Esse artigo traz à reflexão algumas considerações acerca da legislação educacional brasileira que dialogam sobre as questões de gênero. Trata-se de um recorte de pesquisa em andamento desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Humanidades (PPGECH) no âmbito da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, Unidade de Humaitá - IEAA. Neste recorte tem-se como objetivo refletir acerca dos documentos da legislação educacional brasileira que dispõem sobre as questões de gênero e valorização da mulher. O amparo teórico e metodológico tem como base os estudos Pós-críticos em Educação, a partir de autores que transitam entre os campos de prefixos “Pós” trazidos por Meyer e Paraíso (2012) sob uma perspectiva dos estudos de gênero e estudos feministas. A produção de dados se deu a partir de um estudo bibliográfico e documental. Os resultados encontrados apontam que apesar de ser visível um discurso de educação igualitária, a preocupação com as questões de gênero ainda ocupam um lugar camuflado nos documentos oficiais educacionais.