A afetividade possui um papel fundamental em todas as relações. No que tange ao ambiente escolar é imprescindível na relação professor e aluno, cooperando para o processo de ensino-aprendizagem da criança, pois junto com a família o educador é responsável pelo crescimento e desenvolvimento integral das crianças. Neste sentido, o presente trabalho tem como objetivo geral identificar como os laços afetivos entre professores e alunos podem contribuir para o processo de ensino-aprendizagem na escola Thomas More, localizada na zona urbana da cidade de Timbiras-MA. Ademais, apresentar sobre a afetividade no ambiente educacional; abordar sobre a importância da afetividade na relação professor e aluno e pensar se as práticas pedagógicas da escola pesquisada consideram a afetividade como fator importante para o processo de aprendizagem. Dessa forma, a questão problema deste trabalho é: Como a relação professor e aluno pode contribuir no processo de ensino e aprendizagem? A base da pesquisa foi através de uma abordagem qualitativa, que ocorreu através de pesquisa bibliográfica e de campo na escola Thomas More, tendo como técnica a observação, fazendo uso do questionário para a coleta de dados. Mediante a coleta de dados, foi possível observar que os (as) professores (as) consideram a afetividade como um fator importante na relação professor e aluno e que o diálogo é um meio para que haja essa relação.