INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 90261 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3834 "inscrito_id" => 9204 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de intervenção pedagógica, visando contribuir para a melhoria do desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, a partir de atividades sistemáticas com textos multimodais, direcionados à minimização das dificuldades apresentadas diante da compreensão leitora e da habilidade escritora. No pós-pandemia, se assim pudermos chamar, o compromisso da educação com a recomposição das aprendizagens se volta para inúmeras estratégias, processuais e contínuas, partindo do princípio do diagnóstico escrito, bem como da rotina vivenciada pelos/as estudantes. O público-alvo é uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Monsenhor José Camurça, pertencente à rede municipal de educação de Icó, cidade do interior do Ceará. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com docentes e discentes, observação de aulas e entrevistas com a comunidade escolar envolvida serão critérios e instrumentos de coletas de dados, objetivando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere o uso de um guia didático de atividades práticas, produzido exclusivamente para a ação evidente, composto por 8 oficinas interdisciplinares, com foco na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens frente aos impactos deixados pelo ensino remoto. Desta forma, o presente trabalho contribuirá com a equidade e com a qualidade no universo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9204_TB3834_19082022094223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail." "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 90261 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 3834 "inscrito_id" => 9204 "titulo" => "INTERVENÇÃO PEDAGÓGICA: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR DE RECOMPOSIÇÃO DAS APRENDIZAGENS" "resumo" => "Este trabalho traz uma proposta de intervenção pedagógica, visando contribuir para a melhoria do desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, a partir de atividades sistemáticas com textos multimodais, direcionados à minimização das dificuldades apresentadas diante da compreensão leitora e da habilidade escritora. No pós-pandemia, se assim pudermos chamar, o compromisso da educação com a recomposição das aprendizagens se volta para inúmeras estratégias, processuais e contínuas, partindo do princípio do diagnóstico escrito, bem como da rotina vivenciada pelos/as estudantes. O público-alvo é uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental, na Escola Municipal Monsenhor José Camurça, pertencente à rede municipal de educação de Icó, cidade do interior do Ceará. Sendo, portanto, um estudo de natureza aplicada, cujos procedimentos técnicos têm bases na pesquisa bibliográfica, documental, experimental e participante. Rodas de conversa com docentes e discentes, observação de aulas e entrevistas com a comunidade escolar envolvida serão critérios e instrumentos de coletas de dados, objetivando a realização da intervenção sugerida. De caráter qualitativo e descritivo, a proposta sugere o uso de um guia didático de atividades práticas, produzido exclusivamente para a ação evidente, composto por 8 oficinas interdisciplinares, com foco na recomposição e no fortalecimento das aprendizagens frente aos impactos deixados pelo ensino remoto. Desta forma, o presente trabalho contribuirá com a equidade e com a qualidade no universo escolar." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID9204_TB3834_19082022094223.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "RAQUELINE CHAVES DE ARAÚJO" "autor_nome_curto" => "RAQUELINE" "autor_email" => "raqueline.chaves@hotmail." "autor_ies" => "PREFEITURA MUNICIPAL DE ICÓ E SEDUC CE" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }