Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

TRAJETÓRIA INCLUSIVA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA VISUAL NO IFRN: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O presente artigo tem como objetivo central apresentar levantamento bibliográfico sobre experiências de inclusão e acessibilidade dos campi Natal-Central e Natal Zona Leste do IFRN. O motivo pelo qual decidimos estudar a temática, é que, uma das pesquisadoras é pessoa com Deficiência Visual (DV) e, em sua trajetória acadêmica, enfrentou dificuldades de adaptação das escolas e professores, sem uma formação suficiente para atender as necessidades educacionais de estudantes com DV. Tal contexto ainda é frequente, dificultando mais o processo de ensino aprendizagem e da própria inclusão. Mas, com o aumento crescente nos últimos anos do número de estudantes com deficiência matriculados nos campi Natal-Central e Zona Leste, também tem aumentado o número de pesquisas e publicações sobre o tema. Além disso, a produção de materiais, adaptações e recursos também são eixos de pesquisa que podem contribuir com a acessibilidade nos vários cursos. Nesse contexto, é essencial analisar as publicações que evidenciam as experiências de docentes e estudantes com DV para propor novos estudos e melhorias no processo de inclusão. Para fundamentação teórica, nos debruçamos sobre autores que tratam de inclusão, acessibilidade e ensino-aprendizagem. Dos resultados encontrados, destacamos quatro trabalhos sobre a inclusão de estudantes com DV nos referidos campus do IFRN. Todos os trabalhos relatam as dificuldades dos docentes na preparação de materiais acessíveis para os estudantes com DV e apresentam os desafios desses alunos na participação em sala de aula e em atividades de algumas áreas mais complexas dos cursos. Apesar dessas limitações, ambos os campi atenderam os estudantes com DV que conseguiram concluir os cursos com êxito. Portanto, entende-se que, o processo de inclusão é contínuo e requer constante aprimoramento com: mais ofertas de capacitação docente, atualização de tecnologias e planejamento adequado.

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