LIRA, Andréa De Lucena et al.. As ações docentes na reflexão do filme ser e ter. Anais VIII CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2022. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/artigo/visualizar/88949>. Acesso em: 22/11/2024 09:42
Este texto apresenta uma descrição analítica utilizando textos fílmicos como fonte de pesquisa. Trata-se de um exercício de reflexão sobre a responsabilidade, influência e sensibilidade do exercício docente retratado em uma produção entre cinema e educação. A pesquisa inscreve-se no esforço da análise do filme “Ser e Ter” à luz das Teorias de Aprendizagem. O filme como estratégia de aprendizagem proporciona aos estudantes o conhecimento teórico-prático a partir da análise da prática educativa exposta no documentário. Procuramos efetuar uma análise do filme, considerando do ponto de vista da sua natureza como uma pesquisa aplicada que objetiva gerar e identificar conhecimentos científicos vinculados às Teorias da Aprendizagem. Registramos e descrevemos os fatos observados no filme e suas contribuições para o mundo acadêmico. Trata-se de uma pesquisa descritiva, assumindo a forma de levantamento, procurando classificar, explicar e interpretar fatos que ocorrem ao longo do documentário. Este breve estudo visa discutir acerca da concepção de ser educador, na figura de professor, mediante às problemáticas da sala de aula da Educação Básica no ensino público, bem como, sobre o fazer pedagógico nesse contexto de ensino, na mediação entre o modelo educacional tradicional, firme, retratado por Lopez, mas que se torna presente, companheiro e amigo diante dos problemas de cada aluno. Muitas teorias de aprendizagem foram percebidas no documentário, como por exemplo, as competências sugeridas por Perrenoud encontradas na prática do professor Lopez, como organizar e dirigir situações de aprendizagem, envolver os alunos em suas aprendizagens e em seu trabalho, trabalhar em equipe, administrar a progressão das aprendizagens.