Artigo Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1

E-books

ISBN: 978-65-86901-93-1

USOS DE GESTOS DE MÃO ABERTA COM PALMA PARA CIMA EM CONTEXTOS DO PORTUGÊS BRASILEIRO QUE EVOCAM UM SENTIDO NEGATIVO: UMA ABORDAGEM COGNITIVA E MULTIMODAL

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) Simpósio Temático 09: Linguagem e Cognição
"2023-01-27 11:17:43" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 92171
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 149
    "titulo" => "USOS DE GESTOS DE MÃO ABERTA COM PALMA PARA CIMA EM CONTEXTOS DO PORTUGÊS BRASILEIRO QUE EVOCAM UM SENTIDO NEGATIVO: UMA ABORDAGEM COGNITIVA E MULTIMODAL"
    "resumo" => "A relação entre os Estudos de Gesto e a Linguística Cognitiva vem sendo amplamente discutida, por se tratar de uma relação produtiva, tanto do ponto de vista teórico quanto do metodológico. Nesse sentido, os gestos de mão aberta palma para cima (Palm Up Open Hand - PUOH) são caracterizados pela palma da mão aberta voltada para cima e com os dedos estendidos e por um movimento descendente ou com torção dos pulsos. Os gestos que demonstram essas propriedades de forma e movimento são muito utilizados para apresentar um objeto abstrato e discursivo como uma entidade concreta e visível, convidando os participantes a se engajarem em uma perspectiva compartilhada sobre esse objeto. Desse modo, este trabalho investiga os gestos de mão aberta palma para cima produzidos em contextos comunicativos do Português Brasileiro (PB) nos quais um sentido negativo é evocado. Para isso, selecionamos duas ocorrências desses gestos em contextos comunicativos do PB. Para analisar os dados, utilizamos o Métodos de Análise Gestual (MGA), método que compreende a multimodalidade do uso da linguagem como um processo dinâmico que ocorre em diferentes escalas de tempo. Em termos de resultados preliminares, argumentamos que, juntamente com as formas e funções gestuais já documentadas para essa Família Gestual por outros pesquisadores, o gesto de mão aberta palma para cima também pode funcionar como um gesto de negação no Português Brasileiro, especialmente quando coocorre com declarações negativas absolutas e em contextos nos quais o falante demonstra uma incapacidade de intervir em uma situação, evocando, cognitiva e linguisticamente, os temas semânticos de não-intervenção e de ausência de conhecimento ou capacidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 09: Linguagem e Cognição"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID149_TB31_24112022091045.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FABIANE GRAÇA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GRAÇA"
    "autor_email" => "biafgss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 92171
    "edicao_id" => 308
    "trabalho_id" => 31
    "inscrito_id" => 149
    "titulo" => "USOS DE GESTOS DE MÃO ABERTA COM PALMA PARA CIMA EM CONTEXTOS DO PORTUGÊS BRASILEIRO QUE EVOCAM UM SENTIDO NEGATIVO: UMA ABORDAGEM COGNITIVA E MULTIMODAL"
    "resumo" => "A relação entre os Estudos de Gesto e a Linguística Cognitiva vem sendo amplamente discutida, por se tratar de uma relação produtiva, tanto do ponto de vista teórico quanto do metodológico. Nesse sentido, os gestos de mão aberta palma para cima (Palm Up Open Hand - PUOH) são caracterizados pela palma da mão aberta voltada para cima e com os dedos estendidos e por um movimento descendente ou com torção dos pulsos. Os gestos que demonstram essas propriedades de forma e movimento são muito utilizados para apresentar um objeto abstrato e discursivo como uma entidade concreta e visível, convidando os participantes a se engajarem em uma perspectiva compartilhada sobre esse objeto. Desse modo, este trabalho investiga os gestos de mão aberta palma para cima produzidos em contextos comunicativos do Português Brasileiro (PB) nos quais um sentido negativo é evocado. Para isso, selecionamos duas ocorrências desses gestos em contextos comunicativos do PB. Para analisar os dados, utilizamos o Métodos de Análise Gestual (MGA), método que compreende a multimodalidade do uso da linguagem como um processo dinâmico que ocorre em diferentes escalas de tempo. Em termos de resultados preliminares, argumentamos que, juntamente com as formas e funções gestuais já documentadas para essa Família Gestual por outros pesquisadores, o gesto de mão aberta palma para cima também pode funcionar como um gesto de negação no Português Brasileiro, especialmente quando coocorre com declarações negativas absolutas e em contextos nos quais o falante demonstra uma incapacidade de intervir em uma situação, evocando, cognitiva e linguisticamente, os temas semânticos de não-intervenção e de ausência de conhecimento ou capacidade."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "Simpósio Temático 09: Linguagem e Cognição"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV182_MD1_ID149_TB31_24112022091045.pdf"
    "created_at" => "2023-02-17 09:13:18"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BEATRIZ FABIANE GRAÇA SANTOS"
    "autor_nome_curto" => "BEATRIZ GRAÇA"
    "autor_email" => "biafgss@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
    "edicao_nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
    "edicao_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
    "edicao_ano" => 2023
    "edicao_pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2023-01-27 11:17:43"
    "publicacao_id" => 71
    "publicacao_nome" => "E-book CONEIL"
    "publicacao_codigo" => null
    "tipo_codigo_id" => 2
    "tipo_codigo_nome" => "ISBN"
    "tipo_publicacao_id" => 2
    "tipo_publicacao_nome" => "E-books"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: array:1 [
    "fkEdicao" => App\Base\Administrativo\Model\Edicao {#1860
      #connection: "mysql"
      +table: "edicao"
      #primaryKey: "id"
      #keyType: "int"
      +incrementing: true
      #with: []
      #withCount: []
      +preventsLazyLoading: false
      #perPage: 15
      +exists: true
      +wasRecentlyCreated: false
      #escapeWhenCastingToString: false
      #attributes: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #original: array:24 [
        "id" => 308
        "publicacao_id" => 71
        "volume" => 1
        "numero" => 1
        "url" => "estudos-interdisciplinares-da-linguagem-e-ensino---volume-1"
        "nome" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
        "nome_evento" => "II CONGRESSO NACIONAL EM ESTUDOS INTERDISCIPLINARES DA LINGUAGEM"
        "descricao" => """
          A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
          <br />\r\n
          Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
          Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
          <br />\r\n
          Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
          Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
          Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
          """
        "pasta" => "ebooks/coneil/2022/ebook1"
        "logo" => null
        "capa" => "63ef67a65e42e_17022023084022.jpg"
        "timbrado" => "63d3dd076feac_27012023111743.jpg"
        "periodicidade" => "Bienal"
        "idiomas" => "Português"
        "pais" => "Brasil"
        "inicio_evento" => "2022-11-16"
        "final_evento" => "2022-11-18"
        "ano_publicacao" => 2023
        "data_publicacao" => null
        "autor_corporativo" => "Realize Eventos Científicos & Editora"
        "visualizar_artigo" => 1
        "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
        "updated_at" => "2023-02-17 10:20:34"
        "ativo" => 1
      ]
      #changes: []
      #casts: array:24 [
        "id" => "integer"
        "publicacao_id" => "integer"
        "volume" => "integer"
        "numero" => "integer"
        "url" => "string"
        "nome" => "string"
        "nome_evento" => "string"
        "descricao" => "string"
        "pasta" => "string"
        "logo" => "string"
        "capa" => "string"
        "timbrado" => "string"
        "periodicidade" => "string"
        "idiomas" => "string"
