RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 88166 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 7447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A monitoria acadêmica visa o processo de ensino-aprendizagem aos discentes por meio de experiência de troca de conhecimentos entre o alunado. A disciplina de Anatomia Humana faz parte do ciclo comum dos cursos da área da saúde, sendo base para o entendimento sobre o corpo, seu funcionamento e adoecimento. O presente estudo se trata de um relato de experiência em monitoria da disciplina de Anatomia dos Sistemas Orgânicos desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada durante o período de pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2021. O programa de monitoria foi desenvolvido de forma remota por meio da plataforma digital Microsoft Teams. Em meio às dificuldades devido ao novo modelo de estudo, acesso à internet, disponibilidade de horário diferente pós-aula, foi possível perceber que um pequeno número de alunos conseguiu participar de todos os encontros da monitoria. Entretanto, os alunos participantes se mostraram motivados, participativos e satisfeitos com as atividades propostas pela monitora tais quais gincana, jogos virtuais e discussões em grupo. Apesar de a disciplina de Anatomia Humana fazer parte do conhecimento de base de todo acadêmico da área saúde, ela é vista por parte dos alunos como uma disciplina complexa, difícil e que o importante é memorizar as estruturas anatômicas. Sendo assim, as atividades de monitoria aliada às aulas da docente, recursos lúdicos, didáticos e com aplicações de casos clínicos, ajudaram a proporcionar mais interesse dos alunos para a disciplina e reduzir as dificuldades relacionadas ao formato do ensino remoto de anatomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID7447_TB290_01072022141305.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_email" => "denisesouzasantos@hotmail" "autor_ies" => "ESTÁCIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 88166 "edicao_id" => 303 "trabalho_id" => 290 "inscrito_id" => 7447 "titulo" => "RELATO DE EXPERIÊNCIA DA MONITORIA ACADÊMICA NA DISCIPLINA DE ANATOMIA DOS SISTEMAS ORGÂNICOS NO PERÍODO DE PANDEMIA DA COVID-19" "resumo" => "A monitoria acadêmica visa o processo de ensino-aprendizagem aos discentes por meio de experiência de troca de conhecimentos entre o alunado. A disciplina de Anatomia Humana faz parte do ciclo comum dos cursos da área da saúde, sendo base para o entendimento sobre o corpo, seu funcionamento e adoecimento. O presente estudo se trata de um relato de experiência em monitoria da disciplina de Anatomia dos Sistemas Orgânicos desenvolvida em uma Instituição de Ensino Superior da rede privada durante o período de pandemia da COVID-19 no primeiro semestre de 2021. O programa de monitoria foi desenvolvido de forma remota por meio da plataforma digital Microsoft Teams. Em meio às dificuldades devido ao novo modelo de estudo, acesso à internet, disponibilidade de horário diferente pós-aula, foi possível perceber que um pequeno número de alunos conseguiu participar de todos os encontros da monitoria. Entretanto, os alunos participantes se mostraram motivados, participativos e satisfeitos com as atividades propostas pela monitora tais quais gincana, jogos virtuais e discussões em grupo. Apesar de a disciplina de Anatomia Humana fazer parte do conhecimento de base de todo acadêmico da área saúde, ela é vista por parte dos alunos como uma disciplina complexa, difícil e que o importante é memorizar as estruturas anatômicas. Sendo assim, as atividades de monitoria aliada às aulas da docente, recursos lúdicos, didáticos e com aplicações de casos clínicos, ajudaram a proporcionar mais interesse dos alunos para a disciplina e reduzir as dificuldades relacionadas ao formato do ensino remoto de anatomia." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 19 - Tecnologias e Educação" "palavra_chave" => ", , , , " "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV174_MD1_ID7447_TB290_01072022141305.pdf" "created_at" => "2022-12-07 15:57:23" "updated_at" => null "ativo" => 1 "autor_nome" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_nome_curto" => "DENISE SOUZA SANTOS" "autor_email" => "denisesouzasantos@hotmail" "autor_ies" => "ESTÁCIO" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao" "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU" "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2022 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022" "edicao_logo" => null "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }