EM TEMPOS DE PANDEMIA, (RE)MEDIAMOS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85153 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 2367 "titulo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA, (RE)MEDIAMOS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA" "resumo" => "EM 2020, A COVID-19, DOENÇA ORIGINADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, CONHECIDO COMO CORONAVÍRUS, DISSEMINOU-SE EM PROPORÇÕES PANDÊMICAS EM TODOS OS TERRITÓRIOS. MEDIDAS CONTINGENCIAIS, PROFILÁTICAS E RESTRITIVAS FORAM ADOTADAS PELOS MAIS DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE, OCASIONANDO IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA E INDIVIDUAL, NA ECONOMIA, NA CULTURA E NAS SUBJETIVIDADES. AS MEDIDAS HIGIÊNICAS PARA BARRAR A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS MODIFICARAM ALGUMAS RELAÇÕES SOCIAIS, ENTRE ELAS, AS DINÂMICAS DE TRABALHO E DE ESTUDOS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, AS ESCOLAS NECESSITARAM ADOTAR MEDIDAS PALIATIVAS PARA O CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS E DAS DEMANDAS PEDAGÓGICAS; HOUVE UM GRANDE ESFORÇO PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAS NAS INSTITUIÇÕES DURANTE OS PERÍODOS CRÍTICOS DE CONTAMINAÇÃO PELA DOENÇA. NO PARANÁ, A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED/PR) INSTITUIU O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E DE UMA SÉRIE DE FERRAMENTAS ONLINE AUXILIADORAS DA APRENDIZAGEM, A SABER: O AULA PARANÁ, SOLUÇÃO ADOTADA PELO GOVERNO, COMPOSTA POR 5 FERRAMENTAS (CANAIS DIGITAIS E GRATUITOS DE TV ABERTA, CANAL NO YOUTUBE, SALAS DO GOOGLE CLASSROOM, APLICATIVO PARA CELULAR AULA PARANÁ, E TRILHAS DA APRENDIZAGEM COM ATIVIDADES E MATERIAIS IMPRESSOS VISANDO O AUXÍLIO DE PROFESSORES NO PLANEJAMENTO E DE ALUNOS SEM ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ACOMPANHAS AS AULAS). O AMBIENTE VIRTUAL PASSOU A SER O ESPAÇO DE APRENDIZAGEM POSSÍVEL PARA O PROCESSO FORMATIVO, INCLUSIVE, PARA FUTUROS PROFESSORES, ESTUDANTES VINCULADOS AOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA, AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES. NO ENSINO SUPERIOR, O ENSINO EMERGENCIAL REMOTO (ERE) PASSOU A SER O ESPAÇO POSSÍVEL PARA A CONTINUIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, BEM COMO PARA A CONSECUÇÃO DOS PROJETOS E CONTATOS (DIRETOS E INDIRETOS) COM AS ESCOLAS PARCEIRAS NA FORMAÇÃO DOCENTE (GATTI, 2020). ESSE CONTEXTO NÃO OBLITEROU DIFICULDADES E DESAFIOS COMO A URGÊNCIA EM DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS E CONDUÇÕES PEDAGÓGICAS, ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO E OUTRAS RELAÇÕES COM O TRABALHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MODO REMOTO E AQUISIÇÃO, ÀS PRESSAS, DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO SE FIZERAM PRESENTES. MEDIANTE O EXPOSTO OBJETIVAMOS APRESENTAR E DISCUTIR AS ATIVIDADES PLANEJADAS E REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE EM PARCERIA COM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. CONSIDERANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A DISCUSSÃO CONTEXTUALIZADA DOS CONTEÚDOS NO PERÍODO PANDÊMICO ALINHA-SE À IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E DO ENTENDIMENTO DOS FENÔMENOS NATURAIS, À INTERVENÇÃO CRÍTICA PARA SUPERAR OS NEGACIONISMOS E AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS OU ALTERNATIVAS QUE INCORREM EM DISTORÇÕES SOBRE A DOENÇA E À COMPREENSÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, DAS RELAÇÕES HUMANAS E INTERESPECÍFICAS NO MECANISMO DA DOENÇA. ALÉM DISSO, AS DISCUSSÕES EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTRIBUEM PARA O RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO PROFILÁTICO, VACINAL, POLÍTICO E ECONÔMICO, PARA A COMPREENSÃO DAS BIOTECNOLOGIAS E DA PRODUÇÃO DE FÁRMACOS. SEGUNDO SOARES ET AL (2021), OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NA FASE CRÍTICA DA COVID-19, FORAM ESSENCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR; FICOU EVIDENTE QUE OS DOCENTES SÃO INDISPENSÁVEIS NA INSTRUÇÃO DOS ALUNOS E NA SOCIALIZAÇÃO DESSES PARA A VIDA CIDADÃ. EMBORA DISTÂNCIA, QUALIDADE NOS ACESSOS TECNOLÓGICOS, EVASÃO ESCOLAR, LIMITAÇÕES QUANTO AO USO DAS PLATAFORMAS VIRTUAIS TENHAM AFETADO SUBSTANCIALMENTE AS INTERAÇÕES ESCOLARES E, NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, MODIFICADO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS, ESSES FUTUROS PROFESSORES SE DEPARARAM COM CONDIÇÕES INÉDITAS, NECESSIDADES DE SE ADAPTAREM ÀS NOVAS INTERAÇÕES, NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ERE E SOBRE AS DINÂMICAS ONLINE, OUTRAS MANEIRAS DE RECONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO BIOLÓGICO, NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO, DA AULA E DA DIALOGICIDADE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS. ATENTOS A TAIS QUESTÕES E FUGINDO DE UMA PERSPECTIVA DE TREINAMENTO DOCENTE FOCADA APENAS NA APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA PERMITIU A INSERÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS LICENCIANDOS NAS PLATAFORMAS VIRTUAIS COORDENADAS POR ESCOLAS-CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DIRECIONANDO O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO PARA A VIVÊNCIA/CRÍTICA DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO REMOTO, PARA CONTEXTUALIZAÇÕES DA CIÊNCIA E DA BIOLOGIA EM DISCUSSÕES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES PANDÊMICAS E QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E PARA MEDIAÇÕES COM NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATRAVESSADOS PELAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS E CONTINGENCIAIS OCASIONADAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA, OS DOIS PRIMEIROS MÓDULOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ORGANIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO, DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS, DEBATES SOBRE A HISTÓRIA DAS PANDEMIAS, DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DIÁLOGOS COM PROFESSORES PRECEPTORES E ACOMPANHAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO DAS INTERAÇÕES NO AULA PARANÁ. DESTACAMOS, NESTE TRABALHO, O ESTUDO DE CASO SOBRE A PLATAFORMA AULA PARANÁ E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE HISTÓRIA DAS PANDEMIAS, VACINAS E OS PERIGOS DAS FAKENEWS E DO NEGACIONAISMO CIENTÍFICO (1º. MÓDULO). NUM PRIMEIRO MOMENTO, FOI APRESENTADO O PLANEJAMENTO DO MÓDULO AOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS COM DISCUSSÕES E DEBATES SOBRE O ERE EM TERMOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS, LEVANTANDO, PRINCIPALMENTE, CRÍTICAS A ESSE MODELO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DA DIALOGICIDADE NAS AULAS VIRTUAIS. EM SEGUIDA, OS PROFESSORES PRECEPTORES APRESENTARAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DE CADA ESCOLA COMO ATIVIDADE DE AMBIENTAÇÃO ONLINE. APÓS A AMBIENTAÇÃO, OS RESIDENTES ACESSARAM A PLATAFORMA AULA PARANÁ, ACOMPANHANDO AS ATIVIDADES SEMANAIS E A PROGRAMAÇÃO PRÉVIA ENVIADA PELA SEED/PR ÀS ESCOLAS – AULAS GRAVADAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM CONTEÚDOS ESPECÍFICOS PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; SÍNTESE DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS EM AULAS, QUESTÕES DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SUGESTÕES DE VÍDEOS E TEXTOS, OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO PRESENTES NO MATERIAL IMPRESSO “TRILHAS DA APRENDIZAGEM”, JUNTAMENTE COM O ACOMPANHAMENTO DAS MEDIAÇÕES REALIZADAS PELOS PRECEPTORES NO GOOGLE CLASSROOM. NOS “ESTUDOS DE CASO” FORAM DESTACADAS QUESTÕES COMO: AMBIENTE VIRTUAL, IDENTIDADE VISUAL DOCENTE, USO DE EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTUALIZAÇÕES DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, RELAÇÕES COM AULAS E CONTEÚDOS ANTERIORES, RELAÇÕES COMO CONTEXTO PANDÊMICO, DIALOGICIDADE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO, PROBLEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, USO DE RECURSOS, INDICAÇÕES DE COMPLEMENTAÇÃO EXTRACURRICULAR, PRESENÇA/EVASÃO DE ALUNOS NAS AULAS, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DO ERE, ENTRE OUTROS. DISSO, RESULTARAM TRABALHOS CRÍTICOS APONTANDO O DESDOBRAMENTO DOS PROFESSORES E A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO NA PANDEMIA. APÓS O ESTUDO, OS RESIDENTES DESENVOLVERAM A SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA SOBRE PANDEMIAS, ADEQUANDO A DISCUSSÃO À CADA SÉRIE E TURMA, COM ÊNFASE NOS USOS SOCIAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NA IMPORTÂNCIA DAS VACINAS AO LONGO DA HISTÓRIA, PONTUANDO ATRAVESSAMENTO DE GÊNERO E CLASSE (DESCOBERTAS DAS VACINAS, USO DE COBAIAS HUMANAS, RELAÇÃO VACINA E DESFAVORECIMENTO SOCIAL NOS PROGRAMAS DE SAÚDE PÚBLICA), ALÉM DA FISIOLOGIA VIRAL E DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESEQUILIBRADAS QUE PROMOVEM IMPACTOS AMBIENTAIS E A DISSEMINAÇÃO DE AGENTES BIOLÓGICOS. FORAM PROBLEMATIZADAS QUESTÕES COMO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E TRATAMENTOS INEFICAZES DIVULGADOS POR NOTÍCIAS FALACIOSAS E FALSAS. ESSE É UM EXEMPLO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIOLOGIA EM TEMAS SIGNIFICATIVOS PARA OS ALUNOS E DE GRANDE IMPORTÂNCIA SOCIAL, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PENSAR A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS RESIDENTES E NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DIRETAMENTE RELACIONADA ÀS CONDIÇÕES ESCOLARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PANDEMIA, ENSINO EMERGENCIAL REMOTO, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID236718032022124344.