        "pais" => "string"
        "inicio_evento" => "date"
        "final_evento" => "date"
        "ano_publicacao" => "integer"
        "data_publicacao" => "date"
        "autor_corporativo" => "string"
        "visualizar_artigo" => "boolean"
        "created_at" => "datetime"
        "updated_at" => "datetime"
        "ativo" => "boolean"
      ]
      #classCastCache: []
      #attributeCastCache: []
      #dates: []
      #dateFormat: null
      #appends: []
      #dispatchesEvents: []
      #observables: []
      #relations: array:1 [
        "fkEdicaoEbook" => Illuminate\Database\Eloquent\Collection {#1864
          #items: array:1 [
            0 => App\Base\Administrativo\Model\EdicaoEbook {#1857
              #connection: "mysql"
              +table: "edicao_ebook"
              #primaryKey: "id"
              #keyType: "int"
              +incrementing: true
              #with: []
              #withCount: []
              +preventsLazyLoading: false
              #perPage: 15
              +exists: true
              +wasRecentlyCreated: false
              #escapeWhenCastingToString: false
              #attributes: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #original: array:16 [
                "id" => 194
                "edicao_id" => 308
                "codigo" => "978-65-86901-93-1"
                "capa" => "63ef67a6614f1_17022023084022.jpg"
                "titulo" => "Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino - Volume 1"
                "prefacio" => """
                  A linguagem &eacute;, como diria Saussure, um cavaleiro de diferentes dom&iacute;nios, sobretudo em fun&ccedil;&atilde;o de sua natureza multiforme e heter&oacute;clita. Por isso mesmo, cada vez mais, o campo de estudos da linguagem tem se mostrado fecundo para discuss&otilde;es inter, multi e transdisciplinares. No momento em que as diferentes &aacute;reas do conhecimento se deparam com quest&otilde;es e fen&ocirc;menos de natureza interdisciplinar e com diferentes graus de complexidade, o pesquisador se v&ecirc; obrigado a sair do enclausuramento te&oacute;rico-metodol&oacute;gico em que comumente est&atilde;o assentadas as disciplinas para dialogar com outros campos e buscar uma compreens&atilde;o mais hol&iacute;stica dessas quest&otilde;es. No terreno dos estudos da linguagem, a quest&atilde;o n&atilde;o &eacute; diferente. Cada vez mais, o di&aacute;logo com diferentes &aacute;reas figura como uma necessidade irremedi&aacute;vel, demandando, por isso mesmo, a formula&ccedil;&atilde;o de princ&iacute;pios, que ir&atilde;o nortear o lan&ccedil;amento de bases para o desenvolvimento de novos estudos. Nesse sentido, o Volume 1 do livro Estudos Interdisciplinares da Linguagem e Ensino re&uacute;ne trabalhos com perspectivas heterog&ecirc;neas, com pesquisas e propostas de discuss&otilde;es bastante diversificadas, que tratam desde tem&aacute;ticas ligadas &agrave; aquisi&ccedil;&atilde;o da linguagem at&eacute; abordagens voltadas ao ensino de l&iacute;ngua. No plano te&oacute;rico-metodol&oacute;gico, a partir de di&aacute;logos com diferentes &aacute;reas, muitos trabalhos buscam examinar quest&otilde;es e fen&ocirc;menos com o intuito de redimensionar a fortuna cr&iacute;tica j&aacute; sedimentada em alguns campos do conhecimento. No plano do ensino, al&eacute;m de analisar implica&ccedil;&otilde;es do aparato te&oacute;rico formado no interior da Lingu&iacute;stica, os trabalhos tamb&eacute;m apresentam um car&aacute;ter propositivo, apresentando ideias e abordagens metodol&oacute;gicas a serem exploradas no ensino de l&iacute;ngua. Por isso, o livro oferece ao leitor um itiner&aacute;rio diversificado a partir do contato com discuss&otilde;es atuais no campo dos estudos da linguagem, com &ecirc;nfase para quest&otilde;es que trazem &agrave; tona a heterogeneidade da linguagem e demandam o di&aacute;logo com outros campos, sem deixar que o objeto de investiga&ccedil;&atilde;o seja dilu&iacute;do. Em outros termos, os cap&iacute;tulos apresentados trazem resultados de pesquisas e propostas de abordagens para o ensino a partir de olhares interdisciplinares, que estabelecem rela&ccedil;&otilde;es sem planificar diferen&ccedil;as. Uma proposta ambiciosa, cujos alcances podem ser avaliados pelo leitor.&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Coordenador do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Professora Adjunta da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)&nbsp;<br />\r\n
                  <br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior<br />\r\n
                  Professor Adjunto da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)<br />\r\n
                  Docente do Programa de P&oacute;s-gradua&ccedil;&atilde;o em Estudos da Linguagem (PROGEL/UFRPE)
                  """
                "apresentacao" => null
                "organizadores" => """
                  Natanael Duarte de Azevedo<br />\r\n
                  Renata Barbosa Vicente<br />\r\n
                  Jos&eacute; Tem&iacute;stocles Ferreira J&uacute;nior
                  """
                "conselho_editorial" => """
                  ALEXSANDRO DOS SANTOS MACHADO (UFRPE)<br />\r\n
                  ALFREDO CORDIVIOLA (UFPE)<br />\r\n
                  BRENDA CARLOS DE ANDRADE (UFRPE)<br />\r\n
                  CARLOS EDUARDO SOARES DA CRUZ (UERJ)<br />\r\n
                  CLAUDIA ROBERTA TAVARES SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  CLEBER ALVES ATA&Iacute;DE (UFRPE)<br />\r\n
                  DOROTHY BEZERRA SILVA DE BRITO (UFRPE)<br />\r\n
                  I&Ecirc;DO DE OLIVEIRA PAES (UFRPE)<br />\r\n
                  IRAN FERREIRA DE MELO (UFRPE)<br />\r\n
                  ISABELA BARBOSA DO R&Ecirc;GO BARROS (UNICAP)<br />\r\n
                  IVANDA MARIA MARTINS SILVA (UFRPE)<br />\r\n
                  JO&Atilde;O BATISTA PEREIRA (UFRPE)<br />\r\n
                  JOS&Eacute; TEM&Iacute;STOCLES FERREIRA J&Uacute;NIOR (UFRPE)<br />\r\n
                  LEONARDO LENNERTZ MARCOTULIO (UFRJ)<br />\r\n
                  MARCELA MOURA TORRES PAIM (UFRPE)<br />\r\n
                  MARIA C&Eacute;LIA LIMA-HERNANDES (USP)<br />\r\n
                  MARIANNE CARVALHO BEZERRA CAVALCANTE (UFPB)<br />\r\n
                  NATANAEL DUARTE DE AZEVEDO (UFRPE)<br />\r\n
                  PAULO HENRIQUE DUQUE (UFRN)<br />\r\n
                  REBECA LINS SIM&Otilde;ES DE OLIVEIRA (UPE)<br />\r\n
                  RENATA BARBOSA VICENTE (UFRPE)<br />\r\n
                  SILVANA SILVA DE FARIAS ARA&Uacute;JO (UEFS)<br />\r\n
                  SILVIA RODRIGUES VIEIRA (UFRJ)<br />\r\n
                  VALDIR DO NASCIMENTO FLORES (UFRGS)<br />\r\n
                  VAL&Eacute;RIA SEVERINA GOMES (UFRPE)<br />\r\n
                  VICENTINA MARIA RAMIRES BORBA (UFRPE)
                  """
                "ficha_catalografica" => "63ef67a6620bd_17022023084022.pdf"
                "arquivo" => "17022023102158-ESTUDOS-INTERDISCIPLINARES-DA-LINGUAGEM-E-ENSINO--.pdf"
                "arquivo_alterado" => 1
                "ano_publicacao" => 2023
                "created_at" => "2023-01-27 11:17:43"
                "updated_at" => "2023-02-17 10:21:58"
                "ativo" => 1
              ]
              #changes: []
              #casts: array:16 [
                "id" => "integer"
                "edicao_id" => "integer"
                "codigo" => "string"
                "capa" => "string"
                "titulo" => "string"
                "prefacio" => "string"
                "apresentacao" => "string"
                "organizadores" => "string"
                "conselho_editorial" => "string"
                "ficha_catalografica" => "string"
                "arquivo" => "string"
                "arquivo_alterado" => "boolean"
                "ano_publicacao" => "integer"
                "created_at" => "datetime"
                "updated_at" => "datetime"
                "ativo" => "boolean"
              ]
              #classCastCache: []
              #attributeCastCache: []
