A Educação de Jovens e Adultos (EJA) desempenha papel fundamental na formação do cidadão brasileiro. Seu histórico é pautado nas transformações políticas do país. O ensino, de forma geral, reflete o momento político, econômico e cultural da sociedade. A cada novo governo, ocorre um surto reformista que atinge principalmente, a educação básica. Tal fato é nitidamente percebido quando se faz uma análise da historiografia educacional ou puramente na educação de jovens e adultos.A EJA também é fortemente influenciada pelas mudanças políticas do país e constitui uma ardilosa tarefa resgatar o seu passado, tendo em vista que essa mesma tem sua estruturação desde a formação do país, há aproximadamente 500 anos, quando os jesuítas catequizavam os índios a fim de atender os interesses da coroa (LOPES e SOUSA, 2005).A educação tornou-se um modo de ascensão social, meritocrático e elitizado. Somente em 1824 que começou a se repensar em educação para todos com a Primeira Constituição do país. As modificações políticas no Brasil influenciaram a criação de várias iniciativas, os quais tiveram que expressar um modelo de aluno da EJA, dentre eles destacamos: A Campanha de Educação de Adultos (1947), o Plano Nacional de Alfabetização (1964), o Movimento Brasileiro de Alfabetização – MOBRAL (1967), a Fundação Educar (1985), ALFASOL (1990), o Brasil Alfabetizado (2000), o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária – PROJOVEM (2005), Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) para a alfabetização de jovens e adultos (2007). O PROJOVEM é considerado um componente estratégico da Política Nacional da Juventude do Governo Federal e foi legalmente instituído pela Lei Nº. 11.129 de 30 de junho de 2005, que possibilita a certificação de conclusão do Ensino Fundamental e Qualificação Profissional em formação inicial, garantindo assim a elevação do grau de escolaridade visando à conclusão do ensino fundamental, qualificação profissional em nível de formação inicial, voltada a estimular a inserção produtiva e cidadã e o desenvolvimento de ações comunitárias com práticas de solidariedade, exercício da cidadania e intervenção social (BRASIL, 2012). Diante disso o presente estudo busca apresentar as dificuldades e sucessos do ensino de Ciências vivenciados no Programa de Inclusão de Jovens e Adultos – PROJOVEM URBANO (Campina Grande - PB), em um comparativo com modalidade de EJA, apresentando algumas concepções percebidas no currículo do programa e nos espaços de planejamento dos educadores.