JOGOS DIDÁTICOS COMO POTENCIALIZADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89660 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2980 "inscrito_id" => 11851 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS COMO POTENCIALIZADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Os jogos didáticos na alfabetização, potencializam a sistematização do conhecimento por mobilizar na criança estímulos internos e externos e no processo de alfabetização, possibilita o desenvolvimento de habilidades não só cognitivas com também socioemocionais. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o uso dos jogos didáticos como recursos pedagógicos no ciclo de alfabetização. Para este estudo buscou auxílio na literatura reunindo autores como: Maluf (2009), Queiroz (2001), Dohme (2003), Kishimoto (2003) Soares (2021) entre outros. Tomou-se como caminho metodológico a pesquisa de natureza qualitativa descritiva utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões estruturadas, aplicado aos professores regentes das turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental anos iniciais da rede municipal da cidade de São Raimundo Nonato- PI e análise dos objetivos de jogos didáticos pedagógicos utilizados na alfabetização. Os dados coletados foram submetidos a análises e, posteriormente confrontados com o referencial teórico, permitindo assim, constatar que os professores acreditam realizar atividades lúdicas utilizando os jogos e que os quais favorecem ao desenvolvimento intelectual do aluno. Foi possível constatar que os jogos didáticos são peças essenciais para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional da criança, favorecendo o desempenho corporal, a autoestima e a sociabilidade. E durante a aprendizagem, além de desenvolver o raciocínio lógico a atividade se torna algo desafiador, significativo e ao mesmo tempo, prazeroso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11851_TB2980_18082022093007.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "kikasoli@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89660 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2980 "inscrito_id" => 11851 "titulo" => "JOGOS DIDÁTICOS COMO POTENCIALIZADORES NO PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO" "resumo" => "Os jogos didáticos na alfabetização, potencializam a sistematização do conhecimento por mobilizar na criança estímulos internos e externos e no processo de alfabetização, possibilita o desenvolvimento de habilidades não só cognitivas com também socioemocionais. Essa pesquisa tem como objetivo analisar o uso dos jogos didáticos como recursos pedagógicos no ciclo de alfabetização. Para este estudo buscou auxílio na literatura reunindo autores como: Maluf (2009), Queiroz (2001), Dohme (2003), Kishimoto (2003) Soares (2021) entre outros. Tomou-se como caminho metodológico a pesquisa de natureza qualitativa descritiva utilizando como instrumento de coleta de dados o questionário com questões estruturadas, aplicado aos professores regentes das turmas de primeiro e segundo ano do Ensino Fundamental anos iniciais da rede municipal da cidade de São Raimundo Nonato- PI e análise dos objetivos de jogos didáticos pedagógicos utilizados na alfabetização. Os dados coletados foram submetidos a análises e, posteriormente confrontados com o referencial teórico, permitindo assim, constatar que os professores acreditam realizar atividades lúdicas utilizando os jogos e que os quais favorecem ao desenvolvimento intelectual do aluno. Foi possível constatar que os jogos didáticos são peças essenciais para o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e emocional da criança, favorecendo o desempenho corporal, a autoestima e a sociabilidade. E durante a aprendizagem, além de desenvolver o raciocínio lógico a atividade se torna algo desafiador, significativo e ao mesmo tempo, prazeroso." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID11851_TB2980_18082022093007.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "FRANCISCA DA SILVA OLIVEIRA" "autor_nome_curto" => "FRANCISCA" "autor_email" => "kikasoli@hotmail.com" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }