Artigo Anais do V CINTEDI

ANAIS de Evento

ISSN: 2359-2915

ANÁLISE DAS CONDIÇÕES MATRÍCULA, ACESSIBILIDADE E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

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Publicado em 02 de julho de 2024

Resumo

O direito de matrícula de crianças e adolescentes com deficiência na Educação Básica é amplamente reconhecido. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI) de tem como objetivo promover o acesso, a participação e a aprendizagem dos alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação na rede regular de ensino, garantindo dentre outros direitos a acessibilidade urbanística, arquitetônica, nos mobiliários e equipamentos, nos transportes, na comunicação e informação. Diante disto, este trabalho tem como problema de pesquisa: existem barreiras de acessibilidade que dificultam a escolarização de alunos com deficiência? Para responder à pergunta este trabalho tem como objetivo analisar as condições de matrícula e frequência de alunos com deficiência na educação básica considerando as possíveis barreiras de acessibilidade enfrentadas para permanência nas instituições de ensino. Para isso, será realizada uma revisão de literatura na biblioteca virtual de revistas científicas SciELO, no Portal de Periódicos CAPES e na Rede de Revistas Científicas da América Latina e Caribe, Espanha e Portugal (Redalyc) com uso dos descritores educação inclusiva, educação especial, inclusão escolar, acessibilidade, matrícula, frequência e permanência. Após seleção dos artigos, considerando como critérios de inclusão textos que abordem as barreiras de acessibilidade na educação básica, os dados serão analisados com uso do software Iramuteq, por meio de análises estatísticas sobre textos e palavras. Serão utilizadas a análise de Especificidades e Análise Fatorial Confirmatória (AFC), Classificação hierárquica descendente (CHD), Similitude e nuvem de palavras fornecidas pelo software. Espera-se que os resultados da revisão de literatura permitam compreender os conhecimentos que foram construídos na área, bem como os avanços em relação a legislação, recorrências e lacunas de pesquisas já realizadas no Brasil.

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