Os recursos tecnológicos desenvolvidos com variadas funções e objetivos facilitam o desenvolvimento de diversas atividades humanas, sejam estas no âmbito pessoal (cotidiano familiar) ou empregatício (inserção nos diferentes ambientes de trabalho). Diante desta realidade, diferentes setores da sociedade contemporânea encontram-se interligados e mantendo uma relação de interdependência e apropriação dos diversos recursos tecnológicos desenvolvidos e oferecidos atualmente. Nesse viés as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação dão suporte na construção de recursos digitais pedagógicos para o ensino, como exemplo, os Objetos Virtuais de Aprendizagem (OVAs) desenvolvidos com finalidades pedagógicas para apoiar professores e alunos na construção do conhecimento. Para produzir os próprios OVAs os docentes podem utilizar vários softwares de autoria livres, de uso intuitivo e fácil linguagem de acesso, como o Hot Potatoes escolhido para ser apresentado nesta pesquisa. Diante disto, o objetivo desse resumo é apresentar o Hot Potatoes como software de autoria para construção de OVA. Trata-se de uma pesquisa de cunho bibliográfico com dados descritivos (GIL, 2010). A interface do Hot Potatoes é formada com cinco ferramentas: JCloze, JQuiz, JCross, JMatch e JMix e a função The Master que agrupa até três OVAs, criadas nas cinco ferramentas, em uma única unidade didática o que facilita o acesso por parte do usuário numa mesma interface. As cinco ferramentas apresentam funcionalidades diferentes e de fácil acesso que possibilitam o desenvolvimento de diversos OVAs a depender do objetivo pedagógico e da criatividade do professor.