A ludicidade pedagógica é uma excelente ferramenta para se trabalhar questões sociais tão pertinentes ao nosso contexto social como a questão da inclusão e diversidade, principalmente com crianças, nesse trabalho objetivamos o uso e apropriação dos jogos como meio de agregar conhecimento, criticidade e valores, isso pensando em proporcionar diálogos que visem à importância da representatividade e demonstrando que a diversidade existe. Assim, foi confeccionado um jogo da memória com 6 cenas, cards esses com desenhos que representavam pessoas e situações com intuito de fazer os jogadores conhecerem as diversidades em que as pessoas estão inseridas. O ponto de partida para que a ação da vivência do jogo seja cumprida é que a proposta seja interventiva, ou seja, metodologia de intervenção. A criança percebe as diferenças, mas é necessário que o adulto que a conduzirá na atividade seja ele o professor, educador cultural ou auxiliar infantil estejam atentos a chamar a criança para a reflexão a partir da formação de pares das figuras. Para tal atividade o embasamento da discussão teórica parte da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) 9. 493/1996, Deleuze (2010), Abrantes (2010), (FERRAZ e LEITE, 2015) e outros. Sendo assim, problematizar, dialogar e construir novas perspectivas sobre inclusão pode favorecer uma sociedade mais receptiva, a fim de que a sociedade reconheça a diversidade nas ruas, prédios, cinemas, shoppings e entre diversos estabelecimentos e locais que precisem se adaptar a todo o momento ao crescer e romper pensamentos de capacitismo ou exclusão.