O Laboratório de Ciências é um espaço pedagógico de ensino e de aprendizagem que pode ser utilizado no ensino de Biologia com as turmas do Ensino Médio. Sabendo que a Base Nacional Comum Curricular (2018) alinhada com a Alfabetização Científica pode propor um ensino que interligue a aprendizagem de conceitos, habilidades e compreensão de mundo. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar de que forma o Laboratório de Ciências/Biologia está sendo utilizado em escolas do Ensino Médio. Para isso, foi realizado um estudo de natureza qualitativa tendo como técnica de coleta de dados a pesquisa bibliográfica do tipo revisão sistemática de literatura nos anais do Congresso Nacional de Educação (CONEDU), em um recorte temporal de 2014 a 2021. Durante a revisão, foram selecionados quatro artigos para compor o corpus deste estudo. Quanto aos resultados, pontua-se que o uso do Laboratório de Ciências/Biologia possibilitou o desenvolvimento da experimentação, da observação e de modelos didáticos como estratégias didáticas inerentes à Natureza da Biologia. Os trabalhos analisados utilizaram, predominantemente, o Laboratório de Ciências/Biologia de forma complementar à aula teórica realizada em sala de aula, o que pode demonstrar a pouca exploração desse espaço pedagógico de ensino e de aprendizagem. Esse estudo comprova que o uso do Laboratório de Ciências pode contribuir com o ensino e a aprendizagem de Biologia no Ensino Médio e que sua articulação com a aprendizagem dessa disciplina não é apenas à experimentação ou a presença obrigatória de um microscópio, mas contribui para a formação integral do estudante e sua cidadania.