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA APARECIDA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "facarvalho@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85153 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 762 "inscrito_id" => 2367 "titulo" => "EM TEMPOS DE PANDEMIA, (RE)MEDIAMOS COM O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: A ARTICULAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA" "resumo" => "EM 2020, A COVID-19, DOENÇA ORIGINADA PELO VÍRUS SARS-COV-2, CONHECIDO COMO CORONAVÍRUS, DISSEMINOU-SE EM PROPORÇÕES PANDÊMICAS EM TODOS OS TERRITÓRIOS. MEDIDAS CONTINGENCIAIS, PROFILÁTICAS E RESTRITIVAS FORAM ADOTADAS PELOS MAIS DIFERENTES SETORES DA SOCIEDADE, OCASIONANDO IMPACTOS NA SAÚDE PÚBLICA E INDIVIDUAL, NA ECONOMIA, NA CULTURA E NAS SUBJETIVIDADES. AS MEDIDAS HIGIÊNICAS PARA BARRAR A PROLIFERAÇÃO DO VÍRUS MODIFICARAM ALGUMAS RELAÇÕES SOCIAIS, ENTRE ELAS, AS DINÂMICAS DE TRABALHO E DE ESTUDOS. NO ÂMBITO EDUCACIONAL, AS ESCOLAS NECESSITARAM ADOTAR MEDIDAS PALIATIVAS PARA O CUMPRIMENTO DOS CURRÍCULOS E DAS DEMANDAS PEDAGÓGICAS; HOUVE UM GRANDE ESFORÇO PARA MINIMIZAR OS IMPACTOS DO DISTANCIAMENTO SOCIAL E DA SUSPENSÃO DAS ATIVIDADES PRESENCIAS NAS INSTITUIÇÕES DURANTE OS PERÍODOS CRÍTICOS DE CONTAMINAÇÃO PELA DOENÇA. NO PARANÁ, A SECRETARIA DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE (SEED/PR) INSTITUIU O ACOMPANHAMENTO DAS ATIVIDADES ESCOLARES POR MEIO DE PLATAFORMAS EDUCACIONAIS E DE UMA SÉRIE DE FERRAMENTAS ONLINE AUXILIADORAS DA APRENDIZAGEM, A SABER: O AULA PARANÁ, SOLUÇÃO ADOTADA PELO GOVERNO, COMPOSTA POR 5 FERRAMENTAS (CANAIS DIGITAIS E GRATUITOS DE TV ABERTA, CANAL NO YOUTUBE, SALAS DO GOOGLE CLASSROOM, APLICATIVO PARA CELULAR AULA PARANÁ, E TRILHAS DA APRENDIZAGEM COM ATIVIDADES E MATERIAIS IMPRESSOS VISANDO O AUXÍLIO DE PROFESSORES NO PLANEJAMENTO E DE ALUNOS SEM ACESSO ÀS TECNOLOGIAS DIGITAIS PARA ACOMPANHAS AS AULAS). O AMBIENTE VIRTUAL PASSOU A SER O ESPAÇO DE APRENDIZAGEM POSSÍVEL PARA O PROCESSO FORMATIVO, INCLUSIVE, PARA FUTUROS PROFESSORES, ESTUDANTES VINCULADOS AOS PROGRAMAS DE INICIAÇÃO E INCENTIVO À DOCÊNCIA, AO ESTÁGIO SUPERVISIONADO E AOS PROJETOS DE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES. NO ENSINO SUPERIOR, O ENSINO EMERGENCIAL REMOTO (ERE) PASSOU A SER O ESPAÇO POSSÍVEL PARA A CONTINUIDADE DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM, BEM COMO PARA A CONSECUÇÃO DOS PROJETOS E CONTATOS (DIRETOS E INDIRETOS) COM AS ESCOLAS PARCEIRAS NA FORMAÇÃO DOCENTE (GATTI, 2020). ESSE CONTEXTO NÃO OBLITEROU DIFICULDADES E DESAFIOS COMO A URGÊNCIA EM DESENVOLVER NOVAS PRÁTICAS E CONDUÇÕES PEDAGÓGICAS, ALTERNATIVAS PARA A FORMAÇÃO DOS LICENCIANDO E OUTRAS RELAÇÕES COM O TRABALHO DE EDUCAÇÃO ESCOLAR EM MODO REMOTO E AQUISIÇÃO, ÀS PRESSAS, DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES COM AS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE COMUNICAÇÃO SE FIZERAM PRESENTES. MEDIANTE O EXPOSTO OBJETIVAMOS APRESENTAR E DISCUTIR AS ATIVIDADES PLANEJADAS E REALIZADAS PELO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA DE UMA UNIVERSIDADE EM PARCERIA COM ESCOLAS DA REDE PÚBLICA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NO NOROESTE DO ESTADO DO PARANÁ. CONSIDERANDO O ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A DISCUSSÃO CONTEXTUALIZADA DOS CONTEÚDOS NO PERÍODO PANDÊMICO ALINHA-SE À IMPORTÂNCIA DA APROPRIAÇÃO DOS CONHECIMENTOS E DO ENTENDIMENTO DOS FENÔMENOS NATURAIS, À INTERVENÇÃO CRÍTICA PARA SUPERAR OS NEGACIONISMOS E AS CONCEPÇÕES PRÉVIAS OU ALTERNATIVAS QUE INCORREM EM DISTORÇÕES SOBRE A DOENÇA E À COMPREENSÃO DAS QUESTÕES SOCIOAMBIENTAIS, DAS RELAÇÕES HUMANAS E INTERESPECÍFICAS NO MECANISMO DA DOENÇA. ALÉM DISSO, AS DISCUSSÕES EM CIÊNCIAS E BIOLOGIA CONTRIBUEM PARA O RECONHECIMENTO DA HISTÓRIA E DA FILOSOFIA DA CIÊNCIA NO CONTEXTO PROFILÁTICO, VACINAL, POLÍTICO E ECONÔMICO, PARA A COMPREENSÃO DAS BIOTECNOLOGIAS E DA PRODUÇÃO DE FÁRMACOS. SEGUNDO SOARES ET AL (2021), OS PROFESSORES DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA, NA FASE CRÍTICA DA COVID-19, FORAM ESSENCIAIS PARA A DIVULGAÇÃO DE INFORMAÇÃO À COMUNIDADE ESCOLAR; FICOU EVIDENTE QUE OS DOCENTES SÃO INDISPENSÁVEIS NA INSTRUÇÃO DOS ALUNOS E NA SOCIALIZAÇÃO DESSES PARA A VIDA CIDADÃ. EMBORA DISTÂNCIA, QUALIDADE NOS ACESSOS TECNOLÓGICOS, EVASÃO ESCOLAR, LIMITAÇÕES QUANTO AO USO DAS PLATAFORMAS VIRTUAIS TENHAM AFETADO SUBSTANCIALMENTE AS INTERAÇÕES ESCOLARES E, NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO DOCENTE INICIAL, MODIFICADO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DOS LICENCIANDOS, ESSES FUTUROS PROFESSORES SE DEPARARAM COM CONDIÇÕES INÉDITAS, NECESSIDADES DE SE ADAPTAREM ÀS NOVAS INTERAÇÕES, NECESSIDADE DE CONSTRUIR UM OLHAR CRÍTICO SOBRE O ERE E SOBRE AS DINÂMICAS ONLINE, OUTRAS MANEIRAS DE RECONTEXTUALIZAR O CONHECIMENTO BIOLÓGICO, NOVAS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DO PLANEJAMENTO, DA AULA E DA DIALOGICIDADE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO E USO DE RECURSOS DIDÁTICOS DIFERENCIADOS. ATENTOS A TAIS QUESTÕES E FUGINDO DE UMA PERSPECTIVA DE TREINAMENTO DOCENTE FOCADA APENAS NA APLICABILIDADE DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS, O PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA – SUBPROJETO BIOLOGIA PERMITIU A INSERÇÃO TEÓRICO-PRÁTICA DOS LICENCIANDOS NAS PLATAFORMAS VIRTUAIS COORDENADAS POR ESCOLAS-CAMPO DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA, DIRECIONANDO O PLANEJAMENTO DA FORMAÇÃO PARA A VIVÊNCIA/CRÍTICA DAS CONDIÇÕES DE PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO NO PERÍODO REMOTO, PARA CONTEXTUALIZAÇÕES DA CIÊNCIA E DA BIOLOGIA EM DISCUSSÕES RELACIONADAS ÀS QUESTÕES PANDÊMICAS E QUESTÕES SÓCIO CIENTÍFICAS EM TURMAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO E PARA MEDIAÇÕES COM NOVOS RECURSOS TECNOLÓGICOS ATRAVESSADOS PELAS DIFICULDADES ESTRUTURAIS E CONTINGENCIAIS OCASIONADAS PELA PANDEMIA. DESSA FORMA, OS DOIS PRIMEIROS MÓDULOS DA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA FORAM ORGANIZADOS PARA A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS DE CASO, DESENVOLVIMENTO DE SEQUÊNCIAS DIDÁTICAS INVESTIGATIVAS, DEBATES SOBRE A HISTÓRIA DAS PANDEMIAS, DEBATES SOBRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR, DIÁLOGOS COM PROFESSORES PRECEPTORES E ACOMPANHAMENTO CRÍTICO REFLEXIVO DAS INTERAÇÕES NO AULA PARANÁ. DESTACAMOS, NESTE TRABALHO, O ESTUDO DE CASO SOBRE A PLATAFORMA AULA PARANÁ E A SEQUÊNCIA DIDÁTICA INVESTIGATIVA SOBRE HISTÓRIA DAS PANDEMIAS, VACINAS E OS PERIGOS DAS FAKENEWS E DO NEGACIONAISMO CIENTÍFICO (1º. MÓDULO). NUM PRIMEIRO MOMENTO, FOI APRESENTADO O PLANEJAMENTO DO MÓDULO AOS RESIDENTES PEDAGÓGICOS COM DISCUSSÕES E DEBATES SOBRE O ERE EM TERMOS POLÍTICOS E EDUCACIONAIS, LEVANTANDO, PRINCIPALMENTE, CRÍTICAS A ESSE MODELO EM FUNÇÃO DA REDUÇÃO DA DIALOGICIDADE NAS AULAS VIRTUAIS. EM SEGUIDA, OS PROFESSORES PRECEPTORES APRESENTARAM O PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DE CADA ESCOLA COMO ATIVIDADE DE AMBIENTAÇÃO ONLINE. APÓS A AMBIENTAÇÃO, OS RESIDENTES ACESSARAM A PLATAFORMA AULA PARANÁ, ACOMPANHANDO AS ATIVIDADES SEMANAIS E A PROGRAMAÇÃO PRÉVIA ENVIADA PELA SEED/PR ÀS ESCOLAS – AULAS GRAVADAS DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA COM CONTEÚDOS ESPECÍFICOS PARA AS SÉRIES DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO; SÍNTESE DOS CONTEÚDOS APRESENTADOS EM AULAS, QUESTÕES DE FIXAÇÃO DA APRENDIZAGEM, SUGESTÕES DE VÍDEOS E TEXTOS, OBJETIVOS DO PLANEJAMENTO PRESENTES NO MATERIAL IMPRESSO “TRILHAS DA APRENDIZAGEM”, JUNTAMENTE COM O ACOMPANHAMENTO DAS MEDIAÇÕES REALIZADAS PELOS PRECEPTORES NO GOOGLE CLASSROOM. NOS “ESTUDOS DE CASO” FORAM DESTACADAS QUESTÕES COMO: AMBIENTE VIRTUAL, IDENTIDADE VISUAL DOCENTE, USO DE EXEMPLIFICAÇÕES E CONTEXTUALIZAÇÕES DO CONHECIMENTO BIOLÓGICO, RELAÇÕES COM AULAS E CONTEÚDOS ANTERIORES, RELAÇÕES COMO CONTEXTO PANDÊMICO, DIALOGICIDADE PROFESSOR-ALUNO E ALUNO-ALUNO, PROBLEMATIZAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DAS AULAS, USO DE RECURSOS, INDICAÇÕES DE COMPLEMENTAÇÃO EXTRACURRICULAR, PRESENÇA/EVASÃO DE ALUNOS NAS AULAS, LIMITAÇÕES E POSSIBILIDADES DO ERE, ENTRE OUTROS. DISSO, RESULTARAM TRABALHOS CRÍTICOS APONTANDO O DESDOBRAMENTO DOS PROFESSORES E A PRECARIZAÇÃO DO ENSINO NA PANDEMIA. APÓS O ESTUDO, OS RESIDENTES DESENVOLVERAM A SEQUÊNCIA INVESTIGATIVA SOBRE PANDEMIAS, ADEQUANDO A DISCUSSÃO À CADA SÉRIE E TURMA, COM ÊNFASE NOS USOS SOCIAIS DO CONHECIMENTO CIENTÍFICO, NA IMPORTÂNCIA DAS VACINAS AO LONGO DA HISTÓRIA, PONTUANDO ATRAVESSAMENTO DE GÊNERO E CLASSE (DESCOBERTAS DAS VACINAS, USO DE COBAIAS HUMANAS, RELAÇÃO VACINA E DESFAVORECIMENTO SOCIAL NOS PROGRAMAS DE SAÚDE PÚBLICA), ALÉM DA FISIOLOGIA VIRAL E DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS DESEQUILIBRADAS QUE PROMOVEM IMPACTOS AMBIENTAIS E A DISSEMINAÇÃO DE AGENTES BIOLÓGICOS. FORAM PROBLEMATIZADAS QUESTÕES COMO NEGACIONISMO CIENTÍFICO E TRATAMENTOS INEFICAZES DIVULGADOS POR NOTÍCIAS FALACIOSAS E FALSAS. ESSE É UM EXEMPLO DE CONTEXTUALIZAÇÃO DA BIOLOGIA EM TEMAS SIGNIFICATIVOS PARA OS ALUNOS E DE GRANDE IMPORTÂNCIA SOCIAL, EVIDENCIANDO A IMPORTÂNCIA DE SE PENSAR A RELAÇÃO TEORIA-PRÁTICA NA FORMAÇÃO DOS RESIDENTES E NA CONSTRUÇÃO DA PRÁTICA DOCENTE DIRETAMENTE RELACIONADA ÀS CONDIÇÕES ESCOLARES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 08: Formação inicial e continuada de professores" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO INICIAL DOCENTE, PANDEMIA, ENSINO EMERGENCIAL REMOTO, ENSINO DE BIOLOGIA, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA108_ID236718032022124344.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FABIANA APARECIDA DE CARVALHO" "autor_nome_curto" => "FABIANA" "autor_email" => "facarvalho@uem.br" "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MARINGÁ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }