ESTÁGIO DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEPB
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89358 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2625 "inscrito_id" => 9439 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEPB" "resumo" => "É inerente aos cursos de Pós-graduação, o estágio escolar, na modalidade docente. Dessa forma, podemos vivenciar na prática o contato direto do aluno com a futura profissão, o que possibilita uma percepção mais aguçada no que diz respeito a práxis educativa. Sendo assim, a experiência em sala de aula representa contribuição importante no que se refere à formação, visto que o contato com o público universitário possibilitará uma maior interação na academia, principalmente, os que pretendem ingressar na carreira da docência no Ensino Superior. Portanto o referido trabalho é caracterizado como um relato de experiência que ocorreu em uma turma do quarto período do curso de geografia da Universidade Estadual da Paraíba, entre os meses de maio e julho de 2022, com pesquisas documentais e bibliográficas que fundamentaram as aulas e as discussões no decorrer do processo, sendo desenvolvido por um aluno do programa de mestrado em formação de professores da mesma instituição. A fim de elucidar algumas questões voltadas ao tema proposto, nasce a indagação: como o estágio docente pode contribuir para a formação de professores de geografia mais críticos e socialmente atuantes? Como objetivos trataremos de discutir sobre a importância do estágio para a formação do professor de geografia crítico e atuante através do relato de experiência, iremos propor outras metodologias que auxiliem esse estudante em sua atuação em sala de aula e também debater sobre esse elo entre a academia e a escola de educação básica. Por fim observou-se durante a vigência do estágio, mudanças significativas nas reflexões ligadas a atuação libertadora e contra hegemônica dos estudantes de geografia, com a proposta de atuação através de metodologias ativas e inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9439_TB2625_12112022112529.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89358 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2625 "inscrito_id" => 9439 "titulo" => "ESTÁGIO DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE OS DESAFIOS E AS CONQUISTAS NO CURSO DE GEOGRAFIA DA UEPB" "resumo" => "É inerente aos cursos de Pós-graduação, o estágio escolar, na modalidade docente. Dessa forma, podemos vivenciar na prática o contato direto do aluno com a futura profissão, o que possibilita uma percepção mais aguçada no que diz respeito a práxis educativa. Sendo assim, a experiência em sala de aula representa contribuição importante no que se refere à formação, visto que o contato com o público universitário possibilitará uma maior interação na academia, principalmente, os que pretendem ingressar na carreira da docência no Ensino Superior. Portanto o referido trabalho é caracterizado como um relato de experiência que ocorreu em uma turma do quarto período do curso de geografia da Universidade Estadual da Paraíba, entre os meses de maio e julho de 2022, com pesquisas documentais e bibliográficas que fundamentaram as aulas e as discussões no decorrer do processo, sendo desenvolvido por um aluno do programa de mestrado em formação de professores da mesma instituição. A fim de elucidar algumas questões voltadas ao tema proposto, nasce a indagação: como o estágio docente pode contribuir para a formação de professores de geografia mais críticos e socialmente atuantes? Como objetivos trataremos de discutir sobre a importância do estágio para a formação do professor de geografia crítico e atuante através do relato de experiência, iremos propor outras metodologias que auxiliem esse estudante em sua atuação em sala de aula e também debater sobre esse elo entre a academia e a escola de educação básica. Por fim observou-se durante a vigência do estágio, mudanças significativas nas reflexões ligadas a atuação libertadora e contra hegemônica dos estudantes de geografia, com a proposta de atuação através de metodologias ativas e inovadoras." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_COMPLETO_EV174_MD1_ID9439_TB2625_12112022112529.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCO DE ASSIS DA MACENA JUNIOR" "autor_nome_curto" => "FRANCISCO" "autor_email" => "junior.com-jesus@hotmail." "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }