SOBREVOO E POUSO FORMATIVO NO CAMPO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS LICENCIATURAS
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 89184 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 14479 "titulo" => "SOBREVOO E POUSO FORMATIVO NO CAMPO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS LICENCIATURAS" "resumo" => "Este texto tem por objetivo suscitar reflexões quanto ao modo de pensar e desenvolver a prática da avaliação da aprendizagem. Partimos do pressuposto que é necessário sobrevoar esse campo de estudo – avaliação da aprendizagem – para encontrar pouso adequado nas vivências da formação, especialmente quando se trabalha nos cursos das licenciaturas. A abordagem metodológica centra-se na pesquisa (auto)biográfica com ênfase nas memórias e narrativas de formação. Tomamos a ideia do sobrevoo registrado nos escritos pineauiano quando trata de falar sobre a gênese das histórias de vida em formação, como “corrente da pesquisa-ação-formação-existencial”. Esse sobrevoo nos permite entender que a avaliação da aprendizagem pressupõe diálogo constante entre professor-alunos-alunos. Diálogos concernentes às vivências de conhecimentos prévios dos alunos, com fins de que a construção do conhecimento esteja ocorrendo e que, por certo, os caminhos se voltem para o desenvolvimento das competências e das habilidades tão necessárias a formação. Suscita olhares atentos quanto ao planejamento da proposta de formação e que a avaliação deva ser pensada em todos os momentos da construção do planejamento. Dos sobrevoos foi possível reconhecer que ter por base a situação-problema é instigante para vivenciar a realidade em que os estudantes estão inseridos e que levar os estudantes das licenciaturas a pensar sobre os instrumentos avaliativos e os critérios de avaliação pode ser um bom começo para sobrevoar e encontrar pouso sensível à formação no campo da avaliação da aprendizagem das licenciaturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14479_TB2396_02082022103952.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 89184 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 2396 "inscrito_id" => 14479 "titulo" => "SOBREVOO E POUSO FORMATIVO NO CAMPO DA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM DAS LICENCIATURAS" "resumo" => "Este texto tem por objetivo suscitar reflexões quanto ao modo de pensar e desenvolver a prática da avaliação da aprendizagem. Partimos do pressuposto que é necessário sobrevoar esse campo de estudo – avaliação da aprendizagem – para encontrar pouso adequado nas vivências da formação, especialmente quando se trabalha nos cursos das licenciaturas. A abordagem metodológica centra-se na pesquisa (auto)biográfica com ênfase nas memórias e narrativas de formação. Tomamos a ideia do sobrevoo registrado nos escritos pineauiano quando trata de falar sobre a gênese das histórias de vida em formação, como “corrente da pesquisa-ação-formação-existencial”. Esse sobrevoo nos permite entender que a avaliação da aprendizagem pressupõe diálogo constante entre professor-alunos-alunos. Diálogos concernentes às vivências de conhecimentos prévios dos alunos, com fins de que a construção do conhecimento esteja ocorrendo e que, por certo, os caminhos se voltem para o desenvolvimento das competências e das habilidades tão necessárias a formação. Suscita olhares atentos quanto ao planejamento da proposta de formação e que a avaliação deva ser pensada em todos os momentos da construção do planejamento. Dos sobrevoos foi possível reconhecer que ter por base a situação-problema é instigante para vivenciar a realidade em que os estudantes estão inseridos e que levar os estudantes das licenciaturas a pensar sobre os instrumentos avaliativos e os critérios de avaliação pode ser um bom começo para sobrevoar e encontrar pouso sensível à formação no campo da avaliação da aprendizagem das licenciaturas." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID14479_TB2396_02082022103952.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:24" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "VERA LÚCIA CHALEGRE DE FREITAS" "autor_nome_curto" => "VERA CHALEGRE" "autor_email" => "vera.chalegre@upe.br" "autor_ies" => "" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }