O trabalho apresenta o relato de experiência de residentes que participaram do Programa Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão, Campus Codó. O subprojeto denominado LETRAR com duração de 18 meses organizado em três módulos e cada módulo com 6 meses. As atividades começaram em novembro de 2020 e encerram em abril de 2022. A pesquisa é qualitativa e descritiva. Nisso as estratégias utilizadas para o desenvolvimento das atividades de alfabetização e letramento foram realizadas através de recursos digitais, com materiais disponíveis online tais como livros infantis, músicas da preferência dos estudantes e vídeos produzidos e editados no aplicativos gratuitos kinemaster,Inshot, Canva e VideoShow. Os teóricos e documentos oficiais da educação brasileira usados para estudos e preparação das atividades foram: BNCC (2018), Cassiano (2018), De Souza (2021), Gonçalves (2021), Leite (2012), Mazzurana (2012), Oliveira (2010), Pereira (2010), Skalski (2010), Soares (2004) e Vieira (2010).Entendemos que foi uma experiência desafiadora, principalmente por não termos esse contato presencialmente com as crianças dificulta conhecê-la mais e certos momentos refletimos a respeito de quais os recursos pedagógicos que são melhores para o aprendizado dos estudantes participantes e de construir essa relação entre professor e aluno. Entendemos que a participação no projeto LETRAR foi algo único no momento em que o mundo passou por profundas mudanças por causa da pandemia do covid-19.Com isso, podemos perceber que conseguiram contribui para o processo de alfabetização das duas crianças ainda não alfabetizadas do 3º e 5º ano do ensino fundamental.