A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85116 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "SÉRIE TELEVISIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "62aa05013ca8a_15062022131249.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => "2022-06-15 13:12:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE TEREZINHA GROSSKLAUS" "autor_nome_curto" => "SIMO" "autor_email" => "simmogrossklaus@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85116 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 231 "inscrito_id" => 413 "titulo" => "A ABRANGÊNCIA E EFICÁCIA DAS SÉRIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E/OU BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA" "resumo" => "CADA VEZ MAIS AUMENTA A BUSCA POR ESTRAT?GIAS DID?TICO-PEDAG?GICAS QUE ULTRAPASSEM OU MINIMIZEM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. NESSE TOCANTE, AL?M DE ESTRAT?GIA ALTERNATIVA PARA A MEDIA??O DID?TICO-PEDAG?GICA, AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMA??O E COMUNICA??O (TDIC) DEVEM SER VISTAS E RESSIGNIFICADAS COMO RECURSOS DID?TICOS. OS PROFESSORES AO UTILIZAREM QUAISQUER RECURSOS AUDIOVISUAIS, NECESSITAM DE CONHECIMENTOS B?SICOS OU ESSENCIAIS PARA A MANIPULA??O E MELHOR APLICA??O DESTES. DESSE MODO, DEVE-SE TER UM OLHAR ATENTO PARA A ALFABETIZA??O CIENT?FICA E TECNOL?GICA (ACT) (AULER; DELIZOICOV, 2001), TANTO DOS PROFESSORES QUANTO DOS ESTUDANTES, QUE DEMANDAM POR OLHARES MAIS CR?TICOS E ATENTOS, PRINCIPALMENTE EM DECORR?NCIA DAS NOVAS RELA??ES QUE OCORREM INTEIRAMENTE MEDIADAS POR ESSAS TECNOLOGIAS (MARTINS; SANTOS, 2021). NOS ?LTIMOS ANOS HOUVE UM CRESCIMENTO CONSIDER?VEL NO INTERESSE ACAD?MICO EM TORNO DAS S?RIES TELEVISIVAS, GRA?AS A PARTICIPA??O ESPECTATORIAL DO P?BLICO E CR?TICA TEXTUAL (SILVA, 2014). APONTA-SE QUE A LIGA??O ESTABELECIDA ENTRE O CINEMA E A CI?NCIA N?O ? RECENTE (BARCA, 2005), ASSIM COMO A REPRESENTA??O P?BLICA DA CI?NCIA PROVENIENTE DOS AMBIENTES VIRTUAIS QUE ORIENTA NA FORMA??O DO IMAGIN?RIO DO TELESPECTADOR, DELIMITANDO A CONCEITUA??O DO QUE ? CI?NCIA (SILVA; SANTOS; CUNHA, 2017). NESSE SENTIDO, ESTA PESQUISA TEVE COMO OBJETIVO IDENTIFICAR DE QUE FORMA AS S?RIES TELEVISIVAS T?M SIDO UTILIZADAS COMO SUBS?DIO PARA O ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. CARACTERIZA-SE COMO UMA REVIS?O SISTEM?TICA DE LITERATURA, ONDE FORAM ADOTADOS OS PASSOS PARA SUA SISTEMATIZA??O DE ACORDO COM SAMPAIO E MANCINI (2007). OS TERMOS UTILIZADOS PARA A PESQUISA FORAM: S?RIE TELEVISIVA, S?RIE DE TV, S?RIE DE STREAMING, NARRATIVA SERIADA, ENSINO DE CI?NCIAS E ENSINO DE BIOLOGIA. A PESQUISA ABRANGEU A BUSCA NAS SEGUINTES BASES DE DADOS: BIBLIOTECA DIGITAL BRASILEIRA DE TESES E DISSERTA??ES, CAT?LOGO DE TESES E DISSERTA??ES DA CAPES E GOOGLE ACAD?MICO. PARA A SELE??O DOS TRABALHOS APLICARAM-SE CRIT?RIOS DE INCLUS?O, A SABER: A) TRABALHOS NOS FORMATOS DE ARTIGO, DISSERTA??O OU TESE COM TEXTO INTEGRAL DISPON?VEL EM FORMATO ELETR?NICO E GRATUITO; B) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES TELEVISIVAS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA; C) TRABALHOS PUBLICADOS NO PER?ODO ENTRE 2015 A SETEMBRO DE 2021. ADEMAIS, APLICARAM-SE OS