LITERATURA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE TORTO ARADO
"2022-04-05 08:32:13" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 85115 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "LITERATURA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE TORTO ARADO" "resumo" => "ESTA ESCRITA TEM POR OBJETIVO MOSTRAR A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR A LITERATURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO MANEIRA INTERDISCIPLINAR, A FIM DE DESTACAR DIVERSOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA. O LIVRO “TORTO ARADO” DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR NOS TRAZ A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR DISTINTOS TEMAS CAROS PARA A GEOGRAFIA, DESDE O CONCEITO DE LUGAR ATÉ O ENSINO DO CONTINENTE AFRICANO. O AUTOR DO LIVRO, ITAMAR VIEIRA JÚNIOR É DOUTOR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS PELA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS/CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, TAMBÉM POSSUI GRADUAÇÃO E MESTRADO EM GEOGRAFIA. POR SUA FORMAÇÃO, O AUTOR CONSEGUE TRAZER EM SUAS ESCRITAS MUITAS PECULIARIDADES DA GEOGRAFIA, ITAMAR TAMBÉM TRAZ AO LONGO DE TORTO ARADO QUESTÕES ACERCA DA CULTURA, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA. CADA VEZ MAIS O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS É NECESSÁRIO PARA CONSTRUIR UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM CADA VEZ MAIS INTERESSANTE, ESPECIALMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. COMO GEÓGRAFAS, AO REALIZAR A LEITURA DO LIVRO PODEMOS OBSERVAR A POTENCIALIDADE DE SEU USO EM SALA DE AULA A PARTIR DOS DIVERSOS CONHECIMENTOS QUE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR NOS TRAZ. DESSA FORMA, NOSSA PROPOSTA, PARA O USO DESSE LIVRO EM SALA DE AULA, FOI PENSADA PRINCIPALMENTE PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO. A PROFESSORA OU PROFESSOR, FEITO A LEITURA PRÉVIA DO TEXTO E ANALISANDO TRECHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM AULA, PODERÁ DISPONIBILIZAR O LIVRO NA ÍNTEGRA AOS SEUS ESTUDANTES OU TRECHOS MENORES QUE TRAZEM OS ASPECTOS A SER PONTUADOS. A DISPONIBILIZAÇÃO PODERÁ SER FEITA EM ESQUEMA DE RODÍZIO QUANDO, POR EXEMPLO, FOR UM PROJETO EM UM ESPAÇO TEMPORAL MAIOR, OU SE HOUVER A POSSIBILIDADE DE FORNECER AOS ESTUDANTES UM EXEMPLAR PARA CADA, POR MEIO DE UM PROJETO MAIOR, ENVOLVENDO OUTROS/AS PROFESSORES/AS DE OUTRAS DISCIPLINAS. O ENREDO FORNECE A POSSIBILIDADE DE SE PENSAR DIVERSOS ASPECTOS PARA SEREM TRABALHADOS E DISCUTIDOS EM SALA. O PRIMEIRO DELES RETRATANDO O LUGAR E A PAISAGEM DESCRITA POR ITAMAR, ESSAS DUAS CATEGORIAS PRIMORDIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, AS QUAIS SÃO BEM EXPLORADAS POR ELE, NOS DÁ A POSSIBILIDADE DE ENTENDER O LOCAL EM QUE A HISTÓRIA SE DESENVOLVE, A SECA, O REGIME IRREGULAR DAS CHUVAS, A VEGETAÇÃO E A FAUNA LOCAL SÃO ALGUNS DESSES ASPECTOS. OUTRA TEMÁTICA PROVÁVEL É O PROBLEMA FUNDIÁRIO DO BRASIL, E AO REGIME DE SERVIDÃO QUE A COMUNIDADE QUILOMBOLA É ACOMETIDA PELA FALTA DO DIREITO À TERRA, ALÉM DO RACISMO NESSA RELAÇÃO COM OS “PROPRIETÁRIOS” DA TERRA, E QUESTÕES DE GÊNERO. PARTINDO DISSO O TEXTO TRAZ COMO POSSIBILIDADE UM PONTA PÉ PARA O ENSINO DE ÁFRICA, ESSENCIAL PARA ENTENDER ESSAS RELAÇÕES E DA RIQUEZA CULTURAL DESSA DESCENDÊNCIA. A HISTÓRIA NARRADA POR MULHERES, EM PRIMEIRA PESSOA, LEVA O LEITOR E A LEITORA A ENXERGAR ESSA REALIDADE DO ROMANCE, QUE É AINDA MAIS VIOLENTA COM AS PERSONAGENS FEMININAS, O TRABALHO DOMÉSTICO, A LIDA COM A TERRA E OS RELACIONAMENTOS AFETIVOS, FRAGMENTOS ESTES QUE PODEM PROPORCIONAR ANÁLISES EM SALA DE AULA SOBRE O PAPEL DA MULHER E PAUTAS FEMINISTAS. TAMBÉM É BEM FORTE NO LIVRO A LUTA PELO DIREITO DOS PERSONAGENS, PRINCIPALMENTE DIREITO À EDUCAÇÃO E À TERRA. ENRIQUECIDO COM ESSA INFINIDADE DE TEMAS, O LIVRO VEM SENDO CONSIDERADO, POR LEITORES E CRÍTICOS, COMO UMA OBRA QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA, E QUE NOS LEVA A ESSE BRASIL PROFUNDO QUE INFELIZMENTE PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE, E QUE POR VEZES PODE SER DESCONHECIDO ATÉ MESMO POR MUITOS BRASILEIROS, POR ISSO TAMBÉM A POTENCIALIDADE DE SE TRABALHAR COM ESSE LIVRO NA SALA DE AULA. CLAVAL (1999) NOS TRAZ A NOÇÃO DE QUE UM LIVRO PODE SE TORNAR ALÉM DE ENTRETENIMENTO, UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ITAMAR NOS PERMITE JUSTAMENTE SEGUIR POR ESSE CAMINHO, APESAR DE SER UM ROMANCE, UMA HISTÓRIA FICTÍCIA QUE NOS INSTIGA A DESBRAVAR, O ENREDO RETRATA SITUAÇÕES REAIS, QUE INSISTEM EM PERMANECER, E O AUTOR CONSEGUE NOS TRAZER ESSA RIQUEZA DE DETALHES POR TAMBÉM PERCORRER ESSES ESPAÇOS DO SERTÃO, ENQUANTO FUNCIONÁRIO DO INCRA. ESSA CONDIÇÃO SÓ PODE SER DESTACADA PELO AUTOR PELAS SUAS VIVÊNCIAS COMO FUNCIONÁRIO PÚBLICO PERCORRENDO O SERTÃO DA BAHIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA CHAPADA DIAMANTINA, CONFORME SEU RELATO (RODA VIVA, 2021). BUSCAMOS NOS DIAS ATUAIS, MAIS DO QUE NUNCA, ENCERRAR A NOÇÃO DE QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA É E DEVE SER FRAGMENTADO. ACERCA DO USO DA LITERATURA, ATÉ MESMOS OS VESTIBULARES E ENEM UTILIZAM DESSA INTERDISCIPLINARIDADE EM SEUS EDITAIS, INDICANDO LEITURAS PRÉVIAS E SEMPRE TRAZENDO FRAGMENTOS LITERÁRIOS EM SUAS QUESTÕES, ABORDANDO PERGUNTAS CONTEXTUALIZADAS COM OS CONTEÚDOS. É PRECISO TAMBÉM RETIRAR ESSA CARGA NEGATIVA DO USO DE LITERATURA NAS ESCOLAS, COMO UM SINÔNIMO DE OBRIGATORIEDADE, MAS SIM DE UMA POSSIBLIDADE DE PROPORCIONAR UM NOVO PRISMA PARA A REFLEXÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS, SOBRETUDO EM NOSSO PAÍS, QUE NÃO SE VALORIZA A LEITURA. NOS ÚLTIMOS ANOS, DADO A URGÊNCIA DESSAS TEMÁTICAS, EDITORAS GRANDES E PEQUENAS VEEM PUBLICANDO ACERCA DE TEMAS RACIAIS, NÃO POR ACASO TORTO ARADO E PEQUENO MANUAL ANTIRRASCISTA, DE DJAMILA RIBEIRO, CHEGARAM A SER OS LIVROS MAIS VENDIDOS DO BRASIL. SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, CASTELLAR (2020) DEFENDE QUE A CIÊNCIA GEOGRÁFICA É PODEROSA E NECESSÁRIA, POIS POSSUI COMO UMA DE SUAS PREMISSAS A BUSCA POR JUSTIÇA SOCIAL E A SUPERAÇÃO DE CRENÇAS. AINDA, PARA A PROFESSORA, AO ESTUDAR GEOGRAFIA, O/A ESTUDANTE, ESTIMULA OS PROCESSOS COGNITIVOS CEREBRAIS E A INTELIGÊNCIA, APRIMORANDO A COMPLEXIDADE DO SEU RACIOCÍNIO PARA DAR CONTA DA ARTICULAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES. COM ISSO PODEMOS REFLETIR A POTENCIALIDADE DO USO DA LITERATURA PARA AFIRMAR O COMPROMISSO DO ENSINO DA GEOGRAFIA. O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE É, HÁ MUITO TEMPO, DISCUTIDO COMO METODOLOGIA E COMO ABORDADO, ESSE LIVRO QUE JÁ NASCE COMO UM CLÁSSICO SEGUNDO MUITOS CRÍTICOS, TAMBÉM NOS PERMITE ESSA POSSIBILIDADE, ASSIM COMO OUTRAS ESCRITAS DA NOSSA LITERATURA. LANÇADO RECENTEMENTE TORTO ARADO CONSEGUE TRAZER AO MESMO TEMPO ASPECTOS HISTÓRICOS REMOTOS E TAMBÉM SER ATUAL, DIALOGANDO COM TEMÁTICAS EM PAUTA HOJE EM DIA. É PAPEL DO ENSINO DA GEOGRAFIA FORMAR CIDADÃOS QUE TENHAM A CAPACIDADE DE REFLETIR ACERCA DOS TEMAS QUE O CERCAM, E CREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA PODE TAMBÉM CONTRIBUIR NESSE PROCESSO, CRIANDO AULAS MAIS DINÂMICAS, ESTIMULANDO A LEITURA ENTRE OS JOVENS E DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO PARA VIVER EM SOCIEDADE ESTANDO CIENTE DE SEUS DIREITOS E DEVERES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, LITERATURA, TORTO ARADO, INTERDISCIPLINARIEDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID128324012022111015.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGATHA DA ROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AGATHA DA ROSA" "autor_email" => "agatharosasantos@gmail.co" "autor_ies" => "UDESC/FAED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #original: array:35 [ "id" => 85115 "edicao_id" => 205 "trabalho_id" => 229 "inscrito_id" => 1283 "titulo" => "LITERATURA E GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA A PARTIR DE TORTO ARADO" "resumo" => "ESTA ESCRITA TEM POR OBJETIVO MOSTRAR A POSSIBILIDADE DE SE TRABALHAR A LITERATURA NAS AULAS DE GEOGRAFIA COMO MANEIRA INTERDISCIPLINAR, A FIM DE DESTACAR DIVERSOS CONTEÚDOS DA DISCIPLINA. O LIVRO “TORTO ARADO” DE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR NOS TRAZ A OPORTUNIDADE DE TRABALHAR DISTINTOS TEMAS CAROS PARA A GEOGRAFIA, DESDE O CONCEITO DE LUGAR ATÉ O ENSINO DO CONTINENTE AFRICANO. O AUTOR DO LIVRO, ITAMAR VIEIRA JÚNIOR É DOUTOR EM ESTUDOS ÉTNICOS E AFRICANOS PELA FACULDADE DE FILOSOFIA E CIÊNCIAS HUMANAS/CENTRO DE ESTUDOS AFRO-ORIENTAIS, UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA, TAMBÉM POSSUI GRADUAÇÃO E MESTRADO EM GEOGRAFIA. POR SUA FORMAÇÃO, O AUTOR CONSEGUE TRAZER EM SUAS ESCRITAS MUITAS PECULIARIDADES DA GEOGRAFIA, ITAMAR TAMBÉM TRAZ AO LONGO DE TORTO ARADO QUESTÕES ACERCA DA CULTURA, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO À RELIGIÃO DE MATRIZ AFRICANA. CADA VEZ MAIS O USO DE DIFERENTES LINGUAGENS É NECESSÁRIO PARA CONSTRUIR UM PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM CADA VEZ MAIS INTERESSANTE, ESPECIALMENTE NO ENSINO DE GEOGRAFIA. COMO GEÓGRAFAS, AO REALIZAR A LEITURA DO LIVRO PODEMOS OBSERVAR A POTENCIALIDADE DE SEU USO EM SALA DE AULA A PARTIR DOS DIVERSOS CONHECIMENTOS QUE ITAMAR VIEIRA JÚNIOR NOS TRAZ. DESSA FORMA, NOSSA PROPOSTA, PARA O USO DESSE LIVRO EM SALA DE AULA, FOI PENSADA PRINCIPALMENTE PARA TURMAS DO ENSINO MÉDIO. A PROFESSORA OU PROFESSOR, FEITO A LEITURA PRÉVIA DO TEXTO E ANALISANDO TRECHOS QUE PODEM SER UTILIZADOS EM AULA, PODERÁ DISPONIBILIZAR O LIVRO NA ÍNTEGRA AOS SEUS ESTUDANTES OU TRECHOS MENORES QUE TRAZEM OS ASPECTOS A SER PONTUADOS. A DISPONIBILIZAÇÃO PODERÁ SER