O texto que compartilhamos neste VIII Congresso Nacional de Educação (CONEDU) está intitulado “Histórias infantis e o ensino de estatística no 2. ° ano do ensino fundamental, no Cap. João XXIII”. Este trabalho tem como objetivo desenvolver a linguagem matemática através da inserção das histórias infantis no processo de ensino-aprendizagem de Estatística, na disciplina de Matemática, nas turmas do 2.º ano do Ensino Fundamental do Colégio de Aplicação João XXIII, durante o ano de 2020, no ensino remoto emergencial. Na apresentação e discussão do livro “A Eleição dos Bichos”, os alunos leram e interpretaram gráficos e tabelas conectados às eleições municipais da cidade de Juiz de Fora. Após ouvir a narrativa da história, propiciamos uma votação em tempo real, elegendo um animal da história. O resultado foi apurado e divulgado posteriormente, no encontro síncrono por meio da construção de um gráfico de colunas. Instigamos a exploração de conceitos tais como: qual o animal mais votado e qual o animal menos votado? Sendo assim, percebemos a possibilidade de desenvolver outros conteúdos como noções das operações, sistema de numeração decimal, escrita dos números, dentre outros. Com as ferramentas tecnológicas disponíveis na plataforma Moodle, construímos atividades visando abordar os conteúdos de forma diversificada, para que as crianças pudessem articular os conhecimentos adquiridos no trabalho com a literatura infantil. Buscamos fundamentar nosso artigo por meio dos autores Juliani, Nacarato, Passos, Orlandi, Vygotsky, Smole, Diniz,e Sathler. Deste modo, avaliamos que a história infantil oportunizou a construção de conhecimentos matemáticos, a apropriação da linguagem matemática, a ampliação do pensamento e do raciocínio dedutivo, conhecimentos para interpretar, ler e analisar situações-problema, além de formar opiniões críticas e preparando a criança para viver em sociedade. Esse trabalho poderá contribuir para debates sobre o ensino de estatista nos anos iniciais do ensino fundamental, buscando refletir sobre metodologias possíveis no ensino da Matemática.