A contação de histórias por muito tempo serviu como recurso de comunicação e a absorção da cultura entre os povos. Ao passar dos anos, foi percebido que ao contar histórias, o ouvinte desperta a imaginação, as emoções e percepções como valores morais e sociais. Hoje em dia, a contação de história é um recurso necessário no fazer pedagógico do professor de educação infantil. Nessa perspectiva o objetivo deste trabalho é investigar quais ações pedagógicas os professores da Educação Infantil da rede pública municipal de Educação da Cidade de São Raimundo no Piauí priorizam para desenvolver as habilidades e o gosto pela leitura literária nas crianças. Foi utilizada uma abordagem metodológica de natureza qualitativa descritiva como técnica de coleta de dados utilizando calendário com perguntas semiestruturadas. Tendo como fortuna crítica Cosson (2021), Lerner (2002), Holtz e Daros (2013). Foi possível constatar que os professores incorporam no planejamento semanal ações que contempla a leitura literária como eixo norteador das outras atividades. Para apresentação de tais leituras, utilizam vários recursos didáticos para apoiar essas apresentações dentre eles a contação de histórias. Eles consideram que as histórias são recursos que auxiliam a criança no desenvolvimento da oralidade, imaginação, criatividade bem como, a percepção da empatia e sensibilidades apresentada nas características dos personagens.