZAÇÃO, DO DIÁLOGO, DO RESPEITO ÀS DIFERENÇAS E DA CONSTRUÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO COMPROMISSADA COM A AFETIVIDADE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "PANDEMIA, ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, APRENDIZAGEM, , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID215705022022141355.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "LIZIANE YONARA DO NASCIMENTO BARBOZA" "autor_nome_curto" => "LIZ" "autor_email" => "lizianeyonara@alu.uern.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }