A presente pesquisa tem como objetivo apresentar o desenvolvimento e aplicação de um jogo como método de iniciação da Alfabetização na Educação Infantil. Para a realização deste estudo, utilizou-se como procedimento metodológico a pesquisa exploratória e qualitativa, pautada em uma pesquisa-ação. Além disso, esse estudo baseia-se em livros, artigos com objetivo de realizar um levantamento bibliográfico sobre os jogos digitais e o papel e sua importância de promover um ensino atrativo, dinâmico e significativo na aprendizagem. A pesquisa foi embasada pelos os autores Paulo Freire (1992), Almeida (1998), Petry L. (2016), Santos (2020), Albuquerque et al (2021), entre outros. O estudo discute o papel do jogo digital na Educação Infantil, a partir da sua criação e a sua prática no processo de ensino- aprendizagem das vogais e as consoantes de forma lúdica, didática e divertida. Diante da pesquisa, pode-se concluir o êxito na associação da gamificação como meio de ensino, proporcionando a aquisição de conhecimento significativo e promissor ao educando.