              #dates: []
              #dateFormat: null
              #appends: []
              #dispatchesEvents: []
              #observables: []
              #relations: []
              #touches: []
              +timestamps: false
              #hidden: []
              #visible: []
              +fillable: array:16 [
                0 => "edicao_id"
                1 => "codigo"
                2 => "capa"
                3 => "titulo"
                4 => "descricao"
                5 => "prefacio"
                6 => "apresentacao"
                7 => "organizadores"
                8 => "conselho_editorial"
                9 => "ficha_catalografica"
                10 => "arquivo"
                11 => "arquivo_alterado"
                12 => "ano_publicacao"
                13 => "created_at"
                14 => "updated_at"
                15 => "ativo"
              ]
              #guarded: array:1 [
                0 => "*"
              ]
            }
          ]
          #escapeWhenCastingToString: false
        }
      ]
      #touches: []
      +timestamps: false
      #hidden: []
      #visible: []
      +fillable: array:23 [
        0 => "publicacao_id"
        1 => "volume"
        2 => "numero"
        3 => "url"
        4 => "nome"
        5 => "nome_evento"
        6 => "descricao"
        7 => "pasta"
        8 => "logo"
        9 => "capa"
        10 => "timbrado"
        11 => "periodicidade"
        12 => "idiomas"
        13 => "pais"
        14 => "inicio_evento"
        15 => "final_evento"
        16 => "ano_publicacao"
        17 => "data_publicacao"
        18 => "autor_corporativo"
        19 => "visualizar_artigo"
        20 => "created_at"
        21 => "updated_at"
        22 => "ativo"
      ]
      #guarded: array:1 [
        0 => "*"
      ]
      -periocidade: array:10 [
        0 => "Diária"
        1 => "Semanal"
        2 => "Quinzenal"
        3 => "Mensal"
        4 => "Bimestral"
        5 => "Trimestral"
        6 => "Semestral"
        7 => "Anual"
        8 => "Bienal"
        9 => "Trienal"
      ]
      -idioma: array:3 [
        0 => "Português"
        1 => "Inglês"
        2 => "Espanhol"
      ]
    }
  ]
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 27 de janeiro de 2023

Resumo

A relação entre os Estudos de Gesto e a Linguística Cognitiva vem sendo amplamente discutida, por se tratar de uma relação produtiva, tanto do ponto de vista teórico quanto do metodológico. Nesse sentido, os gestos de mão aberta palma para cima (Palm Up Open Hand - PUOH) são caracterizados pela palma da mão aberta voltada para cima e com os dedos estendidos e por um movimento descendente ou com torção dos pulsos. Os gestos que demonstram essas propriedades de forma e movimento são muito utilizados para apresentar um objeto abstrato e discursivo como uma entidade concreta e visível, convidando os participantes a se engajarem em uma perspectiva compartilhada sobre esse objeto. Desse modo, este trabalho investiga os gestos de mão aberta palma para cima produzidos em contextos comunicativos do Português Brasileiro (PB) nos quais um sentido negativo é evocado. Para isso, selecionamos duas ocorrências desses gestos em contextos comunicativos do PB. Para analisar os dados, utilizamos o Métodos de Análise Gestual (MGA), método que compreende a multimodalidade do uso da linguagem como um processo dinâmico que ocorre em diferentes escalas de tempo. Em termos de resultados preliminares, argumentamos que, juntamente com as formas e funções gestuais já documentadas para essa Família Gestual por outros pesquisadores, o gesto de mão aberta palma para cima também pode funcionar como um gesto de negação no Português Brasileiro, especialmente quando coocorre com declarações negativas absolutas e em contextos nos quais o falante demonstra uma incapacidade de intervir em uma situação, evocando, cognitiva e linguisticamente, os temas semânticos de não-intervenção e de ausência de conhecimento ou capacidade.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.