Os avanços tecnológicos presentes na contemporaneidade têm propiciado grandes mudanças nos contextos sociais. As modificações remanescentes da globalização também adentraram no cotidiano dos estudantes e, consequentemente, nas salas de aula, portanto, surge a necessidade de uma formação de professores que verdadeiramente os prepare para trabalhar nesta perspectiva de acompanhar os avanços tecnológicos contemporâneos. Assim, este trabalho buscou identificar a compreensão dos licenciandos em ciências biológicas sobre a sua formação docente e o uso das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) na trajetória formativa do curso oferecido no Centro Acadêmica de Vitória (CAV), da Universidade Federal de Pernambuco - UFPE. Primariamente a presente pesquisa buscou referências e parâmetros comparativos no Projeto Pedagógico do curso (PPC), procurando compreender os objetivos projetados para o curso no documento de legitimação do currículo do curso. Em seguida ocorreu a aplicação de questionários aos concluintes do curso, com subsídio da Análise de Conteúdo para confrontamento entre o PPC e a percepção dos estudantes quanto a sua preparação para a utilização das TIC. Com a confrontação dos resultados obtidos da análise do PPC e dos questionários, foi possível inferir que o curso visto no cotidiano e o descrito no documento oficial apresentam poucos momentos voltados para a formação de professores para uma utilização eficiente das TIC como recurso didático na Educação Básica.