Diante das novas perspectivas educacionais, estudiosos observam uma maior eficiência entre a interface ensino-aprendizagem ao integrar diversas áreas do conhecimento e tornar o ensino multidisciplinar. Dentre essas áreas, cita-se as Ciências da Terra ou Geociências, que estão presentes em várias temáticas abordadas nas disciplinas de Ciências e Geografia, por exemplo, minerais, rochas, recursos minerais, água e fósseis. Porém, sua representatividade local é deixada em segundo plano, já que os materiais didáticos ou se apresentam simplificados ou apresentam exemplos globais. Diante disso, este trabalho propõe desenvolver ferramentas didáticas (kits, manuais e experimentos), com viés geocientífico, para o uso nas aulas de ciências do Ensino Fundamental II de escolas da rede pública de Parelhas/RN. Para tal, adotou-se a seguinte metodologia: i) pesquisas bibliográficas sobre o lúdico nas ciências e sobre os elementos geológicos do município de Parelhas e cidades circunvizinhas; ii) listagem e seleção dos principais elementos geológicos; iii) aquisição e organização dos kits; iv) elaboração de cartilhas explicativas; v) divulgação dos resultados nas escolas. Foram preparadas três ferramentas didáticas – Kit de identificação básica de minerais e rochas, Minerais e Rochas do Rio Grande do Norte (Seridó Oriental) e Rota da água. O Kit de identificação básica de minerais e rochas é composto por lupa, ímã, frasco com ácido clorídrico diluído, placa de porcelana, prego, fichas guias. Todo o kit é acondicionado em caixas organizadoras. A seção Minerais e Rochas do Rio Grande do Norte, com detalhe para o Seridó Oriental, é composto por 15 minerais e 10 exemplares de rochas e uma cartilha). A rota da água é composta por cartilha, moldes para a construção de uma maquete ilustrativa do ciclo e itens para coleta de amostra de água e identificação de pH. De posse dessas ferramentas, o próximo passo será aplicar a intervenção e realizar os ajustes.