O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor.