RESUMO O ensino da Zoologia deve utilizar uma abordagem descritiva e histórica. Ao se explicar a diversidade animal utilizando um enfoque evolutivo pode-se trabalhar o assunto de forma científica tornando-o mais interessante e dinâmico. Nesse contexto o planejamento de sequências de ensino de Biologia baseadas em investigação e a adoção de metodologias ativas contribuem com esse propósito. O presente trabalho objetiva apresentar uma proposta para o trabalho de zoologia dos invertebrados enfatizando o parentesco evolutivo entre os grupos de animais. As atividades foram desenvolvidas em grupos de trabalho sendo realizadas com alunos do 2º ano do ensino médio de uma escola pública em Icapuí-Ce. Os dados foram obtidos a partir da observação da realização das atividades. Ao analisar o conhecimento prévio dos alunos sobre os animais percebeu-se que foram citadas características gerais dos animais e do grupo de vertebrados e com relação à classificação dos animais foi enfatizado o habitat e a morfologia. Na abordagem filogenética a maioria dos grupos conseguiu construir hipóteses de homologia e de parentesco a partir da associação dos caracteres apresentados. Foi aplicado no final questionário avaliativo apresentando questões relacionadas ao conteúdo trabalhado onde foi verificado assimilação do conhecimento. Concluiu-se que as atividades propostas foram importantes para estimular o protagonismo dos estudantes na resolução de problemas, aproximando-os da prática científica e no entendimento da importância da classificação dos animais e sua relação com adaptação e evolução para o estudo da diversidade.