Atualmente o ensino regular em todo o território brasileiro vem passando por transformações principalmente devido ao impacto pós pandemia a COVID-19, se antes as crianças chegavam no ensino fundamental com dificuldade de leitura e escrita, hoje elas apresentam um quadro somatório de dificuldades nos âmbitos sociais, ausência de rotina, comportamentos inadequados, sem motivação, tais comportamentos acabam refletindo em sua aprendizagem. Com isso, é possível perceber os inúmeros desafios enfrentados pelos docentes da escola pública chegam a ser assustadores, já que ainda há sérios conflitos que dificultam o processo de alfabetizar e letrar na escola. Nunca foi tão difícil ser professor alfabetizador neste país. O número de evasão escolar é apavorante. A pesquisa caracteriza-se como um estudo exploratório descritivo de cunho qualitativo e quantitativo, por abordar dados bibliográficos, observação e de pesquisa de campo sobre a inclusão do aluno com autismo no ensino regular. Essa abordagem requer uma análise sobre a alfabetização do aluno com autismo: conceitos, desafios e práticas no ensino regular. Foi realizado em uma escola no município de Bacabal – Maranhão. Nessa perspectiva, os dados coletados demonstram descompasso entre o objetivo da inclusão e sua realidade na escola pesquisada, diante do que salientamos o qual é necessário a presença do mediador para efetivação da inclusão, o papel deste profissional não pode ser negligenciado não adianta atribuir mil e uma função para um único profissional.