O presente relato tem como finalidade apresentar e refletir sobre o minicurso “Geometria Plana e o GeoGebra: Um Estudo dos conceitos iniciais”, promovida pelo Laboratório de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (LEPEM/CNPq), no I Ciclo de Oficinas e Minicursos da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), do Departamento de Educação, Campus VII, no semestre de 2021.2. O referido minicurso ocorreu de 10 a 29 de novembro de 2021, ainda no formato remoto, e foi oferecida para estudantes dos anos finais do Ensino Fundamental. Busca-se, com este relato de experiência, ampliar o olhar acerca da seguinte pergunta: “o formato virtual de atividades, para trabalhar com o ensino da geometria plana, a partir do uso do software GeoGebra, de vídeos e jogos, consegue romper com o percurso tradicional de ensino e contribuir com as aprendizagens dos estudantes?”. Do ponto de vista metodológico, o minicurso foi pensada com o objetivo de desenvolver e vivenciar atividades potencialmente lúdicas, com os participantes, visando trabalhar com os conceitos iniciais de Geometria Plana e Analítica, sempre a partir do auxílio do GeoGebra. Esse software, portanto, surge como uma ferramenta capaz de unir e articular essas duas áreas, a Geometria Plana e Analítica, de forma entrecruzada, de forma a ser possível enxergar “as duas geometrias” e suas articulações.