Os Institutos Federais (IF) têm finalidades científicas demarcadas desde a sua implementação. Dentre outras coisas, cabe aos IF constituir-se e qualificar-se como centro de excelência e referência na oferta e apoio ao ensino de ciências; desenvolver programas de divulgação científica e tecnológica; realizar e estimular a pesquisa aplicada e o desenvolvimento científico e tecnológico; bem como promover a produção, o desenvolvimento e a transferência de tecnologias sociais, notadamente as voltadas à preservação do meio ambiente. Embora as ações de pesquisa não sejam de responsabilidade exclusiva dos docentes, observa-se que no âmbito do Instituto Federal de Sergipe, Campus Aracaju, a maioria das ações relativas a produção e divulgação de ciência são desenvolvidas por professores. Assim, é objetivo desta comunicação analisar as percepções de docentes do Campus Aracaju sobre a relevância da produção científica e as concepções de divulgação científica para comunidade local. Tal estudo constitui-se como resultado parcial do projeto 111 ANOS DE HISTÓRIA DO IFS/CAMPUS ARACAJU: percepções dos protagonistas contemporâneos sobre o papel social da instituição, desenvolvido no campus Aracaju do Instituto Federal de Sergipe, através do Programa de Iniciação Científica/PIBIC - Ensino Médio, que foi aprovado no Edital Nº. 06/2020/PROPEX/IFS/CNPq. A pesquisa é de natureza qualitativa aportada nas técnicas da História Oral. Os dados analisados foram coletados através de entrevistas semi-estruturadas, realizadas pessoal ou virtualmente, conforme conveniência do entrevistado. Para análise dos dados empregamos a técnica da análise de conteúdo e, em particular, a análise categorial voltada às temáticas. Como resultado preliminar foi constatado que os docentes percebem a ciência como uma estratégia para despertar o pensamento crítico e reflexivo dos estudantes, bem como apresentam as feiras de ciência e mostras tecnológicas como um importante instrumento de divulgação científica.