Salas de aula ultrapassando o limite adequado de alunos, desvalorização profissional, altas exigências e cargas horárias de trabalho para além dos muros da escola, esses e outros fatores estão sendo vivenciados pelos professores da educação básica brasileira, vivencias estas que estão a cada dia, contribuindo para o adoecimento emocional dos educadores, interferindo diretamente nas experiências em sala de aula. É certo o conhecimento e a concordância que a promoção de saúde mental deve ser realizada constantemente nas escolas, mas como esse fazer pode ser possível dentro do ambiente escolar junto aos profissionais? OBJETIVO: Descrever as práticas exitosas em psicologia escolar na promoção de saúde mental dos profissionais da educação de uma escola pública. MÉTODO: O presente trabalho discorrerá sobre a experiência vivenciada em uma escola pública no município de Riacho das Almas – PE, as intervenções foram realizadas no formato de grupos, através de rodas terapêuticas com base na análise bioenergética. Os grupos terapêuticos surgiram após a comunidade escolar vivenciar um luto de quatro alunos, vítimas fatais de um acidente envolvendo o transporte escolar. Frente a fragilidade emocional se fez necessário o acolhimento dos educadores, para retornarem as suas atividades em sala de aula. Diante da experiência positiva, os grupos terapêuticos permaneceram acontecendo sempre que possível com o corpo escolar, promovendo momentos de cuidado e acolhimento das demandas que lhes retiravam de um estado de saúde mental saudável. RESULTADOS: Com a realização dos grupos terapêuticos, descortina-se problemáticas que afetam diretamente a saúde mental dos educadores, estas que influenciam nas práticas pedagógicas e na aquisição das experiências exitosas em sala de aula. Por tanto, urge a necessidade de desenvolver constantemente movimentos em pró da saúde mental dos educadores, a fim de acolher seus sofrimentos proporcionando um espaço de escuta e acolhimento de suas emoções e sentimentos.