O projeto “Mitos, lendas e histórias da Costa Branca Potiguar” foi desenvolvido no âmbito da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura II, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – Campus Macau, com quatro turmas de segundo ano do ensino técnico integrado dos Cursos de Química, Informática e Recursos Pesqueiros, totalizando 160 alunos participantes. Partindo dos estudos de letramento, mais especificamente, letramento literário (PAULINO & COSSON, 2009), multiletramentos (ROJO, 2009) e letramento comunitário (SANTOS, 2020), o objetivo da proposta foi realizar uma aproximação entre escola-família-comunidade por meio de práticas de letramento – fala, leitura e escrita, ao resgatar as histórias e memórias de locais onde os alunos residem – Macau, Guamaré, Diogo Lopes, Porto do Mangue, Barreiras, entre outras. Essa seleção gerou 28 (vinte e oito) mitos e lendas a serem trabalhados como enfoque. Assim, o projeto seguiu para uma etapa de escrita colaborativa, na qual os discentes atuaram como protagonistas, se dividindo entre funções de recorte e revisão de textos, produção de desenhos, criação de capa e materiais de divulgação, organização do design do material e produção de encenações e making of em formato de vídeo. Como produto, os discentes produziram textos literários e artísticos para expor esses conhecimentos culturais no formato de mitos, lendas e histórias, que foram compilados em um e-book disponível no repositório institucional do IFRN: https://memoria.ifrn.edu.br/handle/1044/1703. Nessa perspectiva, a literatura assume um papel de instrumento de poder e inclusão social, despertando no aluno a vivência da experiência da leitura e da escrita literária e seu caráter humanizador.