Artigo Anais VIII CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS

Palavra-chaves: , , , , Comunicação Oral (CO) GT 01 - Formação de Professores
"2022-12-07 15:38:02" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 89263
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2503
    "inscrito_id" => 12762
    "titulo" => "A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "64c40c8b722a5_28072023154427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2023-07-28 15:44:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SILVA DE JESUS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "psilvadejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 89263
    "edicao_id" => 303
    "trabalho_id" => 2503
    "inscrito_id" => 12762
    "titulo" => "A LUDICIDADE E A MEDIAÇÃO DA DIDÁTICA LÚDICA: UMA EXPERIÊNCIA FORMATIVA NO ENSINO DE CIÊNCIAS"
    "resumo" => "O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 01 - Formação de Professores"
    "palavra_chave" => ", , , ,"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "64c40c8b722a5_28072023154427.pdf"
    "created_at" => "2022-12-07 15:57:24"
    "updated_at" => "2023-07-28 15:44:27"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "PRISCILA SILVA DE JESUS RAMOS"
    "autor_nome_curto" => "PRISCILA"
    "autor_email" => "psilvadejesus@gmail.com"
    "autor_ies" => null
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "viii-congresso-nacional-de-educacao"
    "edicao_nome" => "Anais VIII CONEDU"
    "edicao_evento" => "Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2022
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2022"
    "edicao_logo" => null
    "edicao_capa" => "6390dd8a0e19e_07122022153802.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2022-12-07 15:38:02"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 07 de dezembro de 2022

Resumo

O presente trabalho é um relato de experiência que ocorreu em uma oficina intitulada Ludicidade e Mediação da Didática Lúdica: Uma experiência formativa no Ensino de Ciências, apresentada no I Simpósio Ciência é 10: Semeando ideias e compartilhando práticas investigativas na Bahia (BA) e em Sergipe (SE), do curso de especialização Latu sensu Ciências é 10, da Universidade Aberta do Brasil (UAB) do Instituto Federal da Bahia (IFBA), ofertados para professores da rede pública do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da área do ensino de Ciências da Natureza. O trabalho tem como objetivo apresentar um relato de experiência de formação docente, por meio de uma oficina pedagógica sobre a ludicidade e mediação da didática lúdica, segundo perspectiva de Luckesi (2014), D’Ávila (2014, 2021). Para desenvolver esse trabalho apresentaremos a introdução contextualizando o tema, objetivos, o percurso metodológico com o contexto do curso de especialização, bem como o referencial teórico discutindo as definições da ludicidade e didática lúdica e, por fim, os resultados com os desdobramentos dos conceitos a partir das concepções dos professores participantes da oficina sobre o tema. Optamos por adotar neste trabalho uma abordagem qualitativa. O percurso metodológico foi desenvolvido a partir de 2 (duas) questões norteadoras aplicadas no Google Forms durante a oficina: O que vocês compreendem sobre a ludicidade? Vocês utilizam a didática lúdica na sua prática em sala de aula? Justifique sua resposta. Percebemos que a oficina viabilizou a reflexão sobre a possibilidade de uma mediação didática lúdica em sala de aula, a partir de propostas que estimulem a criatividade e curiosidades dos alunos. Vale ressaltar que o objetivo não é esgotar as discussões sobre o tema, mas ampliar reflexões sobre a ludicidade e a didática lúdica como um fenômeno capaz de mobilizar a prática do professor.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Comentários

Por que meu comentário não aparece?
  • Priscila Ramos

    Prezados, Bom dia!!! Sou autora desse trabalho e não consta disponível o local para realizar o download do artigo, nem o espelho do artigo que aparece em todos os outros trabalhos. Gentileza verificar.

    09/03/2023 10:01:31

Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.