Em 2020, a pandemia de COVID-19 se espalhou por todo o mundo, gerando impactos sociais, econômicos, culturais e políticos. Na área da Educação, houve um grande desafio para se adequar a esta nova realidade, possibilitando maior adoção do ensino híbrido. Moran destaca que as metodologias ativas são estratégias de ensino em que os alunos participam ativamente do processo de aprendizagem, o que pode contribuir muito em um cenário como este. Dentre as várias metodologias ativas existentes, a Instrução por Pares e a Sala de Aula Invertida têm apresentado ótimos resultados, gerando efeitos positivos no aprendizado dos alunos e possibilitando maior grau de comprometimento e motivação, conforme sugerem Mazur, Bergmann e Sams. Portanto, torna-se essencial avaliar a utilização destas metodologias do ponto de vista dos estudantes. Este estudo possibilitou compreender a percepção dos alunos com relação às práticas adotadas em uma disciplina do Curso de Graduação em Engenharia Mecânica do Instituto Federal Sul-rio-grandense, campus Sapucaia do Sul, trazendo uma revisão de literatura e a metodologia utilizada. Foi identificado que a abordagem utilizada em sala de aula possibilitou o maior comprometimento dos estudantes, que participaram mais ativamente das aulas, gerando uma grande satisfação e motivação com a disciplina. Além disso, verificou-se que foi desenvolvida uma boa relação aluno-professor, primordial para a mudança do aluno protagonista em seu processo de construção do conhecimento.