Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

QUILOMBOS CONTEMPORÂNEOS EM PERNAMBUCO

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 91059
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 12370
    "titulo" => "QUILOMBOS CONTEMPORÂNEOS EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho deriva de uma pesquisa de mestrado vivenciada na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns. Nossos estudos investigativos sobre as Práticas de Letramento na Comunidade Quilombola Trigueiros (PE) tiveram como campo de pesquisa a escola da comunidade quilombola de Trigueiros, situada no município de Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A referida pesquisa nos permitiu visualizar a grande quantidade de quilombos no Brasil e em Pernambuco existentes na contemporaneidade. Considerando o momento atual no qual a população negra sofre perdas significativas, especialmente as comunidades quilombolas, compreendemos ser relevante tornar visível a realidade dos povos tradicionais, tarefa que se configura como uma continuidade do que faziam os antigos povos de quilombos. Essa luta, além de passar pela questão da territorialidade, também se fortalece na defesa do direito a uma educação específica. Trata-se de um pesquisa bibliográfica com ênfase na origem e trajetória dos antigos quilombos, partindo dos conceitos e trajetória, até chegarmos às atuais comunidades remanescentes de quilombos. Nosso recorte abrange seis quilombos pernambucanos: três urbanos (Xambá, Catucá e Onze Negras) e três rurais (Conceição das Crioulas, Castainho e Trigueiros). Faremos sucinta explanação sobre os demais quilombos, e nos deteremos no de Trigueiros, pelo seu protagonismo em construir e aprovar a proposta curricular pedagógica para a escola local. Nosso referencial teórico tem como base os estudos de Brasil (2020), Givânia Silva (2012), Leite (2000) e Romero Silva (2020), entre outros. Encontramos como principais resultados uma grande quantidade em Pernambuco de quilombos organizados e em constante luta por seus direitos. Nesse contexto, Trigueiros protagonizou a construção e aprovação da sua proposta pedagógica específica, em meio à pandemia de Covid-19. Palavras-chave: Quilombos Contemporâneos,Educação Escolar Quilombola, Comunidade Quilombola de Trigueiros. 1"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12370_TB4943_03102022233905.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BERNADETE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BERNADETE"
    "autor_email" => "detebel28@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 91059
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 4943
    "inscrito_id" => 12370
    "titulo" => "QUILOMBOS CONTEMPORÂNEOS EM PERNAMBUCO"
    "resumo" => "O presente trabalho deriva de uma pesquisa de mestrado vivenciada na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns. Nossos estudos investigativos sobre as Práticas de Letramento na Comunidade Quilombola Trigueiros (PE) tiveram como campo de pesquisa a escola da comunidade quilombola de Trigueiros, situada no município de Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A referida pesquisa nos permitiu visualizar a grande quantidade de quilombos no Brasil e em Pernambuco existentes na contemporaneidade. Considerando o momento atual no qual a população negra sofre perdas significativas, especialmente as comunidades quilombolas, compreendemos ser relevante tornar visível a realidade dos povos tradicionais, tarefa que se configura como uma continuidade do que faziam os antigos povos de quilombos. Essa luta, além de passar pela questão da territorialidade, também se fortalece na defesa do direito a uma educação específica. Trata-se de um pesquisa bibliográfica com ênfase na origem e trajetória dos antigos quilombos, partindo dos conceitos e trajetória, até chegarmos às atuais comunidades remanescentes de quilombos. Nosso recorte abrange seis quilombos pernambucanos: três urbanos (Xambá, Catucá e Onze Negras) e três rurais (Conceição das Crioulas, Castainho e Trigueiros). Faremos sucinta explanação sobre os demais quilombos, e nos deteremos no de Trigueiros, pelo seu protagonismo em construir e aprovar a proposta curricular pedagógica para a escola local. Nosso referencial teórico tem como base os estudos de Brasil (2020), Givânia Silva (2012), Leite (2000) e Romero Silva (2020), entre outros. Encontramos como principais resultados uma grande quantidade em Pernambuco de quilombos organizados e em constante luta por seus direitos. Nesse contexto, Trigueiros protagonizou a construção e aprovação da sua proposta pedagógica específica, em meio à pandemia de Covid-19. Palavras-chave: Quilombos Contemporâneos,Educação Escolar Quilombola, Comunidade Quilombola de Trigueiros. 1"
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 06 - Educação e Relações Étnico-Raciais"
    "palavra_chave" => ", , , , "
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO__EV174_MD1_ID12370_TB4943_03102022233905.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:25"
    "updated_at" => null
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "BERNADETE MARIA DA SILVA"
    "autor_nome_curto" => "BERNADETE"
    "autor_email" => "detebel28@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho deriva de uma pesquisa de mestrado vivenciada na Universidade de Pernambuco (UPE), Campus Garanhuns. Nossos estudos investigativos sobre as Práticas de Letramento na Comunidade Quilombola Trigueiros (PE) tiveram como campo de pesquisa a escola da comunidade quilombola de Trigueiros, situada no município de Vicência, Zona da Mata Norte de Pernambuco. A referida pesquisa nos permitiu visualizar a grande quantidade de quilombos no Brasil e em Pernambuco existentes na contemporaneidade. Considerando o momento atual no qual a população negra sofre perdas significativas, especialmente as comunidades quilombolas, compreendemos ser relevante tornar visível a realidade dos povos tradicionais, tarefa que se configura como uma continuidade do que faziam os antigos povos de quilombos. Essa luta, além de passar pela questão da territorialidade, também se fortalece na defesa do direito a uma educação específica. Trata-se de um pesquisa bibliográfica com ênfase na origem e trajetória dos antigos quilombos, partindo dos conceitos e trajetória, até chegarmos às atuais comunidades remanescentes de quilombos. Nosso recorte abrange seis quilombos pernambucanos: três urbanos (Xambá, Catucá e Onze Negras) e três rurais (Conceição das Crioulas, Castainho e Trigueiros). Faremos sucinta explanação sobre os demais quilombos, e nos deteremos no de Trigueiros, pelo seu protagonismo em construir e aprovar a proposta curricular pedagógica para a escola local. Nosso referencial teórico tem como base os estudos de Brasil (2020), Givânia Silva (2012), Leite (2000) e Romero Silva (2020), entre outros. Encontramos como principais resultados uma grande quantidade em Pernambuco de quilombos organizados e em constante luta por seus direitos. Nesse contexto, Trigueiros protagonizou a construção e aprovação da sua proposta pedagógica específica, em meio à pandemia de Covid-19. Palavras-chave: Quilombos Contemporâneos,Educação Escolar Quilombola, Comunidade Quilombola de Trigueiros. 1

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.