Na perspectiva do Ensino de Ciências e Biologia através de metodologias ativas e práticas que tornem os conteúdos científicos mais interessantes e significativos no foco da aprendizagem, a utilização de Espaços Não Formais de ensino se revelam como uma oportunidade pedagógica oportuna para a Educação Científica. Assim, o trabalho objetiva divulgar o Geossítio Riacho do Meio, localizado na cidade de Barbalha, a 7km da zona urbana da cidade, na CE- 060, no estado do Ceará como um espaço não escolar apropriado para o Ensino de Ciências e Biologia. Faz parte de um projeto de pesquisa e extensão desenvolvido com licenciandos do Curso de Ciências Biológicas, dentro da disciplina Educação em Ciências Biológicas da Universidade Regional do Cariri – URCA, campus Pimenta. A pesquisa descreve-se como exploratória e qualitativa, ocorrida no ano de 2021 a 2022. Na metodologia além dos estudos teóricos, encontram-se através de registros fotográficos, visitas ao local para observação do espaço, logística de tranporte, análise de práticas didáticas e metodológicas correlacionadas com os norteamentos educacionais atuais para identificar seu potencial a fim de desenvolver Educação Científica e indicações didáticas para aulas no espaço. Encontrou-se excelente potencial relacionado ao Ensino de Ciências e Biologia, no qual se destaca a importância da flora nativa, espécie endêmica como Soldadinho-do-Araripe que representa o papel de bioindicador ambiental, aspectos geológicos, ecológicos, socioeconômicos e culturais adequados para as aulas do ensino fundamental e médio. Considera-se que, o Geossítio Riacho do Meio como Espaço Não Formal de Ensino contribui para a Educação Científica a partir de diversos conteúdos que podem ser trabalhados por meio de ensino diferenciado numa perspectiva de aprendizagem autônoma, ativa e significativa.