FEITA EM ESQUEMA DE RODÍZIO QUANDO, POR EXEMPLO, FOR UM PROJETO EM UM ESPAÇO TEMPORAL MAIOR, OU SE HOUVER A POSSIBILIDADE DE FORNECER AOS ESTUDANTES UM EXEMPLAR PARA CADA, POR MEIO DE UM PROJETO MAIOR, ENVOLVENDO OUTROS/AS PROFESSORES/AS DE OUTRAS DISCIPLINAS. O ENREDO FORNECE A POSSIBILIDADE DE SE PENSAR DIVERSOS ASPECTOS PARA SEREM TRABALHADOS E DISCUTIDOS EM SALA. O PRIMEIRO DELES RETRATANDO O LUGAR E A PAISAGEM DESCRITA POR ITAMAR, ESSAS DUAS CATEGORIAS PRIMORDIAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA, AS QUAIS SÃO BEM EXPLORADAS POR ELE, NOS DÁ A POSSIBILIDADE DE ENTENDER O LOCAL EM QUE A HISTÓRIA SE DESENVOLVE, A SECA, O REGIME IRREGULAR DAS CHUVAS, A VEGETAÇÃO E A FAUNA LOCAL SÃO ALGUNS DESSES ASPECTOS. OUTRA TEMÁTICA PROVÁVEL É O PROBLEMA FUNDIÁRIO DO BRASIL, E AO REGIME DE SERVIDÃO QUE A COMUNIDADE QUILOMBOLA É ACOMETIDA PELA FALTA DO DIREITO À TERRA, ALÉM DO RACISMO NESSA RELAÇÃO COM OS “PROPRIETÁRIOS” DA TERRA, E QUESTÕES DE GÊNERO. PARTINDO DISSO O TEXTO TRAZ COMO POSSIBILIDADE UM PONTA PÉ PARA O ENSINO DE ÁFRICA, ESSENCIAL PARA ENTENDER ESSAS RELAÇÕES E DA RIQUEZA CULTURAL DESSA DESCENDÊNCIA. A HISTÓRIA NARRADA POR MULHERES, EM PRIMEIRA PESSOA, LEVA O LEITOR E A LEITORA A ENXERGAR ESSA REALIDADE DO ROMANCE, QUE É AINDA MAIS VIOLENTA COM AS PERSONAGENS FEMININAS, O TRABALHO DOMÉSTICO, A LIDA COM A TERRA E OS RELACIONAMENTOS AFETIVOS, FRAGMENTOS ESTES QUE PODEM PROPORCIONAR ANÁLISES EM SALA DE AULA SOBRE O PAPEL DA MULHER E PAUTAS FEMINISTAS. TAMBÉM É BEM FORTE NO LIVRO A LUTA PELO DIREITO DOS PERSONAGENS, PRINCIPALMENTE DIREITO À EDUCAÇÃO E À TERRA. ENRIQUECIDO COM ESSA INFINIDADE DE TEMAS, O LIVRO VEM SENDO CONSIDERADO, POR LEITORES E CRÍTICOS, COMO UMA OBRA QUE JÁ NASCEU CLÁSSICA, E QUE NOS LEVA A ESSE BRASIL PROFUNDO QUE INFELIZMENTE PERMANECE ATÉ OS DIAS DE HOJE, E QUE POR VEZES PODE SER DESCONHECIDO ATÉ MESMO POR MUITOS BRASILEIROS, POR ISSO TAMBÉM A POTENCIALIDADE DE SE TRABALHAR COM ESSE LIVRO NA SALA DE AULA. CLAVAL (1999) NOS TRAZ A NOÇÃO DE QUE UM LIVRO PODE SE TORNAR ALÉM DE ENTRETENIMENTO, UMA PESQUISA DOCUMENTAL, ITAMAR NOS PERMITE JUSTAMENTE SEGUIR POR ESSE CAMINHO, APESAR DE SER UM ROMANCE, UMA HISTÓRIA FICTÍCIA QUE NOS INSTIGA A DESBRAVAR, O ENREDO RETRATA SITUAÇÕES REAIS, QUE INSISTEM EM PERMANECER, E O AUTOR CONSEGUE NOS TRAZER ESSA RIQUEZA DE DETALHES POR TAMBÉM PERCORRER ESSES ESPAÇOS DO SERTÃO, ENQUANTO FUNCIONÁRIO DO INCRA. ESSA CONDIÇÃO SÓ PODE SER DESTACADA PELO AUTOR PELAS SUAS VIVÊNCIAS COMO FUNCIONÁRIO PÚBLICO PERCORRENDO O SERTÃO DA BAHIA, MAIS ESPECIFICAMENTE NA CHAPADA DIAMANTINA, CONFORME SEU RELATO (RODA VIVA, 2021). BUSCAMOS NOS DIAS ATUAIS, MAIS DO QUE NUNCA, ENCERRAR A NOÇÃO DE QUE O ENSINO DE GEOGRAFIA É E DEVE SER FRAGMENTADO. ACERCA DO USO DA LITERATURA, ATÉ MESMOS OS VESTIBULARES E ENEM UTILIZAM DESSA INTERDISCIPLINARIDADE EM SEUS EDITAIS, INDICANDO LEITURAS PRÉVIAS E SEMPRE TRAZENDO FRAGMENTOS LITERÁRIOS EM SUAS QUESTÕES, ABORDANDO PERGUNTAS CONTEXTUALIZADAS COM OS CONTEÚDOS. É PRECISO TAMBÉM RETIRAR ESSA CARGA NEGATIVA DO USO DE LITERATURA NAS ESCOLAS, COMO UM SINÔNIMO DE OBRIGATORIEDADE, MAS SIM DE UMA POSSIBLIDADE DE PROPORCIONAR UM NOVO PRISMA PARA A REFLEXÃO DAS QUESTÕES SOCIAIS, SOBRETUDO EM NOSSO PAÍS, QUE NÃO SE VALORIZA A LEITURA. NOS ÚLTIMOS ANOS, DADO A URGÊNCIA DESSAS TEMÁTICAS, EDITORAS GRANDES E PEQUENAS VEEM PUBLICANDO ACERCA DE TEMAS RACIAIS, NÃO POR ACASO TORTO ARADO E PEQUENO MANUAL ANTIRRASCISTA, DE DJAMILA RIBEIRO, CHEGARAM A SER OS LIVROS MAIS VENDIDOS DO BRASIL. SOBRE O ENSINO DE GEOGRAFIA, CASTELLAR (2020) DEFENDE QUE A CIÊNCIA GEOGRÁFICA É PODEROSA E NECESSÁRIA, POIS POSSUI COMO UMA DE SUAS PREMISSAS A BUSCA POR JUSTIÇA SOCIAL E A SUPERAÇÃO DE CRENÇAS. AINDA, PARA A PROFESSORA, AO ESTUDAR GEOGRAFIA, O/A ESTUDANTE, ESTIMULA OS PROCESSOS COGNITIVOS CEREBRAIS E A INTELIGÊNCIA, APRIMORANDO A COMPLEXIDADE DO SEU RACIOCÍNIO PARA DAR CONTA DA ARTICULAÇÃO DAS NOVAS INFORMAÇÕES. COM ISSO PODEMOS REFLETIR A POTENCIALIDADE DO USO DA LITERATURA PARA AFIRMAR O COMPROMISSO DO ENSINO DA GEOGRAFIA. O USO DA INTERDISCIPLINARIDADE É, HÁ MUITO TEMPO, DISCUTIDO COMO METODOLOGIA E COMO ABORDADO, ESSE LIVRO QUE JÁ NASCE COMO UM CLÁSSICO SEGUNDO MUITOS CRÍTICOS, TAMBÉM NOS PERMITE ESSA POSSIBILIDADE, ASSIM COMO OUTRAS ESCRITAS DA NOSSA LITERATURA. LANÇADO RECENTEMENTE TORTO ARADO CONSEGUE TRAZER AO MESMO TEMPO ASPECTOS HISTÓRICOS REMOTOS E TAMBÉM SER ATUAL, DIALOGANDO COM TEMÁTICAS EM PAUTA HOJE EM DIA. É PAPEL DO ENSINO DA GEOGRAFIA FORMAR CIDADÃOS QUE TENHAM A CAPACIDADE DE REFLETIR ACERCA DOS TEMAS QUE O CERCAM, E CREMOS QUE A UTILIZAÇÃO DESSA METODOLOGIA PODE TAMBÉM CONTRIBUIR NESSE PROCESSO, CRIANDO AULAS MAIS DINÂMICAS, ESTIMULANDO A LEITURA ENTRE OS JOVENS E DESENVOLVENDO O SENSO CRÍTICO PARA VIVER EM SOCIEDADE ESTANDO CIENTE DE SEUS DIREITOS E DEVERES." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "ET 01: Processos de Ensino e aprendizagem" "palavra_chave" => "ENSINO DE GEOGRAFIA, LITERATURA, TORTO ARADO, INTERDISCIPLINARIEDADE, " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EBOOK_EV163_MD1_SA101_ID128324012022111015.pdf" "created_at" => "2022-04-11 11:23:20" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "AGATHA DA ROSA DOS SANTOS" "autor_nome_curto" => "AGATHA DA ROSA" "autor_email" => "agatharosasantos@gmail.co" "autor_ies" => "UDESC/FAED" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "e-book-viii-enalic" "edicao_nome" => "E-book VIII ENALIC" "edicao_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "ebooks/enalic/2021" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-04-05 08:32:13" "publicacao_id" => 97 "publicacao_nome" => "E-book ENALIC" "publicacao_codigo" => "978-65-86901-58-0" "tipo_codigo_id" => 2 "tipo_codigo_nome" => "ISBN" "tipo_publicacao_id" => 2 "tipo_publicacao_nome" => "E-books" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860 #connection: "mysql" +table: "edicao" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #original: array:24 [ "id" => 205 "publicacao_id" => 97 "volume" => 1 "numero" => 1 "url" => "e-book-viii-enalic" "nome" => "E-book VIII ENALIC" "nome_evento" => "VIII ENCONTRO NACIONAL DAS LICENCIATURAS / VII SEMINÁRIO DO PIBID / II SEMINÁRIO DO RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA" "descricao" => """ Nós passarinhos, eles passarão: esperançar, agir e resistir na formação de professores.<br />\r\n <br />\r\n A pandemia se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n <br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas.<br />\r\n <br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica foram realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online. Sem condições de realização em 2020, a necessidade de efetivar esse conjunto de eventos é inadiável. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões a serem debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n <br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos buscam contribuir com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos. Para tanto, terão em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a participarem desse momento especial, mesmo que virtual, para juntarmos força, reflexão e energia para a luta!<br />\r\n <br />\r\n """ "pasta" => "ebooks/enalic/2021" "logo" => null "capa" => "62a767e04d470_13062022133752.jpg" "timbrado" => "62989c21bb42f_02062022081649.jpg" "periodicidade" => "Bienal" "idiomas" => "Português" "pais" => "Brasil" "inicio_evento" => "2021-12-07" "final_evento" => "2021-12-11" "ano_publicacao" => 2022 "data_publicacao" => null "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora" "visualizar_artigo" => 1 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-13 13:37:52" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:24 [ "id" => "integer" "publicacao_id" => "integer" "volume" => "integer" "numero" => "integer" "url" => "string" "nome" => "string" "nome_evento" => "string" "descricao" => "string" "pasta" => "string" "logo" => "string" "capa" => "string" "timbrado" => "string" "periodicidade" => "string" "idiomas" => "string" "pais" => "string" "inicio_evento" => "date" "final_evento" => "date" "ano_publicacao" => "integer" "data_publicacao" => "date" "autor_corporativo" => "string" "visualizar_artigo" => "boolean" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: array:1 [ "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864 #items: array:1 [ 0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857 #connection: "mysql" +table: "edicao_ebook" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #original: array:16 [ "id" => 100 "edicao_id" => 205 "codigo" => "978-65-86901-58-0" "capa" => "62a767e051856_13062022133752.jpg" "titulo" => "E-book VIII ENALIC" "prefacio" => """ A pandemia da COVID-19 se impôs ao mundo. Desde o início de 2020, temos a cada dia um fato novo, uma nova realidade. Doença, mortes e pânico foram ceifando vidas, sonhos e trabalho. Perdas talvez seja a palavra que melhor expresse esse período!<br />\r\n Para a educação não foi diferente. Escolas fechadas, docentes e estudantes em atividades remotas. A maioria sem condições materiais e emocionais para enfrentar a nova situação. O prejuízo pedagógico é imenso com retrocessos inevitáveis frente às omissas políticas públicas e o genocídio do povo brasileiro. Demorou um tempo, mas a sociedade começou a reagir e a enfrentar os problemas, embora a educação, mesmo sob as mais adversas condições, nunca ficou parada.<br />\r\n É nesse contexto de perdas de vidas e retrocessos sociais que o VIII ENALIC, o VII Seminário Nacional do PIBID e o II Seminário Nacional da Residência Pedagógica que são realizados de 07 a 11 de dezembro de 2021, de modo online, após adiarmos sua realização inicialmente prevista para 2020. Mais do que nunca, o diálogo entre professores da educação básica e formadores, estudantes, pesquisadores, pós-graduandos e demais profissionais da educação é urgente para discutir estratégias de luta, socializar conhecimentos e vivências, que municie o enfrentamento das políticas neoliberais que se impuseram com maior força na educação. Não são poucas as questões debatidas: a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), a Base Nacional Curricular-Formação de Professores, a Reforma do Ensino Médio e seus “novos” itinerários, o corte no financiamento da educação com a EC nº 95/2016, bem como o impacto da pandemia, entre outros.<br />\r\n A partir de debate com embasamento teórico e de investigações recentes e relevantes, promovendo reflexão atual e contextualizada de questões implicadas à formação inicial e continuada de professores da Educação Básica, que esses eventos mais uma vez contribuíram com a luta geral em defesa da educação pública, laica, gratuita, democrática e de qualidade socialmente referenciada para todos, tendo em Paulo Freire, Patrono da Educação Brasileira, um pilar de resistência e inspiração. Assim, convidamos a tod@s a lerem ebook do evento como continuidade do processo desencadeado em dezembro. Sem dúvidas, estaremos junt@s daqui a pouco, de modo presencial, para que a nossa energia seja cada vez mais revertida em organização de luta dos docentes e licenciandos desse Brasil, que acreditam na educação pública, democrática, laica e de qualidade, socialmente referenciada para todos!<br />\r\n Boa leitura!<br />\r\n <br />\r\n Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima<br />\r\n Maio de 2022.<br />\r\n """ "apresentacao" => null "organizadores" => """ Nilson de Souza Cardoso<br />\r\n Sueli Guadelupe de Lima Mendonça<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild Johann<br />\r\n Jaqueline Rabelo De Lima """ "conselho_editorial" => """ Adélia Maria Evangelista Azevedo (Unidades de Jardim- UEMS)<br />\r\n Alana Cecília de Menezes Sobreira (UECE)<br />\r\n Ana Maria Pereira Lima (UECE)<br />\r\n André Luís de Oliveira (Universidade Estadual de Maringá-UEM)<br />\r\n Beatriz Fernanda Almeida da Silva (Unespar)<br />\r\n Cláudia Inês Horn (UNIVATES)<br />\r\n Claudia Maria Sallai Tanhoffer (UFPR)<br />\r\n Cristiane Antonia Hauschild (Universidade do Vale do Taquarí - Univates)<br />\r\n Cristiane Maria Sampaio Forte (UECE)<br />\r\n Desire Luciane Dominschek (Uninter/Unicamp)<br />\r\n Douglas Eduardo Soares Pereira (Instituto Federal do Paraná)<br />\r\n Eliane Matesco Cristovão (UNIFEI)<br />\r\n Elsio José Corá (UFFS)<br />\r\n Fabiane Olegário (UNIVATES)<br />\r\n Fabrício Bonfim Sudério (UECE)<br />\r\n Fernanda Silvia Veloso (UFPR)<br />\r\n Flavia Sueli Fabiani Marcatto (UNIFEI)<br />\r\n Gicele Maria Cervi (PUC - SÃO PAULO)<br />\r\n Giselle Giovanna do Couto de Oliveira (IFPR)<br />\r\n Gizeli Aparecida Ribeiro de Alencar (Universidade Estadual de Maringá - UEM)<br />\r\n Iara Aquino (IFPR)<br />\r\n Isabel Cristina Rodrigues (UEM)<br />\r\n Jaqueline Rabelo de Lima (UECE)<br />\r\n Jones Baroni