Os insetos geralmente são vistos como pragas e associados a sentimentos ruins, uma vez que esses se apresentam como vetores de doenças, comprometem a agricultura e estão presentes em áreas urbanas causando certos incômodos, porém muitos animais pertencentes a esse grupo trazem benefícios aos seres humanos, como os que estão envolvidos no processo de produção de mel e outros insumos, a polinização vegetal, além da reciclagem de detritos orgânicos. Portanto, os insetos se demonstram importantes para a manutenção do ecossistema, sendo necessários para o equilíbrio biológico. Diante desse contexto, este trabalho teve por objetivo analisar a percepção de estudantes do ensino fundamental acerca dos insetos, a fim de obter conhecimentos locais, representação de exemplares, percepção sobre a importância e sentimentos relacionados a esse grupo. No geral, os participantes apresentaram conceitos e definições para a classe de insetos que se relacionam com a literatura, demonstrando certa relação com os mesmos em seu cotidiano, apesar de parte dos participantes (12,2%) demonstrarem não ter um conceito definido sobre esses animais. Sobre os sentimentos relacionados aos insetos, (43,9%) os demarcaram como animais ruins apresentando como justificativa o fato desses seres estarem relacionados a doenças ou incômodo cotidiano. Porém, também foram encontradas percepções positivas (22%) relacionando os insetos à produção de insumos, demarcando a importância destes para a vida de outros animais e do equilíbrio do ecossistema. Assim, ressalta-se que é importante que os docentes trabalhem a percepção associada aos conhecimentos teóricos no ensino dos insetos, para que possam identificar conceitos errôneos acerca desses grupos de animais e desconstruí-los. Ainda vale salientar o uso de modelos de aulas práticas na sequência didática, explorando a biodiversidade local, sendo essa uma estratégia eficaz na concretização ou contestação do pensamento imagético pré-estabelecido pelos alunos.