Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA DE TURMA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EXITOSA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA

Palavra-chaves: , , , , Pôster (PO) AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão
"2024-07-02 10:54:21" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 108214
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 1060
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA DE TURMA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EXITOSA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA"
    "resumo" => "O fomento à liderança de turma e representação estudantil vem crescendo no cenário educacional pela sua ampla variedade de benefícios à comunidade escolar. Numa gestão democrática, na qual, todos os grupos da escola são ouvidos e acolhidos, a liderança de turma se torna indispensável para representar os estudantes, especialmente aqueles com necessidades específicas, de minorias sociais e PcD’s. Além disso, o exercício da liderança de turma trabalha no estudante várias competências desejáveis no século XXI, como espírito de liderança, trabalho em equipe, senso de comprometimento, proatividade, comunicação e resolução de conflitos. Pensando nisso, no IFPB, do Campus Santa Rita, na Paraíba, foi desenvolvida uma cultura de representação de turma por meio da liderança formal e eleita, democraticamente, pelas suas respectivas turmas. Para intensificar essa prática, foi ofertada aos estudantes uma Formação sobre Liderança Servidora para os líderes e aspirantes a líderes que estudam no Campus, junto ao acompanhamento dos mesmos ao longo do ano. Na Formação, foi apresentada uma introdução ao conceito de Liderança Servidora, direitos e deveres de um líder servidor no cenário educacional, suas atribuições e um caso real, para eles resolverem de forma criativa e responsável, se colocando na posição de líderes. Dentre as características do papel do líder, foi trabalhada sua importância na resolução de conflitos em sala de aula, escuta ativa, identificação de estudantes afastados e o diálogo assertivo entre o estudante e a comunidade escolar, bem como sua representação dos interesses da turma frente à Direção Geral do Campus. Nestas atribuições, o estudante se enxerga numa posição de responsabilidade em manter a turma em harmonia, em processo pleno de aprendizagem, além de se dispor a ouvi-los e mantê-los em desenvolvimento. O Campus Santa Rita também conta com uma equipe técnica qualificada, composta por professores, psicólogos, psicopedagogos e assistente social para auxiliar nesse suporte."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD4_ID1060_TB286_30032024230754.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER VITÓRIA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ESTER SOUSA"
    "autor_email" => "vitoriaester134@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 108214
    "edicao_id" => 352
    "trabalho_id" => 286
    "inscrito_id" => 1060
    "titulo" => "A IMPORTÂNCIA DA LIDERANÇA DE TURMA NA PROMOÇÃO DA INCLUSÃO, ACESSIBILIDADE E DIVERSIDADE NA SALA DE AULA: UMA PRÁTICA EXITOSA NO IFPB - CAMPUS SANTA RITA"
    "resumo" => "O fomento à liderança de turma e representação estudantil vem crescendo no cenário educacional pela sua ampla variedade de benefícios à comunidade escolar. Numa gestão democrática, na qual, todos os grupos da escola são ouvidos e acolhidos, a liderança de turma se torna indispensável para representar os estudantes, especialmente aqueles com necessidades específicas, de minorias sociais e PcD’s. Além disso, o exercício da liderança de turma trabalha no estudante várias competências desejáveis no século XXI, como espírito de liderança, trabalho em equipe, senso de comprometimento, proatividade, comunicação e resolução de conflitos. Pensando nisso, no IFPB, do Campus Santa Rita, na Paraíba, foi desenvolvida uma cultura de representação de turma por meio da liderança formal e eleita, democraticamente, pelas suas respectivas turmas. Para intensificar essa prática, foi ofertada aos estudantes uma Formação sobre Liderança Servidora para os líderes e aspirantes a líderes que estudam no Campus, junto ao acompanhamento dos mesmos ao longo do ano. Na Formação, foi apresentada uma introdução ao conceito de Liderança Servidora, direitos e deveres de um líder servidor no cenário educacional, suas atribuições e um caso real, para eles resolverem de forma criativa e responsável, se colocando na posição de líderes. Dentre as características do papel do líder, foi trabalhada sua importância na resolução de conflitos em sala de aula, escuta ativa, identificação de estudantes afastados e o diálogo assertivo entre o estudante e a comunidade escolar, bem como sua representação dos interesses da turma frente à Direção Geral do Campus. Nestas atribuições, o estudante se enxerga numa posição de responsabilidade em manter a turma em harmonia, em processo pleno de aprendizagem, além de se dispor a ouvi-los e mantê-los em desenvolvimento. O Campus Santa Rita também conta com uma equipe técnica qualificada, composta por professores, psicólogos, psicopedagogos e assistente social para auxiliar nesse suporte."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "AT 12 - Habilidades sócio emocionais e inclusão"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_CORRECAO_EV196_MD4_ID1060_TB286_30032024230754.pdf"
    "created_at" => "2024-07-10 10:52:55"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "ESTER VITÓRIA DA SILVA SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "ESTER SOUSA"
    "autor_email" => "vitoriaester134@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA (UFPB)"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "v-congresso-internacional-de-educacao-inclusiva"
    "edicao_nome" => "Anais do V CINTEDI"
    "edicao_evento" => "V CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO INCLUSIVA"
    "edicao_ano" => 2024
    "edicao_pasta" => "anais/cintedi/2024"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "66854e99e51ca_03072024101401.png"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2024-07-02 10:54:21"
    "publicacao_id" => 21
    "publicacao_nome" => "Anais do Congresso Internacional de Educação e Inclusão - CINTEDI"
    "publicacao_codigo" => "2359-2915"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O fomento à liderança de turma e representação estudantil vem crescendo no cenário educacional pela sua ampla variedade de benefícios à comunidade escolar. Numa gestão democrática, na qual, todos os grupos da escola são ouvidos e acolhidos, a liderança de turma se torna indispensável para representar os estudantes, especialmente aqueles com necessidades específicas, de minorias sociais e PcD’s. Além disso, o exercício da liderança de turma trabalha no estudante várias competências desejáveis no século XXI, como espírito de liderança, trabalho em equipe, senso de comprometimento, proatividade, comunicação e resolução de conflitos. Pensando nisso, no IFPB, do Campus Santa Rita, na Paraíba, foi desenvolvida uma cultura de representação de turma por meio da liderança formal e eleita, democraticamente, pelas suas respectivas turmas. Para intensificar essa prática, foi ofertada aos estudantes uma Formação sobre Liderança Servidora para os líderes e aspirantes a líderes que estudam no Campus, junto ao acompanhamento dos mesmos ao longo do ano. Na Formação, foi apresentada uma introdução ao conceito de Liderança Servidora, direitos e deveres de um líder servidor no cenário educacional, suas atribuições e um caso real, para eles resolverem de forma criativa e responsável, se colocando na posição de líderes. Dentre as características do papel do líder, foi trabalhada sua importância na resolução de conflitos em sala de aula, escuta ativa, identificação de estudantes afastados e o diálogo assertivo entre o estudante e a comunidade escolar, bem como sua representação dos interesses da turma frente à Direção Geral do Campus. Nestas atribuições, o estudante se enxerga numa posição de responsabilidade em manter a turma em harmonia, em processo pleno de aprendizagem, além de se dispor a ouvi-los e mantê-los em desenvolvimento. O Campus Santa Rita também conta com uma equipe técnica qualificada, composta por professores, psicólogos, psicopedagogos e assistente social para auxiliar nesse suporte.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.