Essa pesquisa pontua a co-relação e as contribuições do método de ensino e da teoria do conhecimento de Paulo Freire para as escolas multisseriadas e sua importância para os processos pedagógicos delas. Para a realização desta investigação o seguinte questionamento foi elaborado: qual a contribuição da teoria do conhecimento e do método de ensino de Paulo Freire para as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas? Para responder essa pergunta foi necessário compreender de que maneira a teoria do conhecimento e o método de ensino de Paulo Freire contribuem para as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas, discutir a teoria do conhecimento de Paulo Freire, compreender o método de ensino de Paulo Freire e discutir as práticas pedagógicas das escolas multisseriadas. Este é um trabalho qualitativo realizado através de pesquisa bibliográfica que se baseou nos seguintes autores: Freire (1997), Pinto (1982), Chauí (2000), Mizukami (2019), Brandão (1982), Sousa (2017), Saviani (2008), Arroyo (2012). Por fim, compreende-se que, a partir da problematização deste estudo, a concepção das escolas multisseriadas possui forte ligação com a teoria do conhecimento de Paulo Freire e com seu método de ensino uma vez que estes colocam o aluno como centro do processo humanizador, emancipador e crítico a partir de um ensino contextualizado e conectado com a realidade dos estudantes.