CRIT?RIOS DE EXCLUS?O A SEGUIR: A) TRABALHOS DE REVIS?O DA LITERATURA; B) TRABALHOS QUE SE APRESENTARAM DUPLICADOS; C) TRABALHOS QUE ABORDAM ESPECIFICAMENTE SOBRE O USO DE S?RIES DE DESENHOS ANIMADOS NO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. COMO RESULTADOS, APENAS QUATRO TRABALHOS COMPUSERAM O CORPUS, E ENCONTRAM-SE PUBLICADOS ENTRE OS ANOS DE 2016 E 2020, SENDO TODAS DISSERTA??ES DE MESTRADO. FARY (2017) EM SEU TRABALHO VOLTA O OLHAR PARA COMO OCORREM AS RELA??ES E PRODU??ES EM TORNO DA QU?MICA, QUE EMERGEM EM UM EPIS?DIO DA S?RIE, ANALISA VEEMENTEMENTE A PRODU??O MIDI?TICA SEM, NO ENTANTO, APLICAR O RECURSO EM SALA DE AULA. FRANCO (2020), FAZ A AN?LISE DA S?RIE ENQUANTO ELEMENTO DE ENSINO, POR?M. SEM FAZER A APLICA??O DO RECURSO NO AMBIENTE ESCOLAR. TODAVIA, TRAZ DIVERSAS SUGEST?ES DA EXPLORA??O DE UM AMPLO ESPECTRO DE MOMENTOS QUE PODEM SER RELACIONADOS ?S COMPET?NCIAS E HABILIDADES ESPEC?FICAS CAPAZES DE APONTAR ESTRAT?GIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM PASS?VEIS DE SEREM EXERCITADAS EM SALA DE AULA. ENQUANTO QUE FREITAS (2016), UTILIZA-SE DE UMA S?RIE M?DICA, COMO INSTRUMENTO DE POTENCIALIZA??O DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM SOBRE O TRANSPLANTE CARD?ACO PARA GERAR REFLEX?ES EM UMA TURMA DE LICENCIANDOS DE CI?NCIAS BIOL?GICAS. POR FIM, SILVA (2019) COM O PROP?SITO DE INVESTIGAR AS CONTRIBUI??ES DA FIC??O CIENT?FICA PARA A EDUCA??O CTS (CI?NCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE) EM UMA TURMA DE LICENCIATURA E ANALISAR AS RELA??ES CTS PRESENTES EM S?RIES TELEVISIVAS DE FIC??O CIENT?FICA, AL?M DE DISCUTIR AS POTENCIALIDADES DO USO DESSE G?NERO LITER?RIO COMO RECURSO DID?TICO NO ENSINO DE CI?NCIAS, DEIXA A ESCOLHA DOS ESTUDANTES QUAIS S?RIES DE TV IRIAM COMPOR SUAS SEQU?NCIAS DID?TICAS. OS DOIS ?LTIMOS TRABALHOS TANTO ANALISARAM QUANTO APLICARAM TAL RECURSO NO AMBIENTE DE ENSINO, TESTANDO SUA VIABILIDADE PEDAG?GICA, SUSCITARAM REFLEX?ES EM TORNO DA EDUCA??O CTS NO CONTEXTO DA FORMA??O INICIAL DE PROFESSORES, O QUE PERMITIU DISCUTIR O CONTE?DO DA FIC??O CIENT?FICA COM UM OLHAR CR?TICO, POSSIBILITANDO MODIFICAR POSICIONAMENTOS MENOS CR?TICOS OU INGENUOS SOBRE A RACIONALIDADE CIENT?FICA, O DESENVOLVIMENTO TECNOL?GICO E A PARTICIPA??O SOCIAL. PORTANTO, COMPREENDEM-SE AS POTENCIALIDADES DAS S?RIES TELEVISIVAS PARA A CONSTRU??O DE INTERVEN??ES PEDAG?GICAS NO ?MBITO DO ENSINO DE CI?NCIAS E/OU BIOLOGIA. RESSALTA-SE QUE A MEDIA??O DOCENTE ? ESSENCIAL NO SENTIDO DE INTERVIR POSITIVAMENTE NA INTERPRETA??O DESSES RECURSOS. DIANTE DA ESCASSEZ DE TRABALHOS ENCONTRADOS, SUGERE-SE QUE SEJAM AMPLIADAS AS INVESTIGA??ES E DISCUSS?ES, NO INTUITO DE FOMENTAR O POTENCIAL DESSA ABORDAGEM NOS DIFERENTES ESPA?OS FORMATIVOS." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "SÉRIE TELEVISIVA, ENSINO DE CIÊNCIAS, ENSINO DE BIOLOGIA, ," "idioma" => "Português" "arquivo" => "62aa05013ca8a_15062022131249.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => "2022-06-15 13:12:49" "ativo" => 1 "autor_nome" => "SIMONE TEREZINHA GROSSKLAUS" "autor_nome_curto" => "SIMO" "autor_email" => "simmogrossklaus@gmail.com" "autor_ies" => "UTFPR" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }