Com alvo na exploração de referenciais analíticos que sustentem o debate sobre a recontextualização curricular, este texto representa o esforço em entender as relações estabelecidas entre os desdobramentos do currículo proposto para o ensino médio integral, desde a criação do texto até o desenvolvimento e operacionalização da política curricular em contextos diversos, o que abre brechas para a análise das intencionalidades, muitas vezes ocultadas na elaboração das políticas curriculares. Por meio da revisão de literatura e análise documental, é abordada a importância de estudos sobre a recontextualização do conhecimento na análise de políticas curriculares. A análise da recontextualização do discurso, seus indícios, suas continuidades e descontinuidades, afinidades e confrontos; ampliada pelas discussões sobre o contexto de influência empreendido, a nível local, nacional e internacional e a articulação entre esses níveis, podem auxiliar a entender a construção do currículo e seus desdobramentos. Há necessidade de uma mais reflexão sobre os propósitos da educação integral, dentro da organização política educacional do país, sob diversas influências e contextos a que são colocadas em prática. O texto apresenta importância elucidativa ao dar visibilidade à recontextualização, um dos conceitos fundamentais da teoria do dispositivo pedagógico.