Apresentamos esse trabalho inserido no campo de pesquisa em Educação Matemática considerando as concepções de leitura citadas em Isabel Solé (1998) e as orientações propostas nos Parâmetros Curriculares Nacionais - PCN’s de Matemática (BRASIL, 1997), onde a proposição principal sugere que os conteúdos Matemáticos sejam disseminados no Ensino Fundamental a partir de dois aspectos: a Contextualização e a Interdisciplinaridade. Partindo da visível dificuldade dos alunos em ler e interpretar situações problemas Matemáticos, surgiu o interesse em analisar como os diversos processos de leitura poderiam ser promovidos no componente curricular de Matemática, com foco no conteúdo básico das quatro operações: adição, subtração, divisão e multiplicação, ponderando a história da educação matemática no Brasil e as concepções de leitura e escrita no ensino de Matemática. A pesquisa foi realizada em uma Instituição Municipal de Ensino na cidade de Apodi- RN, em uma turma de 6º ano, anos finais do Ensino Fundamental, onde consideramos os conhecimentos prévios dos alunos e aplicamos questionários inserindo a leitura oral e escrita nas aulas de Matemática, tomando por base o livro paradidático: Aritmética da Emília, de autoria de Monteiro Lobato. Constatamos através desse trabalho, que a interdisciplinaridade envolvendo as áreas de Língua Portuguesa e Matemática são fundamentais e proporcionam uma aprendizagem significativa, possibilitando a contextualização, compreensão, interpretação e compartilhamento de saberes, promovendo, assim, a leitura de forma prazerosa, essencial e fundamental ao crescimento cognitivo e lógico dos alunos.