O intuito desta pesquisa é analisar a práxis pedagógica, através de relato de experiência de tutoria - Anos Iniciais do Ensino Fundamental, em ação desenvolvida no decorrer da primeira etapa do Projeto #borAgir que tem como um dos pilares, a recomposição de aprendizagens dos estudantes, integrantes da Rede Municipal de Educação e Juventude (SEDUC) Juazeiro – BA, durante o segundo semestre letivo de 2022. A Alfabetização e o Letramento das crianças diagnosticadas para participar desta ação, nesse sentido, fez-se urgente na garantia deste direito e consequentemente, o desenvolvimento de outras importantes habilidades, considerando a idade e ano/série de cada educando partícipe deste processo de ensino e aprendizagem. Escuta, Ludicidade e contextualização, foram pontos de partida para a práxis pedagógica ancorada na oralidade, leitura e escrita, de maneira a fazer sentido e proporcionar uma aprendizagem significativa ao público envolvido. O referencial teórico-metodológico fundamentou-se no pensamento de Soares (2022), Ferreiro (1999), Gontijo e Macedo (2017), Plano Municipal de Educação de Juazeiro – BA (2015), Piccoli (2012), Mortatti (2021), Magalhães (2022) dentre outros importantes pesquisadores da área da Alfabetização, Políticas Públicas, Formação de Professores e Práticas Pedagógicas. Através do diário de bordo, constitui-se as escrevivências do relato de experiência. O trabalho busca nessa relação dialógica, aprofundar conhecimentos e coroborar no movimento da ação-reflexão-ação, para futuras pesquisas sobre o assunto, na garantia do direito a alfabetização e letramento do público envolvido e da necessária e importante Formação Continuada de Professores, que fortalece a prática docente e impulsiona à melhores condições de vida.