Esse texto discorre sobre o recorte de uma proposta de pesquisa em desenvolvimento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal da Grande Dourados. Inspirados em alguns conceitos de Michel Foucault, tais como: relações saber-poder e governamentalidade, o presente estudo tem por objetivo analisar e descrever a forma como o tempo afeta o autor de livros didáticos de Matemática, ou seja, quais os possíveis efeitos do tempo sobre sua vida, e de que forma este é constituído em um sujeito-autor. Para tanto, propomos uma pesquisa qualitativa e de inspiração metodológica cartográfica, conforme proposto por Kastrup, a qual se caracteriza por não possuir rotas e caminhos fixos ou pré-estabelecidos, contrariamente, o caminho é construído à medida em que caminhamos. O material empírico para produção de dados é composto de entrevistas semi-estruturadas com renomados autores do campo da produção de livros didáticos de Matemática. Com base nas obras foucaultianas, é possível observar os efeitos das relações de poder atuando e operando neste contexto, culminando em um poder disciplinar em diferentes setores dessa produção, cuja necessidade é a de produzir um livro vendável/rentável. Assim sendo, uma possível conclusão seja de que o tempo atua modificando as práticas dos sujeitos de acordo com os prazos previstos em editais. Da mesma forma, faz com que novas demandas ganhem espaço na produção didática, fazendo com que discursos sejam incorporados aos livros. Tal fato exige “novos” autores, adaptados e adaptáveis a cada novo movimento na maquinaria de produção didática, constituindo sujeitos-autores maleáveis, ajustados ao tempo. Diante disso, espera-se que tal pesquisa contribua na ampliação de debates acerca do modo como o tempo molda o autor de livro didático, bem como contribuir para o avanço teórico do âmbito em questão.