Este trabalho traz uma proposta de intervenção pedagógica, visando contribuir para a melhoria do desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, a partir de atividades sistemáticas com textos multimodais, direcionados à minimização das dificuldades apresentadas diante da compreensão leitora e da habilidade escritora. No pós-pandemia, se assim pudermos chamar, o compromisso da educação com a recomposição das aprendizagens se volta para inúmeras estratégias, processuais e contínuas, partindo do princípio do diagnóstico escrito, bem como da rotina vivenciada pelos/as estudantes. O público-alvo é uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Monsenhor José Camurça, pertencente à rede municipal de educação de Icó, cidade do interior do Ceará. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com docentes e discentes, observação de aulas e entrevistas com a comunidade escolar envolvida serão critérios e instrumentos de coletas de dados, objetivando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere o uso de um guia didático de atividades práticas, produzido exclusivamente para a ação evidente, composto por 8 oficinas interdisciplinares, com foco na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens frente aos impactos deixados pelo ensino remoto. Desta forma, o presente trabalho contribuirá com a equidade e com a qualidade no universo escolar.