O presente relato faz uma reflexão a partir das experiências vivenciadas em uma oficina no IFPB Campus Cajazeiras que teve como enfoque o trabalho e a produção de materiais lúdicos a partir de estudos em trigonometria, objetivando, assim, desenvolver as potencialidades no âmbito do ensino e da aprendizagem do conteúdo abordado. A oficina foi realizada com alunos do Curso de Licenciatura em Matemática do Campus Cajazeiras. A referida teve o seguinte itinerário: a) Revisão geral sobre o assunto de trigonometria; b) Confecção de circunferências trigonométricas em MDF com aplicação para os arcos múltiplos de 30° e 45° graus na intersecção da circunferência; c) Confecção de jogos de cartas e dominós, utilizando-se as razões trigonométricas de seno, cosseno, tangente, cotangente, secante, cossecante. Este relato tem sua relevância não só por trazer à tona as experiências de confecção de materiais lúdicos em matemática, mas também, por proporcionar uma construção coletiva e prazerosa do conhecimento.