Artigo Anais XV EBRAPEM

ANAIS de Evento

ISSN: 2237-8444

A Matemática no Ensino Médio: diferentes abordagens do termo contextualização na perspectiva dos PCNEM

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      Gilvane Alves de Oliveira¹\r\n
      Gladys Denise Wielewski²\r\n
      Andréia Dalcin³\r\n
      RESUMO\r\n
      Este artigo visa socializar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “A Matemática no Ensino Médio: diferentes abordagens do termo Contextualização na perspectiva dos PCNEM, desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Buscamos investigar as abordagens do termo contextualização presentes na Matemática do Ensino Médio, na perspectiva dos PCNEM. Embora seja comum o uso da palavra contextualização no discurso dos professores, bem como nos documentos oficiais de ensino, como os PCNEM (2000), por exemplo, defendemos a necessidade de explorar este termo e de estabelecer um estudo teórico acerca desta palavra. Por meio do referencial metodológico denominado por J. B. Thompson de A Hermenêutica de Profundidade (HP) buscamos o respaldo teórico para o desenvolvimento desta pesquisa. A HP compreende três fases relativas à análise das formas simbólicas, a saber, a Análise Sócio-histórica, a Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação. O desenvolvimento dessas fases nos levou a reconstruir as condições sócio-históricas de elaboração dos PCNEM, a “abrir” os discursos, a perceber elementos ideológicos presentes nos PCNEM em relação às abordagens sobre a contextualização, a relacionar contextualização, Matemática e o discurso neoliberal presente nos PCNEM, entre outros. Embora os PCNEM acenem, no texto, para uma contextualização sócio-cultural, a análise aponta que a abordagem predominante nos Parâmetros acerca do termo contextualização na Matemática do Ensino Médio pode estar estreitamente associada a um contexto pragmático, a uma concepção de conhecimento construído na relação teoria e prática, com ênfase no mundo do trabalho numa perspectiva neoliberal. Evidencia-se uma predominância da corrente do pragmatismo que respalda o conceito e a recomendação do termo contextualização nos PCNEM (2000) para a Matemática do Ensino Médio. \r\n
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      Este artigo visa socializar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “A Matemática no Ensino Médio: diferentes abordagens do termo Contextualização na perspectiva dos PCNEM, desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Buscamos investigar as abordagens do termo contextualização presentes na Matemática do Ensino Médio, na perspectiva dos PCNEM. Embora seja comum o uso da palavra contextualização no discurso dos professores, bem como nos documentos oficiais de ensino, como os PCNEM (2000), por exemplo, defendemos a necessidade de explorar este termo e de estabelecer um estudo teórico acerca desta palavra. Por meio do referencial metodológico denominado por J. B. Thompson de A Hermenêutica de Profundidade (HP) buscamos o respaldo teórico para o desenvolvimento desta pesquisa. A HP compreende três fases relativas à análise das formas simbólicas, a saber, a Análise Sócio-histórica, a Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação. O desenvolvimento dessas fases nos levou a reconstruir as condições sócio-históricas de elaboração dos PCNEM, a “abrir” os discursos, a perceber elementos ideológicos presentes nos PCNEM em relação às abordagens sobre a contextualização, a relacionar contextualização, Matemática e o discurso neoliberal presente nos PCNEM, entre outros. Embora os PCNEM acenem, no texto, para uma contextualização sócio-cultural, a análise aponta que a abordagem predominante nos Parâmetros acerca do termo contextualização na Matemática do Ensino Médio pode estar estreitamente associada a um contexto pragmático, a uma concepção de conhecimento construído na relação teoria e prática, com ênfase no mundo do trabalho numa perspectiva neoliberal. Evidencia-se uma predominância da corrente do pragmatismo que respalda o conceito e a recomendação do termo contextualização nos PCNEM (2000) para a Matemática do Ensino Médio. \r\n
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Publicado em 06 de novembro de 2011

Resumo

A Matemática no Ensino Médio: diferentes Abordagens do Termo Contextualização na Perspectiva dos PCNEM Gilvane Alves de Oliveira¹ Gladys Denise Wielewski² Andréia Dalcin³ RESUMO Este artigo visa socializar os resultados da pesquisa de mestrado intitulada “A Matemática no Ensino Médio: diferentes abordagens do termo Contextualização na perspectiva dos PCNEM, desenvolvida junto ao Programa de Pós Graduação em Educação, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), na linha de Pesquisa Educação em Ciências e Matemática. Buscamos investigar as abordagens do termo contextualização presentes na Matemática do Ensino Médio, na perspectiva dos PCNEM. Embora seja comum o uso da palavra contextualização no discurso dos professores, bem como nos documentos oficiais de ensino, como os PCNEM (2000), por exemplo, defendemos a necessidade de explorar este termo e de estabelecer um estudo teórico acerca desta palavra. Por meio do referencial metodológico denominado por J. B. Thompson de A Hermenêutica de Profundidade (HP) buscamos o respaldo teórico para o desenvolvimento desta pesquisa. A HP compreende três fases relativas à análise das formas simbólicas, a saber, a Análise Sócio-histórica, a Análise Formal ou Discursiva e a Interpretação/Reinterpretação. O desenvolvimento dessas fases nos levou a reconstruir as condições sócio-históricas de elaboração dos PCNEM, a “abrir” os discursos, a perceber elementos ideológicos presentes nos PCNEM em relação às abordagens sobre a contextualização, a relacionar contextualização, Matemática e o discurso neoliberal presente nos PCNEM, entre outros. Embora os PCNEM acenem, no texto, para uma contextualização sócio-cultural, a análise aponta que a abordagem predominante nos Parâmetros acerca do termo contextualização na Matemática do Ensino Médio pode estar estreitamente associada a um contexto pragmático, a uma concepção de conhecimento construído na relação teoria e prática, com ênfase no mundo do trabalho numa perspectiva neoliberal. Evidencia-se uma predominância da corrente do pragmatismo que respalda o conceito e a recomendação do termo contextualização nos PCNEM (2000) para a Matemática do Ensino Médio. PALAVRAS-CHAVE: Matemática; Contextualização; Ensino Médio; PCNEM

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