TRABALHANDO LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85157 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 2670 "titulo" => "TRABALHANDO LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UM ESTUDO QUE ANALISOU O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. O CORDEL É UM GÊNERO LITERÁRIO POPULAR EM FORMATO DE FOLHETOS QUE SÃO EXPOSTOS E RECITADOS EM PRAÇAS OU NAS FEIRAS LIVRES, E SERVEM COMO MEIO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO ÀS CLASSES POPULARES. SEGUNDO MARQUES E SILVA (2020), OS FOLHETOS DE CORDEL QUE SÃO ORIGINADOS DO PERÍODO COLONIAL, MESCLAM O HUMOR E A IRONIA COM A ABORDAGEM CRÍTICA APRESENTANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS, TEMÁTICAS RELIGIOSAS, LENDAS, E FATOS DO COTIDIANO, SOBRETUDO DO POVO NORDESTINO, QUE SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA E ALGUNS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS. ESSE GÊNERO LITERÁRIO SE DIFUNDIU FORTEMENTE NO NORDESTE DO BRASIL, E FOI CONSTITUINDO PELA INFLUÊNCIA POÉTICA DOS INDÍGENAS, PELAS HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DOS NEGROS, PELOS VAQUEIROS E TROPEIROS. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSA LITERATURA SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PARA EDUCANDOS E EDUCADORES TRABALHAREM COM A POESIA POPULAR NAS ESCOLAS, ALÉM DE ABORDAREM DETERMINADOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, QUE DE ACORDO MARQUES E SILVA (2020), SÃO NARRADOS NA PERSPECTIVA DAS MINORIAS, DAS CLASSES SUBALTERNAS E POUCO ESCOLARIZADAS. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITA FORMAR EDUCANDOS CAPAZES DE COMPREENDER QUE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUEM UM IMPORTANTE VETOR NO CAMPO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), O TRABALHO COM O CORDEL PODE CONTRIBUIR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SANTANA, 2014). O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO DISCUTE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO COM JOVENS E ADULTOS COMO RECURSO PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. SEGUNDO SILVA (2020) COMO PROPOSTO POR FONSECA (2012), ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, COMO A AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A UM SUJEITO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA INCOMPLETA OU JAMAIS INICIADA E QUE RETORNA AO CONTEXTO ESCOLAR NA IDADE ADULTA OU NA JUVENTUDE. NESTE TRABALHO, CONSIDERANDO QUE “A EDUCAÇÃO AUTÊNTICA, REPITAMOS, NÃO SE FAZ DE A PARA B OU DE A SOBRE B, MAS DE A COM B, MEDIATIZADOS PELO MUNDO” (FREIRE, 2000, P. 97, GRIFO DO AUTOR), APRESENTA SE ENTÃO, NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA (GUSMÃO, FONT; 2020), FOI CRIADO UM AMBIENTE DIALÓGICO QUE POSSIBILITOU QUE OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DISCUTISSEM A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE APARECERAM NOS VERSOS DE UM CORDEL INTITULADO O “ABC DO PÉ DA CERCA”. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS DESSE ESTUDO FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO DA EJA, COMPOSTA POR 11 EDUCANDOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 40 ANOS, DO COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FLORES, SITUADO NA CIDADE DE MAETINGA SITUADA ACERCA DE 608 QUILOMETRO DA CAPITAL SALVADOR – BAHIA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. PARA ISSO, A REALIZAÇÃO DA OFICINA TEVE 4 HORAS DE CARGA HORÁRIA TOTAL, SENDO DISTRIBUÍDA EM DOIS MOMENTOS SÍNCRONOS DE 2 HORAS CADA EM DIAS ALTERNADOS. OS REGISTROS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA NOS ENCONTO SÍNCRONOS, DAS GRAVAÇÕES DESSES MOMENTOS, ALÉM DAS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. O TRABALHO ANALISOU COMO UMA TAREFA PODE PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE MATEMÁTICA DE DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITOU CONSTRUIR UMA PONTE PARA OS EDUCANDOS DISCUTIREM CONCEITOS FORMAIS E INFORMAIS NO ÂMBITO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, TRAZENDO O CONHECIMENTO DESTE QUE FORAM ADQUIRIDOS EM SUAS VIDAS COTIDIANAS, ALÉM DE PERMITIR QUE O EDUCADOR PENSAR EM SUA PRÁTICA, APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHAR A MATEMÁTICA COM MATERIAL ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO TAMBÉM O CONTATO COM DIVERSAS EXPRESSÕES REGIONAIS, SOBRETUDO DA CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE ABORDAR A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ACREDITA-SE QUE ESSE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA NORTEAR FUTURAS AÇÕES CONCRETAS, PARTIR DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E, COMO AFIRMAM AUTORES COMO FLECHA (2014), APLICAR O QUE PESQUISAS RIGOROSAS TÊM MOSTRADO FUNCIONAR E FAZER SUCESSO. NO CONTEXTO DA EJA, ESSE ESTUDO PERMITE REFLETIR SOBRE O TRABALHO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS, TENDO QUE PENSAR SOBRE O ENSINAR E APRENDER, ANALISANDO MÚLTIPLOS ASPECTOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO PODERÁ CONTRIBUIR TEORICAMENTE COM A ÁREA CIENTIFICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PESQUISAS, AS QUAIS RELACIONAM EJA E ENSINO DE MATEMÁTICA AINDA SÃO INCIPIENTES, COMO JÁ APONTAVA BORBA (2004) E OS ESTUDOS RECENTES DE SOARES (2011), FREITAS (2013), RIBEIRO (2014) E SILVA (2020). SEGUNDO BRAGA E FERNANDES (2015), EXISTE UM SILÊNCIO SOBRE ESTUDOS RELACIONADOS A DETERMINADAS TEMÁTICAS DA EJA DE FORMA GERAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LEITURA E ESCRITA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID267022022022131125.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONSON NEY DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JONSON" "autor_email" => "jonson.dias@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85157 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 840 "inscrito_id" => 2670 "titulo" => "TRABALHANDO LITERATURA DE CORDEL NA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS" "resumo" => "O PRESENTE ARTIGO VISA APRESENTAR UM ESTUDO QUE ANALISOU O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. O CORDEL É UM GÊNERO LITERÁRIO POPULAR EM FORMATO DE FOLHETOS QUE SÃO EXPOSTOS E RECITADOS EM PRAÇAS OU NAS FEIRAS LIVRES, E SERVEM COMO MEIO DE TRANSMITIR INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO ÀS CLASSES POPULARES. SEGUNDO MARQUES E SILVA (2020), OS FOLHETOS DE CORDEL QUE SÃO ORIGINADOS DO PERÍODO COLONIAL, MESCLAM O HUMOR E A IRONIA COM A ABORDAGEM CRÍTICA APRESENTANDO EPISÓDIOS HISTÓRICOS, TEMÁTICAS RELIGIOSAS, LENDAS, E FATOS DO COTIDIANO, SOBRETUDO DO POVO NORDESTINO, QUE SÃO ESCRITOS EM FORMA DE RIMA E ALGUNS SÃO ILUSTRADOS COM XILOGRAVURAS. ESSE GÊNERO LITERÁRIO SE DIFUNDIU FORTEMENTE NO NORDESTE DO BRASIL, E FOI CONSTITUINDO PELA INFLUÊNCIA POÉTICA DOS INDÍGENAS, PELAS HISTÓRIAS E TRADIÇÕES DOS NEGROS, PELOS VAQUEIROS E TROPEIROS. NO CONTEXTO ESCOLAR, ESSA LITERATURA SE APRESENTA COMO UMA PROPOSTA PARA EDUCANDOS E EDUCADORES TRABALHAREM COM A POESIA POPULAR NAS ESCOLAS, ALÉM DE ABORDAREM DETERMINADOS ACONTECIMENTOS HISTÓRICOS, POLÍTICOS E SOCIAIS, QUE DE ACORDO MARQUES E SILVA (2020), SÃO NARRADOS NA PERSPECTIVA DAS MINORIAS, DAS CLASSES SUBALTERNAS E POUCO ESCOLARIZADAS. DE ACORDO COM A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (2018), O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITA FORMAR EDUCANDOS CAPAZES DE COMPREENDER QUE AS MANIFESTAÇÕES POPULARES CONSTITUEM UM IMPORTANTE VETOR NO CAMPO DE ATUAÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIO. NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA), O TRABALHO COM O CORDEL PODE CONTRIBUIR COMO INSTRUMENTO DE LEITURA E LETRAMENTO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA (SANTANA, 2014). O PRESENTE ARTIGO, TEM COMO OBJETIVO DISCUTE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL NO CONTEXTO DAS AULAS DE MATEMÁTICA DA EDUCAÇÃO COM JOVENS E ADULTOS COMO RECURSO PARA TRABALHAR CONCEITOS MATEMÁTICOS EM DIFERENTES CONTEXTOS SOCIAIS. SEGUNDO SILVA (2020) COMO PROPOSTO POR FONSECA (2012), ENTENDE-SE POR EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE JOVENS E ADULTOS, COMO A AÇÃO EDUCATIVA DIRIGIDA A UM SUJEITO DE ESCOLARIZAÇÃO BÁSICA INCOMPLETA OU JAMAIS INICIADA E QUE RETORNA AO CONTEXTO ESCOLAR NA IDADE ADULTA OU NA JUVENTUDE. NESTE TRABALHO, CONSIDERANDO QUE “A EDUCAÇÃO AUTÊNTICA, REPITAMOS, NÃO SE FAZ DE A PARA B OU DE A SOBRE B, MAS DE A COM B, MEDIATIZADOS PELO MUNDO” (FREIRE, 2000, P. 97, GRIFO DO AUTOR), APRESENTA SE ENTÃO, NESSE TRABALHO A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS. POR MEIO DE UMA TAREFA MATEMÁTICA (GUSMÃO, FONT; 2020), FOI CRIADO UM AMBIENTE DIALÓGICO QUE POSSIBILITOU QUE OS EDUCANDOS JOVENS E ADULTOS DISCUTISSEM A RESPEITO DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS QUE APARECERAM NOS VERSOS DE UM CORDEL INTITULADO O “ABC DO PÉ DA CERCA”. UTILIZANDO UMA ABORDAGEM QUALITATIVA, OS DADOS DESSE ESTUDO FORAM PRODUZIDOS A PARTIR DO DESENVOLVIMENTO DE UMA OFICINA EM UMA TURMA DE MATEMÁTICA, NO ENSINO MÉDIO DA EJA, COMPOSTA POR 11 EDUCANDOS, COM FAIXA ETÁRIA DE 18 A 40 ANOS, DO COLÉGIO ESTADUAL EDVALDO FLORES, SITUADO NA CIDADE DE MAETINGA SITUADA ACERCA DE 608 QUILOMETRO DA CAPITAL SALVADOR – BAHIA. DEVIDO A PANDEMIA DO COVID-19, A OFICINA FOI DESENVOLVIDA NO CONTEXTO DO ENSINO REMOTO EMERGENCIAL, UTILIZANDO A PLATAFORMA DO GOOGLE MEET. PARA ISSO, A REALIZAÇÃO DA OFICINA TEVE 4 HORAS DE CARGA HORÁRIA TOTAL, SENDO DISTRIBUÍDA EM DOIS MOMENTOS SÍNCRONOS DE 2 HORAS CADA EM DIAS ALTERNADOS. OS REGISTROS FORAM PRODUZIDOS POR MEIO DE OBSERVAÇÕES REALIZADAS NO DESENVOLVIMENTO DA OFICINA NOS ENCONTO SÍNCRONOS, DAS GRAVAÇÕES DESSES MOMENTOS, ALÉM DAS ANOTAÇÕES EM DIÁRIO DE CAMPO. O TRABALHO ANALISOU COMO UMA TAREFA PODE PROPORCIONAR A DISCUSSÃO SOBRE MATEMÁTICA DE DIVERSOS CONTEXTOS SOCIAIS. OS RESULTADOS SUGEREM QUE O TRABALHO COM A LITERATURA DE CORDEL POSSIBILITOU CONSTRUIR UMA PONTE PARA OS EDUCANDOS DISCUTIREM CONCEITOS FORMAIS E INFORMAIS NO ÂMBITO DE GRANDEZAS E MEDIDAS, TRAZENDO O CONHECIMENTO DESTE QUE FORAM ADQUIRIDOS EM SUAS VIDAS COTIDIANAS, ALÉM DE PERMITIR QUE O EDUCADOR PENSAR EM SUA PRÁTICA, APRESENTANDO UMA PROPOSTA DE TRABALHAR A MATEMÁTICA COM MATERIAL ACESSÍVEL, POSSIBILITANDO TAMBÉM O CONTATO COM DIVERSAS EXPRESSÕES REGIONAIS, SOBRETUDO DA CULTURA NORDESTINA, ALÉM DE ABORDAR A LEITURA E ESCRITA NAS AULAS DE MATEMÁTICA. ACREDITA-SE QUE ESSE TRABALHO PODE CONTRIBUIR PARA NORTEAR FUTURAS AÇÕES CONCRETAS, PARTIR DE EVIDÊNCIAS CIENTÍFICAS E, COMO AFIRMAM AUTORES COMO FLECHA (2014), APLICAR O QUE PESQUISAS RIGOROSAS TÊM MOSTRADO FUNCIONAR E FAZER SUCESSO. NO CONTEXTO DA EJA, ESSE ESTUDO PERMITE REFLETIR SOBRE O TRABALHO NO ENSINO DE MATEMÁTICA COM JOVENS E ADULTOS, TENDO QUE PENSAR SOBRE O ENSINAR E APRENDER, ANALISANDO MÚLTIPLOS ASPECTOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES A RESPEITO DA PRÁTICA PEDAGÓGICAS DOS EDUCADORES QUE LECIONAM MATEMÁTICA NESSA MODALIDADE DE ENSINO. DESSA FORMA, ESSE ARTIGO PODERÁ CONTRIBUIR TEORICAMENTE COM A ÁREA CIENTIFICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO QUE AS PESQUISAS, AS QUAIS RELACIONAM EJA E ENSINO DE MATEMÁTICA AINDA SÃO INCIPIENTES, COMO JÁ APONTAVA BORBA (2004) E OS ESTUDOS RECENTES DE SOARES (2011), FREITAS (2013), RIBEIRO (2014) E SILVA (2020). SEGUNDO BRAGA E FERNANDES (2015), EXISTE UM SILÊNCIO SOBRE ESTUDOS RELACIONADOS A DETERMINADAS TEMÁTICAS DA EJA DE FORMA GERAL." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "LITERATURA DE CORDEL, EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS, LEITURA E ESCRITA., " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID267022022022131125.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "JONSON NEY DIAS DA SILVA" "autor_nome_curto" => "JONSON" "autor_email" => "jonson.dias@uesb.edu.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DO SUDOESTE DA BAHIA" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }