Os jogos didáticos na alfabetização, potencializam a sistematização do conhecimento por mobilizar na criança estímulos internos e externos e no processo de alfabetização, possibilita o desenvolvimento de habilidades não só cognitivas com também socioemocionais. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o uso dos jogos didáticos como recursos pedagógicos no ciclo de alfabetização. Para este estudo buscou auxílio na literatura reunindo autores como: Maluf (2009), Queiroz (2001), Dohme (2003), Kishimoto (2003) Soares (2021) entre outros. Tomou-se como caminho metodológico a pesquisa de natureza qualitativa descritiva utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões estruturadas, aplicado aos professores regentes das turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental anos iniciais da rede municipal da cidade de São Raimundo Nonato- PI e análise dos objetivos de jogos didáticos pedagógicos utilizados na alfabetização. Os dados coletados foram submetidos a análises e, posteriormente confrontados com o referencial teórico, permitindo assim, constatar que os professores acreditam realizar atividades lúdicas utilizando os jogos e que os quais favorecem ao desenvolvimento intelectual do aluno. Foi possível constatar que os jogos didáticos são peças essenciais para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional da criança, favorecendo o desempenho corporal, a autoestima e a sociabilidade. E durante a aprendizagem, além de desenvolver o raciocínio lógico a atividade se torna algo desafiador, significativo e ao mesmo tempo, prazeroso.