A Pandemia da Covid-19 reafirmou a necessidade de inserção das tecnologias no ensino, o que tem possibilitado a ampliação do debate sobre a importância de estimular a formação de professores para o desenvolvimento do Conhecimento Tecnológico Pedagógico do Conteúdo (TPACK). Assim, a extensão universitária tem se apresentado como um dos caminhos para ampliar a formação inicial e contínua de professores. O presente trabalho objetiva discutir acerca da extensão universitária na formação de professores para uso das tecnologias digitais. Em análise, trazemos os dados obtidos no curso de extensão Conhecimento tecnológico e pedagógico do conteúdo na formação de professores consiste em uma das ações desenvolvidas no âmbito do projeto de extensão “Formação de professores do campo para uso das tecnologias digitais”, vinculado ao Curso de Licenciatura em Educação do campo/ciências da natureza, do CAFS/UFPI. O curso objetivou promover a formação de professores da Educação básica e de acadêmicos de cursos de licenciatura para uso das tecnologias digitais no âmbito de suas práticas pedagógicas. No total, participaram 35 extensionistas, entre professores da educação básica e discentes do curso de licenciatura em Educação do campo, Pedagogia, Letras-inglês e Ciências biológicas, realizado nos meses de maio de junho de 2022. As ações de extensão universitária desenvolvidas de forma online possibilitam uma maior abrangência e diversidade geográfica do público participante. As discussões buscaram relacionar o conhecimento dos conteúdos específicos às modalidades pedagógicas para a utilização dos recursos tecnológicos de forma didática. Concluímos que há uma necessidade de repensarmos a formação de professores, de forma que este processo promova a inserção dos docentes em uma cultura digital, a cibercultura, considerando a constante e rápida evolução dos dispositivos tecnológicos, preparando-os para o uso crítico e autônomo das ferramentas digitais em sala de aula.