A Pedagogia possui possibilidades formativas e uma visão generalista de diferentes áreas, quando se fala em conhecimento científico e praticas experimental, necessariamente se abre a necessidade de integração entre vários fatores como: concepções dos professores, características dos alunos e condições físicas onde há processos ensino¬ aprendizagem. Para Paulo Freire (1989) Pensar o acesso das crianças à cultura científica envolve proporcionar subsídios para que elas explorem e construam o conhecimento a partir da maior riqueza que o ensino de Ciências pode ofertar aos pequenos, que é a prática da pesquisa. A fragmentação dos conteúdos, sem uma interligação definida, dificulta para os discentes uma maneira de sintetizar e dar coerência ao conjunto, tornando ¬se difícil à visualização dos processos pedagógicos. Objetivou¬ se com este trabalho contribuir para a formação dos alunos do curso de Pedagogia da FACEP como também auxiliar no melhoramento das aulas da rede pública de ensino no município de Pau dos Ferros RN, tentado uma melhor integração dos conteúdos teóricos e práticos das aulas Ciências, desenvolvendo assim as habilidades de pesquisas e ensino, buscando a aprendizagem significativa dos alunos.