O estudo descreve a construção de Sequência Didática (SD) construtivista fundamentada nos pressupostos teóricos e conceituais da Epistemologia Genética, elaborada na formação continuada por professores da área de ensino de Ciências e Matemática da rede pública que atuam no município de Jequié-BA. O público-alvo de ensino são os alunos surdos que assistem nas classes do 7° ano do Ensino Fundamental II (anos iniciais). A SD tem por objetivo promover o ensino de ciências na perspectiva inclusiva, a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) aborda a unidade temática - Vida e Evolução: um estudo sobre diversidade de ecossistemas: Biomas e Ecossistemas, tendo em vista, caracterizar os principais ecossistemas brasileiros quanto à paisagem, à quantidade de água, ao tipo de solo, à disponibilidade de luz solar, à temperatura etc., correlacionando essas características à flora e fauna específicas [EF07CI07] e avaliar como os impactos provocados por catástrofes naturais ou mudanças nos componentes físicos, biológicos ou sociais de um ecossistema afetam suas populações, podendo ameaçar ou provocar a extinção de espécies, alteração de hábitos, migração etc. [EF07CI08].