Ferreira de Menezes (UECE)<br />\r\n Jose Fernandes da Silva (IFMG)<br />\r\n Karina Soledad Maldonado Molina (USP)<br />\r\n Leandro Palcha (UFPR)<br />\r\n Leila Cleuri Pryjma (IFPR)<br />\r\n Lilian Cristina Buzato Ritter (UEM)<br />\r\n Lucélio Ferreira Simião (UEMS)<br />\r\n Luciana Facchini (Instituto Superior de Educação Ivoti)<br />\r\n Luiz Felipe Marques (Universidade Estadual do Paraná)<br />\r\n Márcia Elisa Teté Ramos (UEM)<br />\r\n Marcilene de Assis Alves Araujo (Universidade de Gurupi - UnirG)<br />\r\n Maria Elisabete Bersch (UNIVATES)<br />\r\n Maria Márcia Melo de Castro Martins (UECE)<br />\r\n Mariana Feiteiro Cavalari (UNESP - RIO CLARO)<br />\r\n Mário Cézar Amorim de Oliveira (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n NOÊMIA DOS SANTOS PEREIRA MOURA (UFGD)<br />\r\n Raylson Francisco Nunes de Sousa (UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ)<br />\r\n Rosane de Fatima Batista Teixeira (IFPR)<br />\r\n Sandra Regina D’ Antonio Verrengia (UEM)<br />\r\n Sérgio Nunes Lopes (Universidade do Vale do Taquari - Univates)<br />\r\n Sergio Vale da Paixão (IFPR)<br />\r\n Tânia Maria de Sousa França (Universidade Estadual do Ceará - UECE)<br />\r\n Thais Ludmila Da Silva Ranieri (UFRPE)<br />\r\n Viviane Paula Martini (IFPR)<br />\r\n Welessandra Aparecida Benfica (UEMG) """ "ficha_catalografica" => "62a8b99c64442_14062022133852.pdf" "arquivo" => "15062022101650-E-BOOK-VIII-ENALIC.pdf" "arquivo_alterado" => 1 "ano_publicacao" => 2022 "created_at" => "2022-04-05 08:32:13" "updated_at" => "2022-06-15 10:19:16" "ativo" => 1 ] #changes: [] #casts: array:16 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "codigo" => "string" "capa" => "string" "titulo" => "string" "prefacio" => "string" "apresentacao" => "string" "organizadores" => "string" "conselho_editorial" => "string" "ficha_catalografica" => "string" "arquivo" => "string" "arquivo_alterado" => "boolean" "ano_publicacao" => "integer" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:16 [ 0 => "edicao_id" 1 => "codigo" 2 => "capa" 3 => "titulo" 4 => "descricao" 5 => "prefacio" 6 => "apresentacao" 7 => "organizadores" 8 => "conselho_editorial" 9 => "ficha_catalografica" 10 => "arquivo" 11 => "arquivo_alterado" 12 => "ano_publicacao" 13 => "created_at" 14 => "updated_at" 15 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] } ] #escapeWhenCastingToString: false } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:23 [ 0 => "publicacao_id" 1 => "volume" 2 => "numero" 3 => "url" 4 => "nome" 5 => "nome_evento" 6 => "descricao" 7 => "pasta" 8 => "logo" 9 => "capa" 10 => "timbrado" 11 => "periodicidade" 12 => "idiomas" 13 => "pais" 14 => "inicio_evento" 15 => "final_evento" 16 => "ano_publicacao" 17 => "data_publicacao" 18 => "autor_corporativo" 19 => "visualizar_artigo" 20 => "created_at" 21 => "updated_at" 22 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] -periocidade: array:10 [ 0 => "Diária" 1 => "Semanal" 2 => "Quinzenal" 3 => "Mensal" 4 => "Bimestral" 5 => "Trimestral" 6 => "Semestral" 7 => "Anual" 8 => "Bienal" 9 => "Trienal" ] -idioma: array:3 [ 0 => "Português" 1 => "Inglês" 2 => "Espanhol" ] } ] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }